O Fim-de-Semana em Análise: Das enormes performances de Sporting e Benfica até Eugene

    Foi mais um daqueles fins-de-semana em que difícil mesmo foi dar atenção a algo mais que não fosse o Atletismo. De Eugene a Birmingham, passando até por outros meetings europeus ou pelos universitários norte-americanos, o Atletismo teve momentos de interesse em praticamente cada hora deste fim-de-semana. Recordes, grandes resultados, grandes marcas, grandes feitos, surpresas, tudo isso iremos abordar neste artigo que pretende revelar o que de mais relevante aconteceu pelo mundo do Atletismo no último fim-de-semana de Maio. 

    1. O Sporting voltou a sagrar-se campeão europeu de clubes no feminino. O Benfica igualou a sua melhor classificação de sempre no masculino. 

    Já por demais falado, não é demais recordar o feito dos clubes portugueses pela capital do Atletismo britânico. Pela cidade inglesa passaram nomes consagrados como Ivet Lalova-Collio, Yasmani Copello, Andrius Gudzius ou Patrícia Mamona e todas as provas apresentaram, pelo menos, emoção a rodos.

    O grande destaque deverá ser mais um título europeu do Sporting que conta neste momento com 19 títulos europeus no Atletismo no seu palmarés, sendo claramente a modalidade mais bem-sucedida no palmarés do clube. Este ano está a ser especialmente bom porque é o terceiro título europeu que o clube conquista, depois das conquistas no Corta-Mato.

    O clube nunca tinha sequer conquistado dois títulos europeus no mesmo ano e por isso percebe-se a relevância de 2018 no palmarés do Atletismo do clube leonino. Em Birmingham, tudo parecia muito complicado no primeiro dia com a desqualificação nas estafetas 4×100, mas um segundo dia, verdadeiramente impressionante e de luxo, levou os leões à revalidação do título. Já o Benfica superou a sua classificação da última edição, fez uma prova de enorme valor e quase que se pode dizer que se não fossem as ausências forçadas e (nalguns casos) inesperadas teria hoje a sua primeira Taça dos Campeões Europeus no museu.

    Entrou para a última prova ainda com esperanças de obter esse título, mas não conseguiu bater os turcos do Enka, um dos grandes favoritos à conquista. O Benfica fica com a certeza de ter uma equipa de elite que poderá muito bem conquistar o troféu num futuro muito próximo, tendo para já igualado a melhor classificação de sempre com o segundo lugar de Birmingham. 

    2. Recordes Nacionais Sub-23

    Foram dois os Recordes Nacionais Sub-23 que caíram neste fim-de-semana e os dois foram alcançados por atletas do Sporting, embora em competições e contextos totalmente diferentes. Evelise Veiga, no Comprimento, tornou-se a segunda atleta da história nacional a saltar mais longe, apenas atrás de Naide Gomes, depois de saltar uma distância de 6.54 metros em Birmingham.

    Evelise Veiga, a segunda melhor portuguesa
    Fonte: Sporting CP

    Evelise já vinha ameaçando uma marca do género e consegue obter o recorde no seu último ano nessa mesma categoria, embora exista a perspetiva de que a atleta, a continuar a evoluir desta forma, possa superar essa marca este ano. Aliás, a atleta certamente quererá isso, de forma a obter os mínimos de qualificação para os Europeus (definidos nos 6.60 metros). O recorde anterior pertencia a Teresa Vaz Carvalho, que havia saltado 6.52 metros quando ainda tinha apenas 19 anos, mantendo-se essa marca como o recorde júnior da disciplina.

    Em Halle, na Alemanha, foi a vez de cair o recorde sub-23 do Disco que durava desde 2004 e que pertencia a Jorge Grave com 57.28 metros. O autor do feito foi Edujose Lima que lançou 57.65 metros e continua na senda de somar recordes, depois de ter conseguido o recorde júnior do disco de 2kg em 2015. Os mínimos do Disco para os Europeus situam-se nos 63.50 metros.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.