Sonho do Olimpo #4: O primeiro ouro feminino que salvou a pátria

A MODALIDADE: TÉNIS

- Advertisement -

Das batidas cardíacas, vamos para as batidas na raquete, e do asfalto, «corremos» para o court. Assim fazemos a transição para uma das modalidades mais visionadas por todo o mundo, que também escreveu história em Seul.

O ténis, antes de mais, como a maioria das modalidades, sofreu inúmeras mutações até chegar ao estado atual. Começou no Egipto – sem raquetes e apenas com o uso de mãos de forma a praticar a modalidade – e mais tarde, na Europa do Sul, em Itália e França, a versão mais semelhante à moderna apareceu. Depois, foi em Inglaterra que a modalidade ganhou vida, com a criação de Wimbledon em 1877 – o torneio mais prestigiado do mundo.

Foi, contudo, nas Olimpíadas de 1986 que o ténis se mostrou ao mundo. Na cidade de Atenas escreveu-se um capítulo de uma história no mínimo muito curiosa…com um campeão inesperado.

Só para terem uma ideia, John Pius Boland viajou para a Grécia como um mero espectador, e lá ele acabou por conhecer o grego Dionysios Kasdaglis, que o convenceu a se inscrever no torneio de ténis. Boland aceitou o convite e, surpreendentemente, chegou à final precisamente…contra Kasdaglis! Boland venceu por 2-0 (6-2 e 6-2) e conquistou o primeiro ouro da história dos Jogos na modalidade, catapultando o ditado «amigos, amigos…negócios à parte», para outra dimensão.

Deixemos a história (longínqua) para outra ocasião e foquemos em Seul. Ora, nestes Jogos de 1988 o ténis – após 64 anos “à deriva” – voltou a ser confirmado como modalidade olímpica, o que impulsionou a modalidade para feitos épicos.

O exemplo surgiu logo nessa época, ao passo que, de apenas 19 anos de idade, a alemã Steffi Graf – número um do mundo – atingiu um feito até hoje inédito na história do ténis. Em 1988, Graf chegou às Olimpíadas de Seul como campeã dos quatro mais importantes torneios singulares da época: o Grand Slam de Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Para completar o ano perfeito, faltava um…e conseguiu mesmo! A então jovem atleta arrecadou o ouro e conseguiu a melhor temporada individual que há memória!

A partir dos Jogos de Sydney em 2000, o ténis olímpico passou por uma alteração fundamental. O torneio começou a contar pontos para o ranking ATP atraindo os principais nomes da modalidade, que antes descartavam as Olimpíadas para priorizar a preparação para outros torneios.

Nas últimas três edições, os tenistas consagrados entre os melhores do mundo conquistaram o ouro olímpico, entre os quais o espanhol Rafael Nadal, em Pequim (2008) e o britânico Andy Murray, que glorificou-se como bicampeão, subindo ao topo do pódio em Londres (2012) e depois no Rio de Janeiro (2016).

Faltam pouco mais de três meses para o princípio dos Jogos Olímpicos na cidade de Tóquio, mas como referido no início do artigo – e à semelhança do que Rosa Mota fez – ainda lhe falta uma maratona para concluir o nosso «Sonho do Olimpo», onde relembramos a história dos Jogos Olímpicos. Dito isto, a nossa caminhada ainda não vai a meio, portanto, «Não perca o próximo artigo, porque nós também não!».

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

3 campeões do mundo sub-17, muita juventude e alguns pesos pesados: eis o banco do Benfica para defrontar o Real Madrid na Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz. Já são conhecidos os onzes iniciais da partida, bem como os jogadores no banco.

Adeptos do Sporting ‘desobedecem’ à UEFA e marcam presença no San Mamés vestidos a rigor

A entrada aos adeptos do Sporting no San Mamés estava proibida, mas prevê-se que milhares de aficionados estejam no estádio.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa mantém liderança e Al Sharjah de José Morais volta a vencer

Na 14.º ronda da Liga dos Emirados Árabes Unidos, o Shabab Al Ahli venceu o Ajman pela margem mínima, e o Al Sharjah bateu o Al Dhafra por 2-0.

O banco do Sporting para a partida contra o Athletic

O Sporting enfrenta o Athletic a partir das 20 horas no San Mamés, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Sporting: o substituto de Mikel Jauregizar no onze inicial do Athletic

O Sporting enfrenta o Athletic durante esta quarta-feira, em jogo da oitava jornada da Champions League. Mikel Jauregizar não entra nos planos de Ernesto Valverde.

Ex FC Porto Yacine Brahimi relembra os anos em Portugal« Estava à espera de ir para Inglaterra, mas o FC Porto foi um choque»

O argelino Yacine Brahimi, no novo episódio do QSL Chats, a atual estrela do Al Gharafa, relembrou a chegada aos Dragões, em 2014.

José Mourinho: «Se um ponto chegasse, podia deixar a equipa na dúvida. Assim, não temos dúvidas nem pensamentos senão ganhar»

José Mourinho fez uma breve antevisão do Benfica x Real Madrid. Águias vão decidir futuro na Champions League no Estádio da Luz.