Os melhores do ano no Atletismo – A força da experiência

    Kipchoge foi a figura do ano no Masculino

    O recorde mundial de Kipchoge em Berlim marca 2018
    Fonte: IAAF

    Comecemos pelo prémio de Atleta do Ano Masculino. Entre a lista final de 5 atletas constavam o queniano Eliud Kipchoge, o francês Kevin Mayer, o qatari Abderrahman Samba, o norte-americano Christian Coleman e o sueco Armand Duplantis. Uma lista recheada de muito talento e de estrelas, todas elas com potencial de arrecadar o prémio já nesta edição ou em edições futuras. Kipchoge na Maratona e Mayer no Decatlo obtiveram os seus recordes mundiais já numa fase tardia da temporada, num dos melhores fins-de-semana da história do Atletismo. Abderrahman Samba teve uma época praticamente perfeita nos 400 metros com barreiras (imbatível, incluindo o tempo mais rápido desde 1992, 2ª marca de sempre). Christian Coleman também começou a época com um recorde mundial (o dos 60 metros em pista coberta), foi campeão mundial indoor e o líder mundial nos 100 metros. Por fim, Armand Duplantis foi campeão mundial júnior, campeão europeu sénior e bateu por 8 vezes o recorde mundial júnior no Salto Com Vara.

    A nível de idades também se podia perceber a variedade existente, sendo que Kipchoge era o mais velho a votação (34 anos) e Duplantis o mais novo (19 anos). Pelo meio, Kevin Mayer (26 anos) Samba (23 anos), Christian Coleman (22 anos) também com muito para ainda dar ao desporto. A nível de variedade de disciplinas, notou-se em 2018 uma ausência dos lançamentos, embora o nível tenha sido bastante elevado. Mas a verdade é que nenhum dos 5 nomes a votação final pareceu “fora de água” e talvez tenha sido o conjunto mais justo mesmo.

    No final, a vitória acabou por sorrir ao mais experiente, um muito merecido prémio para Eliud Kipchoge, que teve uma temporada de luxo, vencendo a Maratona de Londres e também vencendo em Berlim, com o recorde mundial da Maratona, a maior evolução do recorde desde 1967. Apesar da lista bastante homogénea a nível de qualidade, Kipchoge foi o único que nunca falhou em 2018, superando todos os desafios com mestria – Samba também o fez, mas não com recorde mundial!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.