Mundiais Sub-20: Tudo o que precisas saber!

    As estrelas internacionais a acompanhar

    Masculino

    Anthony Schwartz (USA)

    Disciplina: 100 metros

    PB/SB: 10.09 segundos (+0.9)

    A velocidade norte-americana atravessa grandes dias, mas o futuro continua a prometer mais e mais. Anthony Schwartz tem apenas 17 anos (fará 18 em Setembro), mas isso não impede que já tenha um recorde pessoal dos 100 metros em 10.09 segundos (+0.9)! É o detentor do recorde juvenil a nível mundial (10.15, +2.0), o que permite perceber que os Estados Unidos têm provavelmente mais um diamante nas mãos. Em Tampere parte como favorito, embora existam outros 4 atletas a ter corrido na casa dos 10.1 este ano que podem ser uma série ameaça.

    Armand Duplantis (SWE)

    Disciplina: Salto Com Vara

    PB/SB: 5.93 metros

    Dispensa qualquer tipo de apresentações. Tem sido uma das figuras do Atletismo mundial este ano e dificilmente não o será em Tampere. É detentor de vários recordes europeus e mundiais jovens, sendo o mais significante para aqui o enorme recorde mundial júnior que tem de 5.93 metros. Ele tem as 6 melhores marcas de sempre feitas a nível mundial por juniores e o segundo atleta sub-20 que mais saltou (Maxim Tarasov), ficou-se pelos 5.80 metros, o anterior recorde que durava desde 1989 (depois igualado em 2009).

    Parte como lógico favorito ao Ouro e só um cataclismo o impedirá de bater também o recorde dos campeonatos (5.71 de Germán Chiaraviglio desde 2006). O segundo atleta, em termos de recordes pessoais, em prova saltou um máximo de 5.61 metros…

    Jordan A. Diaz (CUB)

    Disciplina: Triplo Salto

    PB/SB: 17.41 metros

    Sim, a marca que veem acima não está errada e não foi conseguida por nenhum sénior. Jordan Diaz é a nova coqueluche dos saltos cubanos, que possuem uma das melhores escolas (a melhor?) de saltadores do mundo. Todos os anos novos nomes despontam, mas mesmo dentro dessa enorme qualidade cubana, Jordan Diaz é especial.

    Jordan Diaz já foi campeão mundial sub-18 com um enorme recorde!

    Tem apenas 17 anos e, tendo nascido em 2001, ainda poderá fazer mais uns Mundiais Juniores na carreira, embora esses Mundiais sejam em ano de Jogos Olímpicos e, talvez, Jordan já tenha dado esse passo. Para isso quererá vencer aqui em Tampere, como o fez nos Mundiais Sub-18 de Nairobi, na altura com um extraordinário recorde juvenil de 17.30 metros, quando ainda tinha 16 anos. Um ano depois melhorou esse recorde e prepara-se para mais um Ouro mundial. É o único na casa dos 17 metros e tem na mira o recorde dos campeonatos do seu compatriota Lázaro Martínez em 17.13. E, quem sabe, também o recorde mundial sub-20 de Volker Mai que saltou 17.50 metros há 33 anos atrás!

    Christopher Taylor (JAM)

    Disciplina: 400 metros

    PB/SB: 44.88 segundos

    Tem sido uma época em grande para o jovem prodígio jamaicano. Correu o seu melhor pessoal nesta sua prova de eleição, mas tem também dado cartas nos 200 metros (20.35) e nos 100 metros (10.11), onde igualou o recorde sub-20 jamaicano pertencente a Yohan Blake. Os 44.88 segundos também são um recorde nacional nesta distância e marca líder mundial do ano em atletas sub-20. Aliás, Taylor também é o líder mundial júnior nos 200 metros. Felizmente para os adversários, o jamaicano não vem aqui dobrar distâncias. Fará apenas a prova onde se sente mais à vontade, os 400 metros, onde é o claro favorito, apesar de até poder ter a concorrência de um outro jamaicano (Dashawn Morris) que já correu em 45.09 este ano.

    Selemon Barega (ETH)

    Disciplina: 5.000 metros

    PB: 12:55.58

    SB: 13:04.05

    Com um recorde pessoal abaixo dos 13 segundos, Barega já está habituado a ser alvo de atenções em qualquer tipo de prova e não apenas em provas de escalões mais jovens. Ainda na semana o vimos envolvido num episódio polémico com um colega seu etíope num dos mais prestigiados meetings do mundo, em Lausanne, a contar para a Diamond League. Ele foi o vencedor destes Mundiais em Bydgoszcz há dois anos (na altura, com apenas 16 anos…) e no ano passado conquistou o título mundial (dos 3000 metros) nos Mundiais Sub-18 de Nairobi. Já venceu duas etapas da Liga Diamante este ano (Estocolmo e Eugene) e foi medalha de Prata nos Mundiais de Pista Coberta de Birmingham na distância de 3000 metros. Nos 5000, no ano passado já se bateu com os seniores, alcançando um 5º lugar nos Mundiais de Londres! Tudo o que não seja a sua vitória será uma surpresa. Mas em prova estará outro etíope que já correu muito rápido este ano. Telahun Bekele já correu muito próximo (13:04.63) do tempo mais rápido de Barega este ano. Se não tivermos uma prova muito tática, o recorde dos campeonatos (13:08.57 de outro etíope, Abreham Cherkos) pode cair.

    Samuel Tefera (ETH)

    Disciplina: 1500 metros

    PB/SB: 3:31.63

    Mais outro etíope habituado aos grandes palcos, Samuel Tefera chega a Tampere com o estatuto de campeão mundial sénior, neste mesma distância, nos Mundiais Indoor de Birmingham.

    Samuel Tefera já é um campeão mundial!
    Fonte: IAAF

    Na altura, numa prova incrivelmente lenta e tática (3:58.19), provou que sabe correr com qualquer estratégia, deixando mal aqueles que diziam que uma prova mais lenta o prejudicaria, depois de neste mesmo ano ter batido o recorde mundial júnior de pista coberta na distância (3:36.05). É o favorito, mas terá que bater um dos elencos mais fortes destes mundiais. Terá na mesma prova dois rapidíssimos quenianos, Justus Soget e George Manangoi (sim…irmão do campeão mundial da distância!) e ainda a coqueluche norueguesa Jakob Ingebrigtsen! O recorde dos campeonatos de Abdalaati Iguider (3:35.53) é outro que poderá cair na Finlândia.

    Jakob Ingebrigtsen (NOR)

    Disciplina: 1500 metros e 5000 metros

    PB: 3:36.06 / 13:35.84

    SB: 3:36.06 / Sem provas

    Tem apenas 17 anos, mas fará os 18 anos este ano, o que o tornará inelegível para a próxima edição dos Campeonatos, pelo que aposta forte aqui em Tampere para manter as expectativas que há sobre si. Não é o principal favorito em nenhum dos eventos, mas só o facto de participar nas duas distâncias, e com legítimas aspirações a medalhas, já é de louvar. Isso e o sabermos que o mais jovem dos Ingebrigtsen normalmente se transcende quando tem muitos olhos sobre si. Foi assim quando em Maio bateu, em Eugene, o recorde europeu júnior da milha que durava há 39 anos ou quando bateu campeões mundiais (Matt Centrowitz) e medalhas olímpicos olímpicos (Paul Chelimo) sem piedade. Honestamente, bateu-se de igual para igual com o mais velho dos Manangoi, acham que se intimidará com o irmão mais novo? É nos 1500 metros que terá maiores probabilidades de surpreender.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.