UD Oliveirense 70-68 SL Benfica: Equipa de Azeméis surpreende águias

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: Líder do campeonato nacional perdeu em Oliveira de Azeméis por 70-68, em partida a contar para a terceira jornada da segunda fase da Liga Betclic

Praticamente dois anos depois, a Oliveirense voltou a vencer o Benfica em jogos oficiais. O atual campeão nacional saiu derrotado por 70-68, na 3.ª jornada do Grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol ficando assim com os mesmos 45 pontos dos rivais Sporting e FC Porto, que se defrontaram no passado domingo na Dragão Arena, com a vitória a sorrir para a equipa da cidade invicta.

Depois da vitória no clássico e sem Betinho (engripado) e José Barbosa (lesionado), as “águias” tiveram um grande arranque na quadra do Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. A equipa benfiquista dominou os primeiros minutos, cavou uma boa margem pontual, contudo, já perto do final do 1.º quarto, permitiu a reação dos anfitriões e o empate a 16-16.

O 2.º quarto revelou-se muito equilibrado, mas os homens da casa foram para o descanso na frente do marcador (38-37), aproveitando a irregularidade exibicional da formação comandada por Norberto Alves. No regresso dos balneários, a Oliveirense esteve no comando durante grande parte do tempo, tendo a formação lisboeta recuperado o suficiente para terminar o 3.º quarto com uma desvantagem de apenas dois pontos (54-52).

O conjunto de Oliveira de Azeméis manteve-se por cima até aos instantes finais, onde sobressaiu a frieza de Malcolm Richardson, que converteu três lances livres que colocaram os locais a vencer por 70-68. Com 14 segundos para se jogar, o Benfica ainda dispôs de dois ataques para evitar o desaire, mas Broussard falhou um lançamento longo e Ivan Almeida não conseguiu afundar num ressalto.

Desde o arranque desta etapa, a equipa treinada por João Figueiredo ainda não perdeu nenhum jogo, mantendo-se firme no quarto lugar. De igual para igual frente ao primeiro classificado, a Oliveirense passa agora a somar 40 pontos no campeonato.

Ainda no Grupo A, a Ovarense ganhou, nos Açores, ao Lusitânia (72-66) e consolidou o quinto lugar. No Grupo B, V. Guimarães e Esgueira venceram Imortal (91-89) e Desp. Póvoa (83-78 após prolongamento) e deixaram ao rubro a corrida pelos dois primeiros lugares, que valem uma vaga no play-off. Vimaranenses, aveirenses e algarvios estão igualados no segundo posto, a dois pontos dos poveiros, que lideram.

A FIGURA

Malcolm Richardson – O jogador que decidiu a partida, Malcom Richardson não vacilou no momento decisivo e converteu os três lances-livres que fixaram o resultado final. O base norte-americano realizou uma exibição de luxo, anotando 16 pontos, 6 ressaltos e 7 asistências, tendo sido, em conjunto com Julien Ducree, o melhor marcador dos anfitriões. De destacar ainda a exibição do benfiquista Toney Douglas, que foi o melhor marcador de todo o encontro com 21 pontos.

O FORA DE JOGO

Sérgio Silva – Foi uma tarde de pouco brilhantismo para a armada lusa que saiu do banco de suplentes do Benfica. Entre os portugueses que entraram em quadra ao serviço dos “encarnados”, o base Sérgio Silva foi o que teve a exibição mais paupérrima, contando apenas com uma assistência em todo jogo, não tendo sequer registado pontos ou ressaltos. Simultaneamente, Diogo Gameiro (1 ressalto e 3 assistências) e José Silva (3 pontos e 2 ressaltos) pouco ou nada acrescentaram à partida.

ANÁLISE TÁTICA – UD Oliveirense

A equipa da casa apresentou um jogo mais disperso, tendo sido bastante superior ao adversário relativamente aos lançamentos de três pontos (30.4% de aproveitamento em 23 lançamentos face aos 22.2% em 27 tentativas dos lisboetas). Após um início complicado, a Oliveirense rapidamente retomou as rédeas do encontro, beneficiando dos ressaltos de Julien Ducree (8) e da excelente troca de bola entre os seus jogadores, o que resultou num total de 19 assistências para o conjunto de de Oliveira de Azeméis.

5 INICIAL

Troy Simons (4)

Darius Carter (6)

Max Kouguere (5)

Julien Ducree (8)

André Bessa (3)

SUBS UTILIZADOS

Malcom Richardson (9)

Henrique Barros (-)

Arnette Hallman (4)

João Balseiro (6)

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

No início da partida, os campeões nacionais destacaram-se pela sua excelente capacidade nos roubos de bola (9 no total) e pelas rápidas investidas em contra-ataque. No entanto, a sua instabilidade defensiva começou a ser recorrente a partir do 2º quarto, conseguindo equilibrar o jogo somente através dos ressaltos ofensivos (14) e da inspiração individual de Toney Douglas.

5 INICIAL

Aaron Broussard (7)

Makram Ben Romdhane (5)

Toney Douglas (9)

Terrell Carter (5)

Ivan Almeida (4)

SUBS UTILIZADOS

José Silva (2)

Diogo Gameiro (1)

Sérgio Silva (1)

Maik Zirbes (4)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Caoimhin Kelleher deve sair do Liverpool e é alvo de um outro clube da Premier League

O Liverpool deve deixar sair Caoimhin Kelleher no mercado de verão. O guarda-redes de 26 anos é cobiçado pelo Brentford.

Futuro de Leroy Sané continua indefinido e saída a custo zero do Bayern Munique ganha força

Leroy Sané continua com o futuro em aberto. Ainda não há acordo para a renovação de contrato com o Bayern Munique.

Frederico Varandas reage à polémica com Matheus Reis e atira: «É impossível alguém dizer que houve a intenção de pisar a cabeça»

Frederico Varandas já reagiu ao momento polémico entre Matheus Reis e Andrea Belotti. O presidente dos leões deixou críticas para o Benfica.

Defesa troca Al Nassr de Cristiano Ronaldo por Al Hilal

O Al Hilal anunciou a contratação de Ali Lajami. O defesa saudita de 29 anos deixou o Al Nassr de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Castro tem 2 clubes interessados na Ligue 1 e pode deixar o Dunkerque

Luís Castro não deve continuar ao serviço do Dunkerque. O técnico português tem dois interessados: Nantes e Lens.

Os planos do Liverpool para reforçar o ataque: manter compatriota de Arne Slot e avançar por 2 alvos que custam 160 milhões de euros

O Liverpool encontra-se a preparar a próxima temporada. Cody Gakpo é para manter e Hugo Ekitiké e Maghnes Akliouche para comprar.

Nayef Aguerd tem guia de marcha do West Ham e já tem 3 destinos possíveis

Nayef Aguerd não faz parte dos planos do West Ham. O defesa-central marroquino esteve emprestado à Real Sociedad e vai rumar a outro emblema.