Balanço da atual época da Liga de Basquetebol

- Advertisement -

Uma das épocas mais fervorosas da Liga de Basquetebol Nacional já conta com 19 jornadas e, como não poderia deixar de ser, um balanço da presente temporada precisa de ser feito acompanhado de uma análise ao principais candidatos ao título.

Em primeiro lugar, com um recorde de 18-1, a equipa que veio desestabilizar todas as outras e que se reergueu das cinzas, o Sporting Clube de Portugal. A entrada do Sporting CP na primeira liga fez com que a presente edição alargasse para 14 equipas e que, ao invés da habitual despromoção das duas últimas equipas, esta ano serão quatro os clubes despromovidos da primeira divisão.

Esta foi uma decisão da federação que não deixou todos os amantes da modalidade contentes mas que veio trazer mais competitividade à liga, uma vez que, duas equipas irão rumar à Proliga diretamente e, os restantes classificados (do 9.º ao 12.º) irão jogar um “playout” entre si, no qual as duas equipas com a pior prestação irão também descer de divisão.

Retomando ao tópico estipulado, o Sporting CP tem vivido a melhor fase de toda a temporada, contando com grandes nomes como Luís Magalhães a treinador, Travante Williams a impôr a ordem no ataque leonino como base, James Ellisor que tem sido uma peça fundamental do plantel mas também o poste/extremo-poste Abu Abdul, a grande máquina montada este verão demonstra estar bem “oleada” e preparada para o temporal que se avizinha – os playoffs!

Travante Williams converteu sete triplos frente ao SL Benfica e tem sido a peça fulcral do ataque Leonino
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Em segundo lugar e não com um recorde menos impressionante encontra-se o SL Benfica, com um recorde de 17-2 (sendo uma das derrotas contra o Sporting CP). Contando com uma grande lenda do Basquetebol português, Carlos Lisboa, a treinador, um extremo de alto calibre para o campeonato português em Micah Downs e ainda a força a poste de Eric Colleman, o SL Benfica encontra-se assim na posição esperada na presente temporada.

Uma equipa com poucas caras novas, já bastante conhecedora do campeonato português, pouco mais se podia esperar e o seu forte domínio mantém assim no pódio da tabela classificativa. Poder-se-ia argumentar que o SL Benfica deveria ter uma “missão” mais afincada de destronar o Sporting CP devido à conhecida rivalidade e para demonstrar “quem manda” no campeonato português mas, ambas as equipas perderam cada uma um jogo em confronto direto, nas respetivas casas dos rivais.

Em terceiro, quarto e quinto encontra-se assim o FC Porto, o Vitória SC e o atual campeão português, o UD Oliveirense. Dois destes nomes não são surpresa. O FC Porto já é conhecedor do campeonato, mas não tem a mesma capacidade de resposta que o SL Benfica (apesar da presença na final de 2018), e o UD Oliveirense foi uma das equipas que sofreu com a entrada de mais um “cabeça de série” a entrar na equação. A grande surpresa é o Vitória de Guimarães, que na passada 19.ª jornada bateu o UD Oliveirense por 85-79 em casa, fazendo assim com que ficassem uma vitória a sua frente. O Vitória SC tem sido uma das surpresas desta edição da Liga Placard, tendo feito uma boa primeira volta e contando ainda com um recorde de 13-6.

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ligue 1: PSG empata com Lorient com apenas 1 português em jogo

O PSG empatou em casa com o Lorient (2-2) na jornada 32 da Ligue 1. João Neves foi o único português a ir a jogo e entrou aos 62 minutos.

Diego Simeone atinge os 1000 jogos como treinador profissional: eis o que aconteceu neste jogo

Diego Simeone atingiu marca especial na carreira: 1000 jogos como treinador profissional. Atlético Madrid ganhou ao Valência na La Liga.

AVS SAD bate Nacional na Madeira e regista a 2ª vitória na Primeira Liga: eis os primeiros resultados do dia

O AVS SAD venceu fora de casa o CD Nacional por 2-1 na jornada 32 da Primeira Liga. Fica com os primeiros resultados.

Atlético de Madrid vence Valência (2-0) antes da visita ao Emirates

O Atlético de Madrid foi ao Mestalla vencer o Valência por 2-0. Iker Luque e Miguel Cubo fizeram os golos para os comandados de Diego Simeone.

PUB

Mais Artigos Populares

César Peixoto aponta à Europa e cita Rui Borges: «A inspiração pode não estar lá, mas a transpiração está sempre»

Na antevisão ao jogo com o Rio Ave, César Peixoto exigiu o máximo esforço à equipa para manter vivo o sonho europeu. O treinador aproveitou também para agradecer a mobilização dos adeptos gilistas para esta partida.

West Ham de Nuno Espírito Santo perde 3-0 com o Brentford: eis os primeiros resultados da Premier League

O West Ham de Nuno Espírito Santo perdeu com o Brentford por 3-0 na jornada 35 da Premier League. Vê os primeiros resultados do dia.

Eis os onzes oficiais do Famalicão x Benfica da Primeira Liga

O Famalicão recebe o Benfica na 32.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas para o jogo.