📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como formar jogadores inteligentes?

- Advertisement -

Como se forma um basquetebolista inteligente?

Não é fácil opinar se o talento dos ditos jogadores inteligentes é inato, fruto do treino, ou dos dois.

Sabemos sim que a inteligência tática também se educa. Para isso nada melhor que os treinadores criarem condições para que os jogadores adquiram um conhecimento estratégico e tático do jogo que lhes permita jogar de forma inteligente e que lhes facilite a tomada decisões num meio hostil e em constante mutação.

As novas perspetivas da aprendizagem do basquetebol têm sofrido uma importante revolução com a ligação à neurociência. Os conteúdos passam a ter não só as partes técnico-táticas, motoras (condicionais e coordenativas), mas também levam em conta a parte psico-cognitiva.

Os jogadores aprendem a partir de tarefas com implicações cognitivas e sempre relacionadas com o jogo. Tendo por base as habilidades coordenativas, com as tarefas baseadas no trabalho em multiáreas (realizar diferentes tarefas de forma a obrigar a trabalhar diferentes zonas do cérebro).

O grande objetivo é formar jogadores inteligentes para o rendimento desportivo. Para isso temos de passar dos modelos estanques e fora do contexto do jogo para modelos construtivistas com base no treino cognitivo. O treino de basquetebol não faz grande sentido descontextualizado já que não terá transferência para o jogo. Assim devemos contextualizar as tarefas. Como diz o Prof. Jorge Araújo: “Treina como queres jogar”.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.