Sonho do Olimpo #4: O primeiro ouro feminino que salvou a pátria

- Advertisement -

Até Tóquio, caro leitor, prepare-se para uma maratona de artigos sobre a competição mais aguardada no mundo eclético do desporto. Este «Sonho do Olimpo» viaja até Seul, onde a bandeira portuguesa subiu ao topo e o hino lusitano tocou para milhões de pessoas. Uma corrida ao ouro, que acabou – à semelhança dos jogos de 1984 – por ser conquistada no asfalto, desta feita, em terreno sul coreano. Rosa Mota foi a salvadora da pátria, fez história no mundo feminino do desporto português, e hasteou bem alto a bandeira de Portugal.

Neste artigo fazemos ainda uma viagem até ao processo de candidatura da cidade de Seul, abordamos os aspetos económicos, as «famosas» controvérsias, os boicotes e ainda sublinhamos uma tragédia que marcou o projeto olímpico da Coreia do Sul.

Siga nesta corrida connosco!

                                                                                                         Foto de capa: FPA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Oliveira foi alvo de queixa e pede desculpa: «Lamento o ato irrefletido»

Gonçalo Oliveira deve ser alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da FPF.

Besiktas soma nova vitória para a Taça da Turquia

O Besiktas recebeu e venceu o Keciorengucu por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Taça da Turquia.

Benfica: Já é conhecida a lesão de Richard Ríos

O Benfica anunciou durante esta quinta-feira que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito

Benfica confirma que João Veloso foi operado

O Benfica informou através de uma nota que João Veloso foi alvo de uma cirurgia durante a última quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: já há data para o regresso de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande regressou ao Sporting lesionado, proveniente da CAN. Apesar disso, não se trata de nada de muito grave.

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.