Tal Pai, tal Filho: Rafael Lisboa #2

- Advertisement -

Pai e filho, treinador e jogador. Ambos na mesma equipa.

Rafael Lisboa nasceu a 27 de novembro de 1999, e é filho de uma das maiores lendas do basquetebol português. Perto de atingir a NBA aos 26 anos, Carlos Lisboa (pai de Rafael) tornou-se uma figura incontornável no basquetebol nacional, atingindo números individuais e coletivos sensacionais. Seguindo as pisadas do pai, Rafael Lisboa estreou-se pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos. Já representou a seleção nacional por duas vezes e conquistou prémios individuais e coletivos que ficarão na história do basquetebol nacional.

PERCURSO DE LISBOA

O treinador de Rafael é exatamente Carlos Lisboa, seu pai
Fonte: FPB

O base português, como mencionado anteriormente, realizou a estreia pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos de idade, sendo que tem estado a representar o clube lisboeta durante toda a sua vida. A transição para sénior/profissional não se demonstrou tarefa fácil para o jovem, especialmente tendo em conta a exigência do clube. Porém, a existência do SL Benfica B permitiu-lhe crescer gradualmente, entrando aos poucos na disputa por um lugar na equipa A.

Para além de ter realizado toda a sua formação no SL Benfica, o jovem português teve a oportunidade de representar a seleção de Lisboa na Festa do Basquetebol Juvenil, e ainda a seleção nacional sub-20 em dois europeus da divisão B (2018/2019).

Mais recentemente, estreou-se pela seleção nacional na pré-qualificação do Mundial 2023 de basquetebol, numa temporada que tem sido de maior afirmação para o basquetebolista português. Esta tem sido, no entanto, um pouco comprometida pela competitividade que existe no plantel, tendo jogadores de elevada experiência à sua frente na mesma posição. Ainda assim, nada o impediu de realizar jogos fantásticos e números excecionais. Como partidas de maior referência desta época, temos a partida diante o Terceira Basket, onde realizou 17 assistências, e o jogo diante o CAB Madeira, onde efetuou 15 assistências. Lisboa, inclusive, é o base com maior volume de assistências na liga (114).

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Vincent Kompany destaca semelhanças entre Michael Olise e Kevin De Bruyne: «Tinha essa obsessão pelos detalhes. O Michael também é assim»

Após a goleada do Bayern Munique por 6-1 frente à Atalanta, Vincent Kompany comparou Michael Olise ao seu antigo colega, Kevin De Bruyne.

Sporting acumula agregado desfavorável de 20-1 nos oitavos de final da Champions League

O Sporting acumula um agregado desfavorável de 20-1 nas três eliminatórias que disputou nos oitavos de final da Champions League.

Podcast À Prova de Bola #20 – A análise aos clássicos: Braga x Sporting e Benfica x FC Porto

O À Prova de Bola desta semana tem como tema de conversa os clássicos da jornada 25 da Liga Portugal. Em análise, os principais destaques tanto do Braga x Sporting, como do Benfica x FC Porto.

Bernardo Silva explica derrota frente ao Real Madrid e deixa mensagem de esperança: «Ainda temos uma hipótese»

Bernardo Silva acredita que o Manchester City perdeu o controlo frente ao Real Madrid. O médio português ainda acredita numa reviravolta na segunda mão.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa fala sobre lesão de Ferland Mendy e reage ao triunfo: «Somos o Real Madrid e esta equipa é capaz de tudo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Manchester City, Álvaro Arbeloa abordou a lesão de Ferland Mendy e a pressão colocada na equipa para a eliminatória.

Sidny Cabral deixa mensagem nas redes sociais: «Poder, Precisão, Paciência»

Sidny Cabral publicou um vídeo nas redes sociais. O lateral de 23 anos não foi opção nos últimos dois encontros do Benfica.

Luis Suárez foi substituído 1 vez nos últimos 17 jogos do Sporting: eis o registo do avançado colombiano

Luis Suárez foi apenas substituído uma vez por Rui Borges nos últimos 17 jogos ao serviço do Sporting.