📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O significado dos 19.65 metros de Auriol Dongmo | Atletismo

- Advertisement -

Uma bomba. Um tiro. Uma pedrada. A designação fica ao vosso critério, mas o lançamento da portuguesa Auriol Dongmo no Peso, em Karlsruhe, veio confirmar que ela alterou, por completo, o panorama da disciplina em Portugal. Um recorde nacional já não é uma novidade para a atleta, mas está agora num patamar de elite mundial, com o qual talvez poucos contassem quando cá chegou.

Quem é Auriol? Por onde andava? Como tem evoluído?

Nascida nos Camarões há 30 anos, a atleta chegou a Portugal em 2017. A naturalização chegou em outubro de 2019, mas só em junho de 2020 foi autorizada pela World Athletics a representar Portugal.

Não se pense, no entanto, que foi um daqueles casos de recrutamento, onde os clubes pescam no estrangeiro, importando os atletas. A atleta tinha um convite para treinar em França, no entanto, queria vir para Portugal por ser o país de Nossa Senhora de Fátima (!), da qual é devota. Criou uma página do Facebook e contactou diretamente o Sporting, perguntando se precisavam de lançadoras de peso e assim se fez uma das contratações mais importantes dos últimos anos no clube leonino! Seguiu a recomendação de um amigo que lhe havia sugerido o treinador Paulo Reis e estabeleceu-se em Leiria. Quando chegou, já era a melhor africana, com dois títulos continentais, mas muito longe do que hoje é.

A atleta representa o Sporting nas competições de clubes
Fonte: Sporting CP

Chegou a Portugal com um melhor pessoal de 17.92 metros. Melhorou para 18.37 no Rio de Janeiro em 2017. Igualou a marca no Pombal, em fevereiro do ano passado, no que era um novo melhor pessoal indoor. Mas foi ao ar livre onde voltou a mostrar todo o seu potencial. Os 19 metros chegaram logo em Junho, em Leiria (19.27!) e cresceram para 19.53 metros nos Campeonatos de Portugal, no que é, ainda, o seu melhor (e melhor nacional) ao ar livre.

2021 chegou e Auriol lançou a 19.65 metros, em pista coberta, em Karlsruhe. Para os menos entendidos: um metro e 73 centímetros no Peso fazem uma ENORME diferença. Parece que Paulo Reis sabe extrair o melhor de Auriol, elogiando várias vezes a ética de trabalho e os valores humanos da atleta. Até onde poderão ambos ir?

Foto de capa: World Athletics

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica lamenta morte de líder dos Diabos Vermelhos: «Uma marca indelével na história do apoio ao Benfica»

Sérgio Caetano, líder dos Diabos Vermelhos, faleceu. O Benfica já reagiu à morte num comunicado oficial.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Não gosto de jogar a cinco»

José Mourinho analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira responde ao Bola na Rede: «Aos 20 minutos o Samuel Soares mandou fechar. Isso é mérito ao que foi o Atlético»

Pedro D'Oliveira analisou o duelo entre o Atlético e o Benfica da Taça de Portugal. Águias venceram por 2-0 e seguem em frente.

Pedro D’Oliveira: «Na segunda-parte, quando faltaram pernas, não faltou coragem»

Pedro D’Oliveira analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.