Balanço da atual época da Liga de Basquetebol

- Advertisement -

Uma das épocas mais fervorosas da Liga de Basquetebol Nacional já conta com 19 jornadas e, como não poderia deixar de ser, um balanço da presente temporada precisa de ser feito acompanhado de uma análise ao principais candidatos ao título.

Em primeiro lugar, com um recorde de 18-1, a equipa que veio desestabilizar todas as outras e que se reergueu das cinzas, o Sporting Clube de Portugal. A entrada do Sporting CP na primeira liga fez com que a presente edição alargasse para 14 equipas e que, ao invés da habitual despromoção das duas últimas equipas, esta ano serão quatro os clubes despromovidos da primeira divisão.

Esta foi uma decisão da federação que não deixou todos os amantes da modalidade contentes mas que veio trazer mais competitividade à liga, uma vez que, duas equipas irão rumar à Proliga diretamente e, os restantes classificados (do 9.º ao 12.º) irão jogar um “playout” entre si, no qual as duas equipas com a pior prestação irão também descer de divisão.

Retomando ao tópico estipulado, o Sporting CP tem vivido a melhor fase de toda a temporada, contando com grandes nomes como Luís Magalhães a treinador, Travante Williams a impôr a ordem no ataque leonino como base, James Ellisor que tem sido uma peça fundamental do plantel mas também o poste/extremo-poste Abu Abdul, a grande máquina montada este verão demonstra estar bem “oleada” e preparada para o temporal que se avizinha – os playoffs!

Travante Williams converteu sete triplos frente ao SL Benfica e tem sido a peça fulcral do ataque Leonino
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Em segundo lugar e não com um recorde menos impressionante encontra-se o SL Benfica, com um recorde de 17-2 (sendo uma das derrotas contra o Sporting CP). Contando com uma grande lenda do Basquetebol português, Carlos Lisboa, a treinador, um extremo de alto calibre para o campeonato português em Micah Downs e ainda a força a poste de Eric Colleman, o SL Benfica encontra-se assim na posição esperada na presente temporada.

Uma equipa com poucas caras novas, já bastante conhecedora do campeonato português, pouco mais se podia esperar e o seu forte domínio mantém assim no pódio da tabela classificativa. Poder-se-ia argumentar que o SL Benfica deveria ter uma “missão” mais afincada de destronar o Sporting CP devido à conhecida rivalidade e para demonstrar “quem manda” no campeonato português mas, ambas as equipas perderam cada uma um jogo em confronto direto, nas respetivas casas dos rivais.

Em terceiro, quarto e quinto encontra-se assim o FC Porto, o Vitória SC e o atual campeão português, o UD Oliveirense. Dois destes nomes não são surpresa. O FC Porto já é conhecedor do campeonato, mas não tem a mesma capacidade de resposta que o SL Benfica (apesar da presença na final de 2018), e o UD Oliveirense foi uma das equipas que sofreu com a entrada de mais um “cabeça de série” a entrar na equação. A grande surpresa é o Vitória de Guimarães, que na passada 19.ª jornada bateu o UD Oliveirense por 85-79 em casa, fazendo assim com que ficassem uma vitória a sua frente. O Vitória SC tem sido uma das surpresas desta edição da Liga Placard, tendo feito uma boa primeira volta e contando ainda com um recorde de 13-6.

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo internacional norte-americano avalia Cristiano Ronaldo: «Não é o tipo de jogador que podes deixar no banco de suplentes»

O antigo guarda-redes, Brad Friedel, avaliou a importância de Cristiano Ronaldo para Portugal. O ex-guardião comparou a utilização de CR7 com a de Leo Messi.

FC Porto anuncia 22 convocados para o jogo frente ao Estoril Praia e há 2 baixas importantes

O FC Porto anunciou que estão convocados 22 jogadores para o jogo deste domingo frente ao Estoril Praia. Martim Fernandes e William Gomes são ausências de peso.

Presidente do Nápoles sem rodeios: «FIFA e UEFA mentem sobre as receitas»

O Presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, deixou fortes críticas à FIFA e UEFA, e ainda algumas sugestões para mudanças nas regras do futebol.

Francesco Farioli chama 2 jovens para o último treino antes do jogo frente ao Estoril Praia

O FC Porto realizou o último treino de preparação para a deslocação ao Estoril Praia. Francesco Farioli chamou dois jogadores da equipa B.

PUB

Mais Artigos Populares

Massimiliano Allegri fala da condição física de Rafael Leão e refere: «Como avançado, faz ótimos movimentos e ataca muito bem a profundidade»

Massimiliano Allegri revelou que a condição física de Rafael Leão está a melhorar e deixou elogios ao português, após escolhê-lo para o onze inicial frente ao Lecce.

Celtic regressa às vitórias mas Hearts mantém a liderança com golo de Cláudio Braga: Eis os resultados deste sábado na Liga Escocesa

Na 33.ª jornada da Liga Escocesa, o Celtic bateu o St. Mirren por 1-0, mas o Hearts resistiu à pressão e venceu o Motherwell por 3-1.

Treinador do Besiktas destaca exibição de Jota Silva e fala sobre o futuro do avançado: «Vamos tomar uma decisão no final da época»

Sergen Yalçin falou sobre o futuro de Jota Silva no Besiktas. O treinador do clube turco destacou a exibição do avançado frente ao Antalyaspor.