Espanha 95-75 Argentina: defesa espanhola sobrepõe-se e garante segundo título mundial

- Advertisement -

A Espanha é campeã do mundo de basquetebol. Os espanhóis derrotaram a Argentina na final disputada em Pequim e fecharam o torneio só com vitórias, juntando esta vitória à de 2006, mantendo-se invencíveis em finais de Campeonatos do Mundo da modalidade. Foi um domínio avassalador, do início ao fim, de uma seleção que prima pela facilidade com que controla cada partida, algo que ficou demonstrado novamente na final.

O primeiro período começou e terminou da mesma maneira: com a defesa espanhola a complicar a velocidade dos bases argentinos. A Espanha esteve quase sempre no controlo dos primeiros dez minutos, ditando o ritmo do jogo e conseguindo mais facilmente impor tanto o seu ataque como a sua pressão defensiva. Pelo meio houve ainda uma resposta argentina, proporcionada por um aumento da agressividade defensiva, o que trouxe contra-ataques do outro lado.

O segundo quarto do jogo continuou igual ao primeiro, com a Espanha a iniciar a todo o gás. A defesa espanhola voltou a criar problemas, principalmente a Luis Scola, que terminou a primeira-parte do jogo sem pontos. Depois, o maior número de opções de qualidade dos europeus ajudou ao aumento da vantagem e, por isso, a resposta dos argentinos foi rapidamente travada.

A Espanha chegou ao intervalo com uma vantagem de doze pontos, dominando em quase todas as vertentes do jogo e parecendo claramente no controlo da final. O esforço espanhol era coletivo e a vantagem devia-se a esse facto, porém, Rudy Fernandez, Ricky Rubio e Willy Hernangomez eram quem mais brilhava. Do lado argentino, Nicolas Laprovittola, Nicolas Brussino e Facundo Campazzo iam mantendo a sua equipa dentro do jogo, mas a Argentina precisava de mais do que apenas contra-ataques e pequenos parciais.

Rudy Fernandez, aqui a assistir Marc Gasol, foi a figura maior da primeira-parte de domínio espanhol
Fonte: FIBA

Na segunda-parte, a Espanha não só manteve o que já vinha fazendo como ainda conseguiu melhorar e colocou o jogo fora de alcance logo no terceiro período. A dupla Gasol-Rubio apareceu e logo o jogo acabou. Já não houve resposta argentina, a defesa dos espanhóis controlou sempre os melhores jogadores da seleção sul-americana e tudo estava resolvido quando ainda faltavam dez minutos para jogar.

O quarto período ainda trouxe uma Argentina à procura de um milagre, mas nunca a vitória da Espanha esteve em dúvida, com a vantagem a nunca descer dos doze pontos. No fim, a força da seleção espanhola simplesmente acabou com a energia dos argentinos e a diferença pontual reflete bem aquilo que se passou na partida.

Ricky Rubio, Sergio Llull e Marc Gasol acabaram por ser demasiado para a equipa argentina, com os dois bases em destaque na organização do ataque e Gasol, que garante títulos na NBA e Mundial na mesma época, a comandar uma defesa que não deu hipóteses. Na Argentina, Gabriel Deck, Laprovittola e Campazzo ainda tentaram, mas a seleção espanhola foi demasiado forte.

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli comenta empate no FC Porto x Famalicão: «Não foi o melhor jogo que fizemos»

Francesco Farioli analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Dragões empataram com a equipa famalicense a duas bolas.

Hugo Oliveira e o FC Porto x Famalicão: «Tivemos jogadores com exibições fantásticas»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Jogo terminou com empate 2-2 no Estádio do Dragão.

Sorriso reage ao empate do FC Porto x Famalicão: «Hoje foi um grande jogo»

Sorriso analisou o desfecho do FC Porto x Famalicão. Duelo entre as equipas terminou com empate 2-2 no Estádio do Dragão.

Eis os 5 destaques do empate entre FC Porto e Famalicão para a Primeira Liga

O FC Porto empatou com o Famalicão (2-2) na 28.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Lens perde com o Lille e falha pressão ao PSG: eis os resultados do dia da Ligue 1

O Lille venceu em casa o Lens por 3-0 na jornada 28 da Ligue 1. Félix Correia foi titular e marcou um dos golos do encontro.

Já são conhecidos os motivos que levaram Mateus Mané a tomar a decisão de jogar por Portugal

Mateus Mané representou a Seleção Nacional Sub-21. O avançado escolheu Portugal em vez de Inglaterra e já se conhecem os contornos da decisão.

Famalicão pede grande penalidade no Estádio do Dragão após lance entre Gustavo Sá e Zaidu

FC Porto e Famalicão defrontam-se na 28.ª jornada da Primeira Liga. A equipa famalicense pediu grande penalidade ao minuto 45+2'.