O Guia para os Europeus de Glasgow

    3.000 metros (m): Jakob Ingebrigtsen irá dobrar distâncias. Em condições normais, não estaríamos a falar de Jakob por aqui. Afinal o seu recorde pessoal de 7:56.74 é mesmo um dos piores em prova e ainda não fez esta distância este ano. Acontece que no ano passado sagrou-se campeão europeu ao ar livre nos 1.500 e…nos 5.000 metros, portanto é difícil não olhar para ele como um dos favoritos. O calendário não parece NADA favorável a dobrar distâncias, com as eliminatórias das duas provas a ocorrem na Sexta de manhã, uma imediatamente a seguir à outra (a final dos 3.000 é sábado e dos 1.500 domingo), mas o norueguês já afirmou que vai a Glasgow para a dupla glória. Além de Filip, também o seu irmão Henrik estará presente nesta prova, que contará ainda com um forte elenco britânico, que inclui Andrew Butchart (o mais rápido este ano entre os inscritos) e Chris O’Hare. Já os espanhóis sofreram duas enormes baixas nas últimas semanas: o campeão de Belgrado, Adel Mechaal, entendeu que não se encontrava nas melhores condições físicas (apesar de…ser o líder europeu!) e Toni Abadia (o 2º mais rápido entre os inscritos) lesionou-se na passada sexta-feira.

    A nossa aposta: Jakob Ingebrigtsen

    3.000 metros (f): Tal como acontece no masculino, também aqui Laura Muir (GBR) irá dobrar distâncias e tentar o duplo Ouro em casa. Mais habituada a situações do género – no ano passado fez o mesmo em Birmingham –, a atleta não tem que passar por eliminatórias de 3.000 metros, pois existem menos atletas em prova que na prova masculina, o que dita uma final direta. Ainda assim na primeira noite do evento, correrá a qualificação dos 1.500 e a final dos 3.000, o que pode não ser uma tarefa fácil, com duas horas de diferença entre provas. Tem a vantagem da sua maior rival, Konstanze Klosterhalfen (GER), estar exatamente na mesma condição, dobrando distâncias, sendo que a jovem alemã tem, até ao momento, por larga margem, a melhor marca mundial do ano. A ausência de Sifan Hassan em ambas as distâncias sente-se, mas a atleta decidiu priorizar os Mundiais de Corta-Mato que decorrem no final do mês. A luta pela outra medalha deverá ser muito em aberto, com várias atletas com legítimas aspirações, incluindo as britânicas Melissa Courtney e Eilish McColgan (Bronze em Belgrado, Prata em Berlim nos 5.000). Do lado alemão também não é apenas Klosterhalfen que está em grande forma e outra jovem, Alina Reh (GER), também pode entrar num pódio que pode pertencer todo a estas duas nações.

    A nossa aposta: Laura Muir (GBR)

    Correndo em casa, Laura Muir tem sido a cara dos Europeus de Glasgow
    Fonte: European Athletics

    60 metros com barreiras (m): O campeão mundial e europeu, Andy Pozzi (GBR), estará por Glasgow, incluído surpreendentemente na lista britânica depois de pouco ter competido nesta temporada, por lesão. Não parece que a sua forma atual seja o suficiente para repetir o título de Belgrado e isso pode abrir portas a quem foi Ouro em Praga, Prata em Belgrado e viria a vencer ao ar livre (110 com barreiras) em Berlim, Pascal Martinot-Lagarde (FRA). Já correu em 7.52 nesta temporada, tal como Milan Trajkovic (CYP), outro candidato às medalhas nestes campeonatos. Um outro atleta que deve entrar na disputa é Aurel Manga (FRA), que foi Bronze nos Mundiais de Birmingham do ano passado, mas o grande favorito parece ser Orlando Ortega (ESP). O espanhol, que foi Prata olímpico (nos 110m barreiras) no Rio, não tem qualquer medalha em pista coberta, mas é o líder europeu do ano e não deverá desperdiçar a oportunidade de conquistar o Ouro em Glasgow.

    A nossa aposta: Orlando Ortega (ESP)

    60 metros com barreiras (f): Um incrível número de 8 atletas já baixaram dos 8 segundos nesta temporada, o que fará desta uma das provas com o nível mais elevado em Glasgow. Todos os grandes nomes europeus estarão presentes, incluindo o pódio de Belgrado e Berlim (ar livre, distância de 100 metros). Pamela Dutkiewicz (GER) é a líder europeia (7.89) e pode ter algum favoritismo, embora a sua compatriota Cindy Roleder (GER) esteja bem próxima (7.91) e seja a atual campeã em título. Da Bielorrússia, Alina Talay (BLR) parece recuperada da lesão e terá ao seu lado a jovem compatriota, campeã europeia ao ar livre, Elvira Herman (BLR). Nadine Visser (NED) foi Bronze nos Mundiais de Birmingham e também é um nome a ter em conta. Como outsider poderemos ter a jovem de 20 anos polaca, Klaudia Siciarz, que baixou dos 8 segundos em Torun, nos Nacionais.

    A nossa aposta: Pamela Dutkiewicz (GER)

    4×400 (m): Em Birmingham, os polacos surpreenderam o mundo ao bater os favoritos norte-americanos e com um novo recorde mundial. 3 dos 4 elementos que correram essa final estarão em Glasgow, então poderemos contar com um sério ataque ao Ouro, depois de já terem vencido este Ouro há dois anos. Enfrentarão, no entanto, uma dura concorrência belga. Os belgas trazem uma equipa similar à que correu para o Bronze nos Mundiais Indoor de Birmingham, mas também que viria a correr para o Ouro ao ar livre em Berlim. Os irmãos Borlée e Jonathan Sacoor prepararam de tal forma esta prova, que nem sequer estarão presentes em qualquer prova individual e irão a Glasgow só para as estafetas! Britânicos e espanhóis serão também candidatos aos lugares do pódio.

    A nossa aposta: Bélgica

    4×400 (f): O domínio da Polónia nos últimos anos tem sido tão grande que é difícil pensar em qualquer outro desfecho para esta prova. Campeãs ao ar livre e em pista coberta, medalhadas de Prata a nível mundial e, habitualmente, com vantagens confortáveis para quem vem atrás. Com uma equipa composta por várias integrantes dessas prévias finais, as polacas terão como principais concorrentes uma forte equipa britânica, que junta Laviai Nielsen (que incrivelmente falhou a qualificação individual) aos nomes presentes nos 400 metros. Para o terceiro lugar deverá ser uma luta mais aberta do que o habitual, pois a França não traz uma seleção tão forte quanto habitualmente e poderemos ter equipas como a Suíça a entrar em posição de medalha.

    A nossa aposta: Polónia

    Salto em Altura (m): O regresso ao mais alto nível de Gianmarco Tamberi (ITA) é um enorme motivo de interesse e uma bela notícia para o Atletismo. O italiano é mesmo o líder europeu do ano (2.32m) e pode sair de Glasgow com o Ouro, ele que, curiosamente, nunca venceu continentalmente em pista coberta, mas que já conquistou o Ouro em Mundiais! Numa prova bastante em aberto – verdade seja dita que o nível não tem sido excecional na Europa – qualquer cenário pode ser esperado, sendo que o campeão de há dois anos está cá – Sylwester Bednarek (POL) – assim como o campeão ao ar livre, Mateusz Przybylko (GER). O ucraniano Andrii Protsenko poderá também ter uma palavra a dizer.

    A nossa aposta: Gianmarco Tamberi (ITA)

    Salto em Altura (f): Depois do regresso da ausência forçada (castigo aos russos) de Mariya Lasitskene (RUS), não é, de todo, inteligente apostar contra a russa, que tem dominado por completo a disciplina a nível mundial (líder com 2.02m). Lasitskene parece jogar num campeonato completamente diferente e provavelmente terminará a última noite dos campeonatos sozinha a tentar bater algum recorde. Ainda assim, o nível tem estado elevado na disciplina e outras 6 atletas já saltaram a, pelo menos, 1.97 metros este ano. Yuliya Levchenko (UKR) já passou dos 2 metros e poderá ser a maior ameaça à russa, sendo que a sua compatriota Kateryna Tabashnyk (UKR) é outra forte candidata. A campeã de 2017 (a lituana Airinė Palšytė) terá uma palavra a dizer, bem como a jovem britânica Morgan Lake, que há poucos dias igualou o recorde nacional indoor de 1.97 metros. Por último, atenção às italianas! Nenhuma delas ainda saltou muito este ano, mas Alessia Trost foi Bronze nos Mundiais de Birimingham do ano passado e Elena Vallortigara foi uma das maiores surpresas ao ar livre da temporada passada, chegando aos 2.02 metros em Londres.

    A nossa aposta: Mariya Lasitskene (RUS)

    Salto com Vara (m): Ainda que com fortes ausências, pode ser o evento de saltos masculinos com o nível mais elevado a nível de marca vencedora, muito graças à presença do atual líder mundial, Piotr Lisek (POL), que já saltou em 5.93 metros este ano. O polaco é o atual campeão europeu e foi Bronze em Birmingham, entrando em Glasgow como o claro favorito, face às ausências de Lavillenie (lesionado) e Duplantis (a meio da época universitária). As maiores ameaças a Lisek poderão vir dos mesmos medalhados de há dois anos, que incluem o seu compatriota Paweł Wojciechowski (Bronze em Belgrado) e o grego Konstadinos Filippidis (Prata em Belgrado). Outro grego, o jovem Emmanouíl Karalís pode entrar na luta das medalhas, assim como o sueco Svärd Jacobsson (o 2º este ano, entre os presentes).

    A nossa aposta: Piotr Lisek (POL)

    Salto com Vara (f): A campeã europeia em pista coberta e ao ar livre, a grega Katerina Stefanidi, parece estar longe da sua melhor forma (4.74m), encontrando-se a 17 centímetros da líder europeia! Ainda assim, nunca é bom excluir Stefanidi à partida, pois já sabemos como ela gosta de se agigantar em grandes competições. Terá, em Glasgow, que bater aquela que é a mulher que mais saltou nesta temporada em todo o mundo, a russa Anzhelika Sidorova. Sidorova, que foi a campeã há 4 anos em Praga, alcançou a Prata nos Mundiais de Birmingham e parece em grande forma ao já ter ultrapassado os 4.91 metros. Não podemos retirar da luta das medalhas duas atletas que mostraram grande forma no meeting de Birmingham na semana passada, saltando ambas a 4.81 metros: a britânica, ex-campeã, Holly Bradshaw e a experiente grega Nikoléta Kiriakopoúlou. A sueca Angelica Bengtsson alcançou um grande recorde pessoal (e nacional) no passado fim-de-semana em França (também a 4.81m) e chegará motivada.

    A nossa aposta: Anzhelika Sidorova (RUS)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Conceição assina em definitivo pelo FC Porto

    Francisco Conceição vai continuar no FC Porto a título...

    PSG vai avançar por Bernardo Silva

    Bernardo Silva pode sair do Manchester City nesta próxima...

    Arne Slot interessado em juntar-se ao Liverpool e ganha força

    Arne Alot está interessado em rumar ao Liverpool. O...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.