📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Recordes para todos os gostos

- Advertisement -

Maratona de Berlim (2/2) – Pela primeira vez na história, 3 mulheres abaixo de 2:19

A prova feminina, apesar de não ter tido ataque ao recorde mundial, também teve direito a recordes e a história. Na verdade, as três mulheres que terminaram na frente bateram a marca que era a anterior melhor marca da Maratona de Berlim e que durava desde 2005! Todas elas correram em terrenos de duas horas e 18 minutos, algo que acontece pela primeira vez na história de qualquer Maratona feminina. Em relação ao andamento, até meio da prova, Tirunesh Dibaba dominava, como era expectável, tendo passado à Meia num belo tempo de 69:03, embora o grupo da frente (que na altura era ainda de cinco) tenha passado essa distância bastante junto. Antes dos 25 km, a queniana Gladys Cherono assumiu o controlo, procurando repetir o título da temporada passada. Após os 30 km, conseguiu distanciar-se de Ruti Aga (EHT) e fez os últimos quilómetros da prova sozinha, disparando para mais uma vitória em Berlim.

As três medalhadas abaixo de 1:19 pela primeira vez na história da Maratona!
Fonte: Berlin Marathon 2018

No final, Cherono terminou em 2:18:11, uma marca que é o novo recorde desta Maratona e também um novo recorde pessoal para a atleta queniana de 35 anos. Com a marca, a atleta subiu a segunda queniana mais rápida de sempre e quarta a nível mundial, apenas atrás dos “monstros” Paula Radcliffe, Mary Keitany e Tirunesh Dibaba! No segundo lugar, ficou a etíope de apenas 24 anos, Ruti Aga, não só cumprindo o objetivo de baixar pela primeira vez dos 2:20, mas fazendo-o em grande estilo, com um tempo de 2:18:34, sendo já a 2ª etíope mais rápida da história. No terceiro lugar, ficou a favorita Tirunesh Dibaba, a etíope que é provavelmente a melhor fundista da história e que ainda conseguiu recuperar perto do final, terminando em 2:18:55, tornando-se na segunda mulher da história a conseguir fazer 3 Maratonas abaixo dos 2:19 (apenas Radcliffe o fez e foram 4 vezes).

Do lado português, no quadro de elite, tínhamos 3 representantes em prova. Para Catarina Ribeiro e Inês Monteiro as coisas não correram tão bem quanto o esperado: ambas as atletas não terminaram a prova, abandonando já depois da metade da prova. Já Carla Salomé Rocha foi mais uma vez enorme! No ano passado, havia-se estreado na distância com a grande marca de 2:27:08 em Praga, mais tarde correu no Porto, e este ano foi a Berlim, não só melhorar a sua marca pessoal, como melhorando de forma clara para 2:25:27, um tempo que a coloca como a sétima portuguesa mais rápida da história da distância! E fê-lo com splits negativos (1:13:41/1:11.46). A portuguesa foi a melhor europeia entre as presentes, terminando a prova na 8ª posição.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes critica debate contra Rui Costa: «O formato não ajudou. Espero que o próximo debate ajude a esclarecer, que deixemos de discutir...

João Noronha Lopes não gostou do formato do seu primeiro debate frente a Rui Costa, relativo à segunda volta das eleições do Benfica.

João Noronha Lopes ao ataque: «Ontem ouvi falar de baboseiras, baboseira é não defender o interesse do Benfica»

João Noronha Lopes fez mais um forte ataque à direção do Benfica, além de criticar a arbitragem do Sporting x Alverca.

Gonçalo Ramos salta do banco para dar a vitória ao PSG frente ao Nice mesmo no apito final do jogo

O PSG recebeu o Nice durante a tarde deste sábado. O jogo da décima primeira ornada terminou com uma vitória por 1-0.

Viktor Gyokeres regressou aos golos, mas saiu lesionado e está em dúvida no Arsenal: «Sentiu um problema muscular»

Viktor Gyokeres marcou o golo inaugural na vitória do Arsenal diante do Burnley. Avançado foi substituído ao intervalo por lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Amad Diallo dá a cara depois do empate do Manchester United: «Acreditamos no treinador e no sistema»

Amad Diallo reagiu ao regresso dos red devils aos desaires. O Manchester United empatou por 2-2 em casa do Nottingham Forest.

Caldas empata em casa da Académica e segura liderança provisória, Braga B vence Fafe: eis os resultados do dia na Liga 3

O Caldas empatou com a Académica na nona jornada da Liga 3. Emblema do Oeste segura provisoriamente a liderança da Série B.

Famalicão vence Nacional da Madeira e sobe provisoriamente ao top 5 da Primeira Liga

O Famalicão foi à Choupana vencer o Nacional da Madeira por uma bola a zero, em jogo da décima jornada da Primeira Liga.