Acabou a primeira volta da LPB

cab basquetebol nacional

Depois de algum tempo de ausência volto à escrita e desta vez dedico-me à análise da Liga Portuguesa de Basquetebol. Numa modalidade mergulhada na incerteza, devido às condições financeiras e materiais que se estão a deteriorar de ano para ano, a principal competição do basket português têm-se ressentido da falta de competitividade dos clubes.

Com a realização da 10ª jornada, a LPB chegou a metade da fase regular. Na atual tabela classificativa encontramos normalidades, surpresas, renascimentos e uma dura realidade. As grandes surpresas (e pela negativa) foram a desistência da Académica e o penúltimo lugar ocupado pela histórica Ovarense. Uma prova onde o Benfica é o líder natural com 9V e 1D, tendo sido derrotado apenas na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. A luta pela conquista do campeonato parece estar confinada a Benfica e Guimarães. Nem tudo é mau neste caos que o basket nacional está mergulhado, os poucos meios financeiros fazem com que as equipas apostem em jovens da formação que ganham assim desde tenra idade, a experiência competitiva que muitos noutros tempos não tiveram a oportunidade.

Supertaça 2013: Benfica vs Guimarães @FPB
Supertaça 2013: Benfica vs Guimarães
Fonte: @FPB

No final da primeira volta foram 3 os jogadores portugueses que se destacaram entre os melhores, são eles: o veterano Nuno Marçal (Maia Basket) que em 9 jogos disputados alcançou 7 duplos-duplos, o base Miguel Minhava do Galitos Barreiro e o conceituado e irreverente extremo do Benfica João “Betinho” Gomes. Ao nível dos americanos têm-se destacado os postes Aaron Fuller da Oliveirense (MVP da última jornada com 24 pontos, 18 ressaltos (9 ofensivos), 3 roubos de bola e 1 assistência) e Alan Anderson do CAB Madeira, e o base do Sampaense, James Smith.

A surpreender pela positiva tem estado o Algés, tenho curiosidade para ver o que esta equipa recheada de bons talentos nacionais pode alcançar este ano, estão neste momento na luta por um lugar nos playoffs, André Martins orienta uma equipa onde está bem patente mistura entre jogadores veteranos e com muitos jogos da LPB e Internacionais como João Santos e Francisco Jordão e Rui Quintino, com a juventude de jogadores como os bases Francisco Amiel e Henrique Piedade (17 anos) e Diogo Correia (23 anos) que já conquistou vários títulos tanto ao nível da formação pelo Queluz e Benfica como mais recentemente sagrou-se campeão nacional pelo Porto.

A luta pelos playoffs está ao rubro e promete ser disputadíssimo até à última jornada, e prometemos que iremos acompanhar essa disputa todas as semanas aqui no Bola na Rede.

Ivan Ferreira
Ivan Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Ivan foi jogador federado de basquetebol durante uma década e chegou a vencer da Taça Nacional de sub-20. É fanático pela modalidade e está aqui para falar de NBA.                                                                                                                                                 O Ivan escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.