SL Benfica 79-58 FC Porto: Águias dão o primeiro passo na final

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: VENCEU A EFICÁCIA E A COMPETÊNCIA DEFENSIVA

Num pavilhão da Luz bem composto, estavam reunidas as condições para mais um grande momento de promoção da modalidade. Depois das vitórias esclarecedoras na ronda anterior, as duas equipas chegavam a este primeiro jogo da final com um registo imaculado nos playoffs.

Embalado pelo fator casa, a equipa do Benfica entrou a todos o gás, a grande intensidade defensiva e a assertividade no ataque faziam disparar no marcador os pupilos de Norberto Alves.

Inconformados com o mau arranque na partida, a equipa do Porto ajustou alguns pormenores e foi crescendo coletivamente. Mais aproveitamento ofensivo e uma melhor transição defensiva aproximou, novamente, os dragões no resultado.

O segundo período chegou mas o melhor do FC Porto ficou no primeiro. O desacerto ofensivo predominava, e do outro lado Frank Gaines e Betinho Gomes iam abrindo o livro. O Benfica voltava a fugir no marcador, mas Norberto Alves queria mais, a versatilidade defensiva da equipa da luz saltava ao de cima, com a equipa a alternar a defesa homem com uma defesa zona 2-3 e a expor assim ainda mais as dificuldades ofensivas dos dragões.

A segunda parte começava e a equipa do Benfica não desarmava da liderança. Com uma ligeira quebra na intensidade do jogo, a equipa vermelha e branca manteve-se confortável nos seus processos. Já o coletivo do Porto continuava a não conseguir ser consistente no lançamento ao cesto, vendo assim a diferença pontual aproximar-se da casa dos vinte pontos.

O último período acabou por não ter muita história, com a equipa da Luz a conseguir conservar sempre uma diferença nunca inferior a quinze pontos.

A competência defensiva e a boa definição ofensiva colocam o SL Benfica em vantagem nesta final, aproveitando assim o fator casa.

A FIGURA

Makram Romdhane – Ao ritmo de um duplo-duplo, o internacional tunisino foi uma das figuras do encontro. Tanto no momento ofensivo como defensivo, foi peça chave na manobra da equipa, acabando o jogo com 12 pontos e 10 ressaltos.

O FORA DE JOGO

Vladyslav Voytso – Depois das grandes exibições na ronda anterior dos playoffs, o internacional português acabou por não ter uma tarde bem conseguida, apesar dos mais de vinte minutos de utilização, Voytso teve pouco interventivo, principalmente, no capítulo ofensivo.

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

Com um cinco inicial totalmente estrangeiro, Moncho López apostou numa abordagem mais física para o início do encontro. Ofensivamente, a equipa nunca foi uma ameaça no lançamento exterior, acabando por facilitar bastante o trabalho defensivo do Benfica.

Defensivamente, a equipa teve alguma dificuldade na defesa exterior, permitindo muitos lançamentos de 3 pontos à equipa do Benfica.

JOGADORES UTILIZADOS:

1-Rashard Odomes (7)

5- Brad Tinsley (6)

11- Miguel Queiroz (7)

90- Charlon Kloof (6)

21 -Jonathan Arledge (6)

3 -Vladyslav Voytso (5)

6 -Francisco Amarante (6)

17 – João Soares (6)

22 – Mike Morrison (6)

12 – Tiago Almeida (6)

44 – Miguel Correia (6)

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

Os comandados de Norberto Alves apresentaram-se bastante organizados e cientes do que tinham de fazer. A elevada intensidade imposta em todos os momentos de jogo acabou por trazer muito sucesso à equipa, as constantes paragens defensivas e consequentes transições rápidas acabaram por ser chave no sucesso coletivo.

A adaptabilidade defensiva acabou por ser outro fator importante, com a equipa a variar entre uma defesa homem e zona onde, principalmente, no segundo período catapultou a equipa no resultado.

JOGADORES UTILIZADOS:

0 -Frank Gaines (7)

1 -Aaron Broussard (6)

15- João Gomes (7)

30 – Wendell Lewis (6)

96 – Ivan Almeida (7)

4 – José Silva (6)

6 – José Barbosa (6)

12 – Makram Romdhane (8)

42 – Dennis Clifford (6)

Foto de Capa: Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

Gonçalo Correia Tomás
Gonçalo Correia Tomáshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo cresceu no mundo do basquetebol, sendo atualmente jogador e treinador na modalidade. Um dia quer ser jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Pesadelo de uns, ‘sorte’ dos outros: FC Porto pode ter mais possibilidades de vender Deniz Gul ao Galatasaray

Youssef Chermiti era um dos alvos do Galatasaray, tal como Deniz Gul. O avançado do Rangers saiu lesionado.

Juventus passa novo teste frente ao Palermo com Francisco Conceição no onze titular

Num jogo particular disputado em Perth, na Austrália, a Juventus bateu o Palermo por 2-0. Francisco Conceição foi titular no lado direito do ataque.

Pesadelo para ex-Sporting: avançado sofre rotura do ligamento cruzado anterior quando se falava de transferência de 25 milhões de euros

Youssef Chermiti sofre uma lesão no ligamento cruzado anterior e vai falhar os próximos meses de competição.

Sporting: médio pode sair e manter-se na Primeira Liga

Manuel Mendonça pode deixar de ser jogador do Sporting neste mercado. O Moreirense está interessado no médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Futuro em aberto para três jogadores do Real Madrid: José Mourinho quer um plantel curto

Raúl Asencio, Eduardo Camavinga e Ferland Mendy podem estar de saída do Real Madrid de José Mourinho, que pretende um plantel com apenas 23 elementos.

Ousmane Diomande e a mudança para o Nottingham Forest: «É um clube histórico, por isso estou muito contente por estar aqui»

Ousmane Diomande prestou as primeiras declarações como jogador do Nottingham Forest. Defesa-central falou sobre a relação com Ibrahim Sangaré.

Oficial: Samuel Portugal deixa o FC Porto e assina pelo Gil Vicente

Samuel Portugal foi apresentado como reforço do Gil Vicente. Guarda-redes deixou o FC Porto e assinou um contrato válido até 2028.