O futuro do Atletismo: As Próximas Campeãs

    Khalifa St. Fort (T&T) – 19 anos

    Especialidade: 100/200 Metros

    Fonte: Grenadasports
    Khalifa St. Fort com a estrela Ato Boldon
    Fonte: Grenadasports

    É o úlitmo nome que aqui apresentamos na velocidade mais curta e sem barreiras. Khalifa St. Fort não é uma atleta com um percurso normal. Tendo nascido nos EUA, deu o grande salto na modalidade quando decidiu contactar Ato Boldon, a ex-estrela do atletismo que representou Trinidad & Tobago, país de nascimento da mãe de Khalifa. Ato Boldon acabou por aceder ao pedido e começou a treinar a jovem atleta. Desde então, tem sido a menina dos olhos de ouro do ex-atleta (e hoje conhecido comentador). Tendo travado no passado algumas batalhas (perdidas) com Candace Hill, a evolução de Khalifa tem sido de tal forma impressionante que marcou mesmo presença nos Mundiais de Londres e também já ajudou a estafeta de T&T a bater o recorde nacional das estafetas 4×100. Não é ainda presença habitual em meetings internacionais e a explicação é simples: Boldon é completamente contra o “queimar etapas” em jovens atletas, pelo que essa fase irá chegar naturalmente. Para já, essa evolução tem-se visto de forma gradual e consistente.

    Tiffany James (JAM) – 20 anos

    Especialidade: 400 Metros

    tiffany james
    Fonte: makingofchamps.com

    A velocidade jamaicana parece atravessar uma ligeira crise com a saída de cena de alguns heróis nacionais. No feminino, o aproximar de final de carreira de Veronica Campbell-Brown (já com 35 anos) e a gravidez de Shelly Ann Fraser-Pryce, deixaram Elaine Thompson um pouco sozinha a tentar salvar a honra na velocidade mais curta sem barreiras. Tiffany James pouco poderá ajudar Elaine nessas andanças, mas ao menos poderá dar mais peso à Jamaica nos 400 metros. Recorde-se que na final de Londres, as jamaicanas colocaram 3 atletas na final, mas todas falharam as medalhas! Tiffany James passou por um mau 2017, mas isso faz parte da trajetória natural de qualquer jovem atleta e da difícil transição dos escalões mais jovens para a idade sénior. No ano passado, James sagrou-se campeã mundial júnior na Polónia, um título que a Jamaica nunca tinha conseguido nos 400 metros femininos. Anteriormente já havia alcançado medalhas nos campeonatos mundiais de Sub-18 (Bronze) e Sub-20 (Prata) pelo que tudo indicia um futuro risonho para a atleta caribenha.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.