Portugal nos Mundiais de Pista Coberta: quem vai e o que podemos esperar

    Cátia Azevedo (400 metros) – 23 anos
    Melhor Marca do Ano: 53,13 (Pombal, 17/02/18)
    Melhor Pessoal Indoor: 53,13 (Pombal, 17/02/18)

    A prova de Cátia Azevedo que lhe deu o recorde indoor e a qualificação para os Mundiais

    A atleta de Oliveira de Azeméis já conseguiu alguns importantes feitos na sua carreira. É a recordista nacional dos 400 metros ao ar livre e já marcou presença nos Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus ao ar livre. No entanto, nunca escondeu a sua dificuldade em correr os 400 indoor e foi com um misto de surpresa e enorme alegria que assistimos ao seu apuramento para os Mundiais de Pista Coberta, no último suspiro possível: nos Nacionais de Clubes a um dia do limite para a obtenção de marcas para estes Campeonatos! Correu em 53,13 – novo recorde pessoal em pista coberta – e estará em Birmingham para crescer, aproveitando uma nova experiência e, quem sabe, alcançar um novo recorde pessoal – afinal encontrará uma pista e um elenco mais rápido do que aquilo a que está habituada entre portas. Há ainda o bónus de saber que ao ter começado desta forma a temporada indoor, as expectativas para a temporada ao ar livre são ainda mais elevadas.
    Calendário:
    02/03 (12h10) – 1ª ronda dos 400 metros
    02/03 (20h32) – Semi-Finais dos 400 metros (*)
    03/03 (20h05) – Final dos 400 metros (*)

    Lecabela Quaresma (Pentatlo)
    Melhor Prova do Ano: 4320 (Madrid, 28/01/18)
    Melhor Pentatlo Indoor: 4473 (Bordéus, 19/02/17)

    Com barreiras, Lecabela também correrá nos Mundiais, embora numa distância mais curta – 60 metros.

    Foi uma convocação surpreendente mas recebida com muito agrado. Já depois de confirmação a selecção portuguesa, Lecabela foi convidada pela IAAF para a competição do Pentatlo, depois de confirmadas algumas ausências. Não se pense, ainda assim, que Lecabela Quaresma irá fazer figura de corpo presente. No ano passado, foi 7ª nos Europeus Indoor e depois até marcou presença no Heptatlo nos Mundiais ao ar livre em Londres, pelo que os ares ingleses não serão novidade para si. Se repetir os níveis que alcançou na temporada passada, mais não podemos exigir.
    Calendário:
    02/02 – As competições do Pentatlo decorrerão ao longo de todo o dia do evento.

    Estafeta 4×400 Feminina (Cátia Azevedo, Dorothe Évora, Filipa Martins e Rivinilda Mentai)
    Todas detêm recordes pessoais nos 400m indoor abaixo dos 55 segundos, à excepção de Filipa Martins, que ainda assim o tem ao ar livre e está a correr o seu melhor de sempre em pista coberta. Como tal espera-se uma prova forte das atletas portuguesas, com a certeza que irão viver as emoções únicas de uma corrida de estafetas em grandes campeonatos. Não podemos exigir medalhas, mas já é uma honra ver a nossa estafeta representada ao mais alto nível e isso deve-se aos feitos que esta geração tem alcançado. Com uma média de idades pouco acima dos 24 anos, será uma aprendizagem importante para todas elas e sobretudo um sinal que temos futuro por aqui. E nunca esquecer: não há estafetas sem surpresas!
    03/03 (13h05) – 1ª ronda dos 4×400 metros
    04/03 (16h30) – Final dos 4×400 metros (*)

    * Pendente de Apuramento

    Foto de Capa: FP Atletismo

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.