Recordes para todos os gostos

Maratona de Berlim (2/2) – Pela primeira vez na história, 3 mulheres abaixo de 2:19

A prova feminina, apesar de não ter tido ataque ao recorde mundial, também teve direito a recordes e a história. Na verdade, as três mulheres que terminaram na frente bateram a marca que era a anterior melhor marca da Maratona de Berlim e que durava desde 2005! Todas elas correram em terrenos de duas horas e 18 minutos, algo que acontece pela primeira vez na história de qualquer Maratona feminina. Em relação ao andamento, até meio da prova, Tirunesh Dibaba dominava, como era expectável, tendo passado à Meia num belo tempo de 69:03, embora o grupo da frente (que na altura era ainda de cinco) tenha passado essa distância bastante junto. Antes dos 25 km, a queniana Gladys Cherono assumiu o controlo, procurando repetir o título da temporada passada. Após os 30 km, conseguiu distanciar-se de Ruti Aga (EHT) e fez os últimos quilómetros da prova sozinha, disparando para mais uma vitória em Berlim.

As três medalhadas abaixo de 1:19 pela primeira vez na história da Maratona!
Fonte: Berlin Marathon 2018

No final, Cherono terminou em 2:18:11, uma marca que é o novo recorde desta Maratona e também um novo recorde pessoal para a atleta queniana de 35 anos. Com a marca, a atleta subiu a segunda queniana mais rápida de sempre e quarta a nível mundial, apenas atrás dos “monstros” Paula Radcliffe, Mary Keitany e Tirunesh Dibaba! No segundo lugar, ficou a etíope de apenas 24 anos, Ruti Aga, não só cumprindo o objetivo de baixar pela primeira vez dos 2:20, mas fazendo-o em grande estilo, com um tempo de 2:18:34, sendo já a 2ª etíope mais rápida da história. No terceiro lugar, ficou a favorita Tirunesh Dibaba, a etíope que é provavelmente a melhor fundista da história e que ainda conseguiu recuperar perto do final, terminando em 2:18:55, tornando-se na segunda mulher da história a conseguir fazer 3 Maratonas abaixo dos 2:19 (apenas Radcliffe o fez e foram 4 vezes).

Do lado português, no quadro de elite, tínhamos 3 representantes em prova. Para Catarina Ribeiro e Inês Monteiro as coisas não correram tão bem quanto o esperado: ambas as atletas não terminaram a prova, abandonando já depois da metade da prova. Já Carla Salomé Rocha foi mais uma vez enorme! No ano passado, havia-se estreado na distância com a grande marca de 2:27:08 em Praga, mais tarde correu no Porto, e este ano foi a Berlim, não só melhorar a sua marca pessoal, como melhorando de forma clara para 2:25:27, um tempo que a coloca como a sétima portuguesa mais rápida da história da distância! E fê-lo com splits negativos (1:13:41/1:11.46). A portuguesa foi a melhor europeia entre as presentes, terminando a prova na 8ª posição.

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

PUB

Mais Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.