A revolução do Passo Zero

- Advertisement -

Mais rápido o contra ataque

No passado a recepção do primeiro passe de contra ataque pelo base em corrida após a equipa ganhar o ressalto defensivo era muitas vezes penalizada com violação á regra dos passos.

Dantes os treinadores ensinavam a não agarrar a bola para não fazerem passos, diziam ao base em movimento para dar uma palmada na bola iniciando de imediato o drible.

Com a nova regra passaram a dizer aos jogadores para não saltarem, continuarem a correr, controlando/agarrando a bola com apoio num pé (0) no solo o que lhes permite dar mais um apoio (1) antes de ter de enviar a bola ao solo. Passo de saída:  “Antes que apoie o passo 2”. Não é antes que levante… mas sim antes que apoie.

Fonte: FIBA

A recepção em corrida é uma das grandes vantagens das novas regras. Temos agora um jogo mais rápido com muito mais acções de contra ataque e menos riscos de perdas de bola por violações o que vai obrigar necessariamente a uma nova defesa…

Se os árbitros não observarem bem o contacto dos pés com o solo no momento da recepção/controle, esta regra pode ser uma autêntica “barra livre” o que, em minha  opinião, não favoreceria a melhoria da qualidade do basquetebol, mas apenas o seu dinamismo.

Mais um passo no ataque mais problemas para a defesa

Um esforço suplementar é o que se vai pedir no futuro aos defesas quando confrontados com atacantes que dominem os apoios com o passo zero, já que os recursos ofensivos são agora múltiplos e imprevisíveis.

É frequente, na NBA, os jogadores desistirem de defender dada a grande vantagem técnica e física de quem ataca com o recurso do passo zero. Com a recepção em movimento o defesa é obrigado a adivinhar o movimento dos pés do adversário de forma a antecipar a acção.

Arranques muito mais rápidos, múltiplas opções de finalização configuram um novo perfil de jogador no basquetebol FIBA. O atacante não tem agora de diminuir a velocidade dos seus deslocamentos para não infringir as regras, um novo quebra cabeças para os defensores

Anteriormente a defesa tinha vantagem na pressão da saída do contra ataque , baixava a velocidade da transição, dificuldade atacante para arrancar em corrida ou receber em movimento sem fazer passos. Agora o atacante tem mais um passo(0) e pode sair em drible orientado.

Não é boa ideia pressionar o portador da bola de frente (“straight”).

A solução defensiva passa agora por um “close out “/aproximação ao jogador com bola de forma lateral, com mãos activas, fechando o caminho (deslizando ou correndo) para condicionar opções ofensivas. 

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda do Manchester United elogia Ruben Amorim: «A sua honestidade e a sua visão das coisas eram bastante revigorantes»

Michael Owen deixou elogios ao trabalho feito por Ruben Amorim no Manchester United. Antigo avançado vê méritos no treinador.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim e causa polémica: «Alex Ferguson anda a pairar como se fosse mau cheiro»

Roy Keane comentou a atualidade do Manchester United. A lenda dos red devils deixou críticas à gestão do clube e falou de Sir Alex Ferguson.

Casa Pia empresta avançado Max Svensson ao UD Ibiza

O Casa Pia oficializou a saída de Max Svensson por empréstimo. Avançado de 24 anos vai jogar pelo UD Ibiza e volta assim a Espanha.

Guarda-redes do Alverca com interessado no Brasil

Matheus Mendes pode deixar o Alverca nesta janela de transferências. Guarda-redes é alvo do Sport e pondera regresso ao Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Inter Milão x Nápoles crucial para a luta pelo título da Serie A?

O Inter Milão recebe o Nápoles numa jornada importante na luta pela Serie A. Nerazzurri chegam depois de aumentar vantagem no topo.

Arouca está a fechar médio da Serie A por empréstimo

Yellu Santiago está a caminho do Arouca. Médio de 21 anos deixa Hellas Verona e chegará a Portugal por empréstimo.

Onde ver o El Clásico entre Barcelona e Real Madrid na final da Supertaça de Espanha?

O Barcelona e o Real Madrid defrontam-se na final da Supertaça de Espanha. El Clásico joga-se na Arábia Saudita este domingo.