Sonho do Olimpo #4: O primeiro ouro feminino que salvou a pátria

- Advertisement -

Até Tóquio, caro leitor, prepare-se para uma maratona de artigos sobre a competição mais aguardada no mundo eclético do desporto. Este «Sonho do Olimpo» viaja até Seul, onde a bandeira portuguesa subiu ao topo e o hino lusitano tocou para milhões de pessoas. Uma corrida ao ouro, que acabou – à semelhança dos jogos de 1984 – por ser conquistada no asfalto, desta feita, em terreno sul coreano. Rosa Mota foi a salvadora da pátria, fez história no mundo feminino do desporto português, e hasteou bem alto a bandeira de Portugal.

Neste artigo fazemos ainda uma viagem até ao processo de candidatura da cidade de Seul, abordamos os aspetos económicos, as «famosas» controvérsias, os boicotes e ainda sublinhamos uma tragédia que marcou o projeto olímpico da Coreia do Sul.

Siga nesta corrida connosco!

                                                                                                         Foto de capa: FPA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City quer ex-Benfica para suceder a Rodri

O Manchester City quer contratar Enzo Fernández para o lugar de Rodri, que pode estar a caminho do Barcelona.

Desentendimento em campo: Vídeo capta troca de palavras azedas entre Jhon Durán e Alexander Bah

Após uma falta cometida por Jhon Durán, Alexander Bah comentou a ação do colombiano, iniciando um desentendimento que teve de ser terminado por colegas de equipa.

Para afetar o futuro de Rafael Leão? Galatasaray ataca avançado do Arsenal

O Galatasaray iniciou conversações para garantir Gabriel Martinelli, extremo que pertence aos quadros do Arsenal.

Famalicão arranca a temporada esta sexta-feira: minhotos com novo patrão na defesa

O Famalicão arranca esta temporada contra o Estoril Praia, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim aponta alto com o AC Milan: «Não posso vir para aqui dizer que não podemos ou não queremos vencer a Serie A»

Ruben Amorim que os objetivos do AC Milan para esta temporada passam pelas conquistas da Serie A e da Europa League.

A arte de dominar sem esmagar | Braga 1-0 Dínamo Minsk

A margem mínima de 1-0 ficou longe de traduzir a disparidade de argumentos entre as duas equipas e a hegemonia absoluta que o Braga impôs do início ao fim.

Braga entra na corrida com o Manchester City por médio do Barcelona

Tommy Marqués pode trocar o Barcelona por outro clube neste mercado. O Braga está na corrida pelo médio espanhol.