📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Universíadas 2019: Um bronze histórico no basquetebol

- Advertisement -

Mais uma conquista e que conquista. A equipa feminina de basquetebol que representou Portugal na Universíadas 2019, em Nápoles, conquistou a medalha de bronze. Uma medalha que fica para a história por ter sido a primeira a ser conquistada na modalidade. Certamente, um feito que dificilmente vai ser esquecido.

Foram convocadas 14 jogadoras para disputar esta competição. Mas apenas 12 voaram com a comitiva portuguesa para a cidade de Nápoles. A equipa foi comandada por Ricardo Nascimento (selecionador nacional), José Araújo e Inês Antunes, como team leader.

Ana Granja, Inês Viana, Josephine Filipe, Maianca Umabano e Joana Soeiro repetiram a presença nos convocados, visto que já tinham estado na edição de 2017. As atletas estreantes foram Susana Carvalheira, Bárbara Miranda, Carolina Costa, Ana Carolina Rodrigues, Joana Alves, Laura Ferreira e Maria Kostourkova. Esta foi a equipa que partia para o sul de Itália em busca de algo positivo.

Na Ronda Preliminar, Portugal ficou inserido no Grupo B com a Argentina, Roménia e Rússia. A equipa passou com distinção, visto que venceu os três jogos que disputou.

Emoção houve sempre. Fosse dentro no campo ou no banco onde todas vibravam com o que se passava no jogo
Fonte: FPB
Na primeira jornada contra a equipa sul americana do grupo, as portuguesas venceram por 64-50. Na segunda jornada, Portugal não teve piedade e acabou por ganhar o jogo com 37 pontos de vantagem sob a Roménia (69-32). Na última jornada, seguiu-se a Rússia para decidir quem ficava com o primeiro posto. A equipa lusa ganhou por 75-54 e continuou invicta na competição.

Seguiu-se a fase a eliminar. Portugal encontrou a República Checa nos quartos de final e mais uma vez continuou o seu brilhante percurso nas Universíadas. Uma vitória portuguesa por 60-44, onde tivemos Laura Ferreira em grande destaque na partida ao fazer 26 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências. E a equipa portuguesa estava apurada para a meia-final.

As jogadoras portuguesas tiraram uma fotografia com três jovens napolitanos após um jogo da competição
Fonte: FPB

Qualquer que fosse o resultado, Portugal já estava a fazer a melhor prestação de sempre na competição. Até aqui tinha alcançado apenas um sétimo lugar em 1997, na Sicília (Itália) – se não estava destinado então não sei…

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Sudakov sai lesionado no Farense x Benfica

Sudakov não conseguiu continuar no Farense x Benfica. Médio ucraniano saiu lesionado e entrou Fredrik Aursnes.

Nico Otamendi falha penálti no Farense x Benfica

Nico Otamendi falhou grande penalidade no Farense x Benfica. Foi defesa do guarda-redes Jakob Tannander, aos 28 minutos.

PSG: Vitinha é o MVP da Taça da Intercontinental

Vitinha venceu o prémio de melhor jogador da Taça Intercontinental. PSG ganhou ao Flamengo nas grandes penalidades.

Richard Ríos volta a marcar e Benfica já vence no Algarve

O Benfica está a vencer o Farense por 1-0 nos oitavos de final da Taça de Portugal. Richard Ríos marcou o golo encarnado.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense elimina Casa Pia e avança para os quartos de final da Taça de Portugal

O Casa Pia foi eliminado pelo Torreense na Taça de Portugal. Equipa visitante ganhou por 2-1 e avançou para os quartos de final.

Carole Costa não desperdiça penálti e Benfica empata jogo contra o PSG na Champions League Feminina

O Benfica recebe o PSG no Estádio da Luz. Carole Costa marcou o golo do empate encarnado através de um penálti.

Benfica começa o jogo a perder depois do golo madrugador de Onyi Echegini e PSG já vence na Champions League Feminina

O Benfica recebe o PSG no Estádio da Luz. Onyi Echegini tratou-se de adiantar as francesas na partida bem cedo.