Espanha 95-75 Argentina: defesa espanhola sobrepõe-se e garante segundo título mundial

- Advertisement -

A Espanha é campeã do mundo de basquetebol. Os espanhóis derrotaram a Argentina na final disputada em Pequim e fecharam o torneio só com vitórias, juntando esta vitória à de 2006, mantendo-se invencíveis em finais de Campeonatos do Mundo da modalidade. Foi um domínio avassalador, do início ao fim, de uma seleção que prima pela facilidade com que controla cada partida, algo que ficou demonstrado novamente na final.

O primeiro período começou e terminou da mesma maneira: com a defesa espanhola a complicar a velocidade dos bases argentinos. A Espanha esteve quase sempre no controlo dos primeiros dez minutos, ditando o ritmo do jogo e conseguindo mais facilmente impor tanto o seu ataque como a sua pressão defensiva. Pelo meio houve ainda uma resposta argentina, proporcionada por um aumento da agressividade defensiva, o que trouxe contra-ataques do outro lado.

O segundo quarto do jogo continuou igual ao primeiro, com a Espanha a iniciar a todo o gás. A defesa espanhola voltou a criar problemas, principalmente a Luis Scola, que terminou a primeira-parte do jogo sem pontos. Depois, o maior número de opções de qualidade dos europeus ajudou ao aumento da vantagem e, por isso, a resposta dos argentinos foi rapidamente travada.

A Espanha chegou ao intervalo com uma vantagem de doze pontos, dominando em quase todas as vertentes do jogo e parecendo claramente no controlo da final. O esforço espanhol era coletivo e a vantagem devia-se a esse facto, porém, Rudy Fernandez, Ricky Rubio e Willy Hernangomez eram quem mais brilhava. Do lado argentino, Nicolas Laprovittola, Nicolas Brussino e Facundo Campazzo iam mantendo a sua equipa dentro do jogo, mas a Argentina precisava de mais do que apenas contra-ataques e pequenos parciais.

Rudy Fernandez, aqui a assistir Marc Gasol, foi a figura maior da primeira-parte de domínio espanhol
Fonte: FIBA

Na segunda-parte, a Espanha não só manteve o que já vinha fazendo como ainda conseguiu melhorar e colocou o jogo fora de alcance logo no terceiro período. A dupla Gasol-Rubio apareceu e logo o jogo acabou. Já não houve resposta argentina, a defesa dos espanhóis controlou sempre os melhores jogadores da seleção sul-americana e tudo estava resolvido quando ainda faltavam dez minutos para jogar.

O quarto período ainda trouxe uma Argentina à procura de um milagre, mas nunca a vitória da Espanha esteve em dúvida, com a vantagem a nunca descer dos doze pontos. No fim, a força da seleção espanhola simplesmente acabou com a energia dos argentinos e a diferença pontual reflete bem aquilo que se passou na partida.

Ricky Rubio, Sergio Llull e Marc Gasol acabaram por ser demasiado para a equipa argentina, com os dois bases em destaque na organização do ataque e Gasol, que garante títulos na NBA e Mundial na mesma época, a comandar uma defesa que não deu hipóteses. Na Argentina, Gabriel Deck, Laprovittola e Campazzo ainda tentaram, mas a seleção espanhola foi demasiado forte.

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taynan despede-se do Sporting: «Existem situações que pertencem aos bastidores e que, por respeito às partes envolvidas, permanecerão assim»

Taynan confirma a sua saída do Sporting. Na declaração de despedida, o jogador recorda a lesão sofrida e partilha um desabafo.

Rodrigo Rêgo diz adeus: «Benfica vai ficar sempre na minha recordação»

Rodrigo Rêgo deixou uma mensagem de despedida ao Benfica. Jovem de 21 anos é reforço confirmado do Brighton.

Cristiano Ronaldo é o único jogador europeu de campo com + jogos do que Luka Modric em grandes torneios: eis os números

Cristiano Ronaldo leva até ao momento 56 jogos em grandes torneios. Luka Modric, que se despediu do Mundial 2026, tem 39 jogos.

Portugal x Croácia entra diretamente na história: eis a razão

Portugal 2-1 Croácia entrou diretamente para a história. Segunda vez que a Seleção Nacional vira um jogo a eliminar de Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treinador do Al Nassr já ganhou final europeia a Ruben Amorim: recorda o momento

Ange Postecoglou venceu a Europa League frente a Ruben Amorim, em 2025. Na altura, o Tottenham ganhou ao Manchester United por 1-0.

Fotis Ioannidis fala sobre os reforços do Sporting: «Parecem-me excelentes, amigáveis»

Fotis Ioannidis falou sobre os primeiros contactos com os reforços do Sporting. Avançado grego deu entrevista aos meios do clube.

Atenção, Cristiano Ronaldo e João Félix: Al Nassr apresenta sucessor de Jorge Jesus

Ange Postecoglou é oficialmente o novo treinador do Al Nassr. Técnico assinou contrato válido de duas temporadas com o clube.