Recordes para todos os gostos

    Decastar – Kevin Mayer redime-se ao tornar-se estratosférico

    O primeiro homem a passar a barreira dos 9100 pontos
    Fonte: IAAF

    Em França, em Talence, decorreu neste fim-de-semana o mítico Decastar, um dos eventos com mais história no mundo dedicado às Provas Combinadas. As atenções estavam todas centradas na estrela local, Kevin Mayer, que é o campeão mundial ao ar livre e em pista coberta (no Heptatlo deste ano em Birmingham), mas que havia falhado em Berlim ao abandonar após três nulos no Comprimento. No primeiro dia, as indicações que Mayer deixara não podiam ser melhores! Havia começado por bater o seu recorde pessoal nos 100 metros (10.55) e no Salto em Comprimento (7.80 metros), obtendo também excelentes resultados no Peso (16.00m), na Altura (2.05m) e nos 400 metros (48.42), fechando o dia com 4563 pontos. Estava em ritmo de recorde mundial, embora as expetativas mais calculistas nos dissessem que só um segundo dia de luxo lhe poderia fazer bater a enorme marca do norte-americano Ashton Eaton, de 9.045 pontos, alcançada nos Mundiais de Pequim em 2015.

    Acontece que o segundo dia foi mesmo do outro mundo! Começou a manhã com 13.75 nas barreiras e 50.54m no Disco e no período da tarde fez 5.45 metros na Vara (o seu melhor em competições ao ar livre) e um grande recorde pessoal de 71.90 metros no Dardo. Faltava apenas uma prova e parecia não haver volta a dar: Mayer caminhava mesmo para o recorde mundial! No final da sua penúltima prova, o próprio francês confessou que se falhasse esse objetivo, merecia ser castigado fisicamente pelo público presente no recinto! Entrou para os 1500 metros à vontade e, sem arriscar muito, correu em 4:36, tornando-se o novo recordista mundial do Decatlo com 9.126 pontos, sendo o primeiro homem da história a passar a mítica barreira dos 9.100 e o terceiro a passar os 9.000, pulverizando a anterior marca de Eaton em por 81 pontos!

    O anterior recordista, Ashton Eaton, reagiu nas redes sociais demonstrando grande desportivismo e felicitando Kevin Mayer, ao mesmo tempo que respondeu de forma enigmática quando questionado se pretendia regressar para “recuperar” o seu lugar como número um. Cenas dos próximos capítulos! Para já, o mundo é de Kevin Mayer.

    Foto de Capa: Abbott World Marathon Majors

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.