Tal Pai, tal Filho: Rafael Lisboa #2

Pai e filho, treinador e jogador. Ambos na mesma equipa.

Rafael Lisboa nasceu a 27 de novembro de 1999, e é filho de uma das maiores lendas do basquetebol português. Perto de atingir a NBA aos 26 anos, Carlos Lisboa (pai de Rafael) tornou-se uma figura incontornável no basquetebol nacional, atingindo números individuais e coletivos sensacionais. Seguindo as pisadas do pai, Rafael Lisboa estreou-se pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos. Já representou a seleção nacional por duas vezes e conquistou prémios individuais e coletivos que ficarão na história do basquetebol nacional.

PERCURSO DE LISBOA

O treinador de Rafael é exatamente Carlos Lisboa, seu pai
Fonte: FPB

O base português, como mencionado anteriormente, realizou a estreia pela equipa sénior do SL Benfica com apenas 18 anos de idade, sendo que tem estado a representar o clube lisboeta durante toda a sua vida. A transição para sénior/profissional não se demonstrou tarefa fácil para o jovem, especialmente tendo em conta a exigência do clube. Porém, a existência do SL Benfica B permitiu-lhe crescer gradualmente, entrando aos poucos na disputa por um lugar na equipa A.

Para além de ter realizado toda a sua formação no SL Benfica, o jovem português teve a oportunidade de representar a seleção de Lisboa na Festa do Basquetebol Juvenil, e ainda a seleção nacional sub-20 em dois europeus da divisão B (2018/2019).

Mais recentemente, estreou-se pela seleção nacional na pré-qualificação do Mundial 2023 de basquetebol, numa temporada que tem sido de maior afirmação para o basquetebolista português. Esta tem sido, no entanto, um pouco comprometida pela competitividade que existe no plantel, tendo jogadores de elevada experiência à sua frente na mesma posição. Ainda assim, nada o impediu de realizar jogos fantásticos e números excecionais. Como partidas de maior referência desta época, temos a partida diante o Terceira Basket, onde realizou 17 assistências, e o jogo diante o CAB Madeira, onde efetuou 15 assistências. Lisboa, inclusive, é o base com maior volume de assistências na liga (114).

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.