Publicidade

O etíope afinal era outro!

Pedro Pires · 5 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

No último fim-de-semana antes do fecho do período de qualificação para os Europeus, em Portugal foi um fim-de-semana de Nacionais de Clubes com direito a qualificações para os Europeus ou melhores marcas europeias do ano (embora, no caso, Pichardo não possa representar Portugal em Glasgow). No entanto, e apesar de muitos Nacionais pela Europa fora, o grande destaque foi a excelente qualidade do meeting de Birmingham – pertencente à IAAF World Indoor Tour – onde estivemos presentes e onde pudemos assistir até a um recorde mundial ao vivo!

Os Portugueses: Nacional de Clubes e Francisco Belo

A vitória do Benfica no Masculino foi ainda mais fácil depois da Vara
Fonte: FPA

A nível nacional, o grande destaque foi o Nacional de Clubes, com as vitórias esperadas do Benfica no masculino e do Sporting no feminino.

Sem surpresas, o SLB venceu o Nacional de Clubes no masculino com 100 pontos, frente a 88 do SCP, na segunda posição, e o JV na terceira posição, com 66.5. No feminino, o SCP venceu com 99 pontos, o SLB ficou com 85 e o JV com 66 pontos. Além de algumas surpresas (800 masculinos e femininos ou os 0 pontos de Edi Maia), destaque para a marca que Ancuiam Lopes fez nos 60 metros Extra (6.72), marca mínima de qualificação para os Europeus de Glasgow, subindo para 11 o contingente português na cidade escocesa.

Sem surpresas, o Sporting vence um título mais do que habitual
Fonte: FPA

Os vencedores das provas do 1° dia da I Divisão de Clubes em Braga:

60m (m): Carlos Nascimento (SCP): 6.69 (SCP)

60m (f): Lorene Bazolo (SCP): 7.30

400m (m): Ricardo dos Santos (SLB): 48.45

400m (f): Cátia Azevedo (SCP): 54.16

1.500m (m): Paulo Rosário (SCP): 3:48.15

1.500m (f): Salomé Afonso (SCP): 4:27.97

Altura (m): Paulo Conceição (SLB): 2.15

Altura (f): Ana Oliveira (GAF): 1.77

Vara (m): Diogo Ferreira (SLB): 5.45

Comprimento (m): Marcos Chuva (SLB): 7.60

Comprimento (f): Evelise Veiga (SCP): 6.15

3.000m Marcha (f): Vitória Oliveira (SCP): 13:28.26

5.000m Marcha (m): João Vieira (SCP): 20:19.15

Extra:

60m Extra (m): Carlos Nascimento (SCP): 6.71

60m Extra (f): Tamiris de Liz (SLB): 7.37

60m barreiras Extra (m): Hélio Vaz (SLB): 8.14

60m barreiras Extra (f): Olimpia Barbosa (SCP): 8.24

Os vencedores das provas do segundo dia:

800 (m): Nuno Pereira (SCP) – 1:53.41

800 (f): Carla Mendes (JV) – 2:08.32

3.000 (m): Rui Pinto (SLB) – 8:16.91

3.000 (f): Dulce Félix (SLB) – 9:13.40

60m com barreiras (m): João Oliveira – 7.84

60m com barreiras (f): Olimpia Barbosa – 8.24

4×400 (m): SLB – 3:12.89

4×400 (f): SCP – 3:48.60

Triplo (m): Pedro Pichardo (SLB) – 17.32m

Triplo (f): Patricia Mamona (SCP) – 14.01m

Vara (f): Leonor Tavares (SCP) – 4.10m

Peso (m): Tsanko Arnaudov (SLB) – 19.36m

Peso (f): Eliana Bandeira (SLB) – 16.42m

Além das provas do Nacional de Clubes, também existiram alguns portugueses a competir lá fora, com o grande destaque a ser a prova de Francisco Belo no Lançamento do Peso, em Istambul, onde lançou o engenho a 20.90 metros. A marca é um novo recorde pessoal absoluto para o atleta do Benfica e coloca-o também como o 6º europeu a lançar mais longe nesta temporada até ao momento, abrindo boas perspetivas para os Europeus que se avizinham.

Meeting de Birmingham – IAAF World Indoor Tour

Antes mesmo da ação começar em Birmingham, já o público enchia as bancadas para um Meeting que apresentava o melhor elenco de toda a IAAF World Indoor Tour, mesmo num fim-de-semana repleto de campeonatos nacionais pela Europa fora. A sede dos Mundiais Indoor de 2018 revelou-se mais uma vez um espaço de eleição para receber eventos do género, e o Bola na Rede, em colaboração com o Planeta do Atletismo, esteve lá e viu tudo de perto!

A primeira presença do Bola na Rede/Planeta do Atletismo em eventos nesta temporada
Fonte: Pedro Pires/Planeta do Atletismo/Bola na Rede

O primeiro grande destaque foi o concurso do Salto com Vara, com três mulheres a passarem os 5.81 metros, algo que apenas havia acontecido por uma vez na história da disciplina em pista coberta. Ninguém passou mais alto do que isso e a vitória acabou por ir para a atleta britânica Holly Bradshaw, com a melhor marca nacional do ano, para gáudio da plateia local.

Depois de eliminatórias rápidas na velocidade, o pavilhão preparava-se para os momentos mais quentes e para a anunciada tentativa de recorde mundial de Yomif Kejelcha nos 1500 metros. Kejelcha pareceu confiante na frente, seguindo a lebre de serviço (o grande Bram Som) e com a companhia do seu compatriota Samuel Tefera, que já havia sido aqui campeão mundial da distância no ano passado. A menos de uma volta do final, percebeu-se que Tefera estava bastante confortável e que iria atacar a vitória, ultrapassando Kejelcha, que ficara sem conseguir reagir. Tefera alcançou a vitória em 3:31.04, um novo recorde mundial da distância em pista coberta que bate o anterior melhor que era da lenda El Guerrouj em 3:31.18, alcançado em 1997, há mais de 22 anos, em Estugarda! Já Kejelcha, terminou em 3:31.58, terceira melhor marca da história da distância apenas atrás de El Guerrouj e… Tefera. É o momento alto desta temporada de pista coberta e que aguça ainda mais o apetite para uma das provas mais excitantes do momento ao ar livre, com nomes como Elijah Manangoi, Timothy Cheruiyot ou Jakob Ingebritgtsen, que prometem uma temporada de altíssimo nível.

Seguiam-se as finais da velocidade, que também mostraram provas de elevado nível, com a vitória nos 60 metros masculinos de Su Bingtian em 6.47 segundos, a melhor marca mundial do ano, sendo o único homem a baixar nesta temporada dos 6.5. Na mesma prova, Reece Prescod correu em 6.53, igualando o seu recorde pessoal, mas o britânico confessou que não irá aos Europeus de Pista coberta para se concentrar numa longa temporada ao ar livre. No feminino, Elaine Thompson bateu difíceis adversárias como Marie-Josée Ta Lou (a Prata nos últimos Mundiais) e Asha Philip (a campeã europeia). Na única prova até ao momento em pista coberta, a jamaicana correu em 7.13, num final muito apertado com as três atletas a chegarem separadas, cada uma por apenas uma centésima.

Para o final estava reservada a prova da Milha feminina, com uma das grandes estrelas britânicas da atualidade, Laura Muir, a vencer em 4:18.74, assumindo a sua candidatura (e o favoritismo) ao título europeu em Glasgow, com uma marca que é um novo recorde nacional britânico, 2ª melhor marca de sempre europeia e 3ª melhor marca mundial da história!

Laura Muir pode vir a ser grande figura de uns Europeus que disputa em casa
Fonte: European Athletics

Como rescaldo, devemos dizer que o meeting esteve mais do que à altura do esperado, com grandes marcas, recordes mundiais, recordes nacionais e várias das melhores prestações da temporada. Tudo isso num pavilhão completamente cheio (mesmo com preços pouco convidativos) e com um público bastante conhecedor da modalidade, a puxar várias vezes pelos atletas (e não apenas os nacionais…) nos momentos certos, catapultando as performances para outros níveis. Num ano em não existe uma competição global em pista coberta, este deverá ficar como o melhor evento do ano englobando atletas de todo o mundo e um belo aperitivo para os Europeus de Glasgow.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: British Athletics

Pedro Pires

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.