Espanha 95-75 Argentina: defesa espanhola sobrepõe-se e garante segundo título mundial

- Advertisement -

A Espanha é campeã do mundo de basquetebol. Os espanhóis derrotaram a Argentina na final disputada em Pequim e fecharam o torneio só com vitórias, juntando esta vitória à de 2006, mantendo-se invencíveis em finais de Campeonatos do Mundo da modalidade. Foi um domínio avassalador, do início ao fim, de uma seleção que prima pela facilidade com que controla cada partida, algo que ficou demonstrado novamente na final.

O primeiro período começou e terminou da mesma maneira: com a defesa espanhola a complicar a velocidade dos bases argentinos. A Espanha esteve quase sempre no controlo dos primeiros dez minutos, ditando o ritmo do jogo e conseguindo mais facilmente impor tanto o seu ataque como a sua pressão defensiva. Pelo meio houve ainda uma resposta argentina, proporcionada por um aumento da agressividade defensiva, o que trouxe contra-ataques do outro lado.

O segundo quarto do jogo continuou igual ao primeiro, com a Espanha a iniciar a todo o gás. A defesa espanhola voltou a criar problemas, principalmente a Luis Scola, que terminou a primeira-parte do jogo sem pontos. Depois, o maior número de opções de qualidade dos europeus ajudou ao aumento da vantagem e, por isso, a resposta dos argentinos foi rapidamente travada.

A Espanha chegou ao intervalo com uma vantagem de doze pontos, dominando em quase todas as vertentes do jogo e parecendo claramente no controlo da final. O esforço espanhol era coletivo e a vantagem devia-se a esse facto, porém, Rudy Fernandez, Ricky Rubio e Willy Hernangomez eram quem mais brilhava. Do lado argentino, Nicolas Laprovittola, Nicolas Brussino e Facundo Campazzo iam mantendo a sua equipa dentro do jogo, mas a Argentina precisava de mais do que apenas contra-ataques e pequenos parciais.

Rudy Fernandez, aqui a assistir Marc Gasol, foi a figura maior da primeira-parte de domínio espanhol
Fonte: FIBA

Na segunda-parte, a Espanha não só manteve o que já vinha fazendo como ainda conseguiu melhorar e colocou o jogo fora de alcance logo no terceiro período. A dupla Gasol-Rubio apareceu e logo o jogo acabou. Já não houve resposta argentina, a defesa dos espanhóis controlou sempre os melhores jogadores da seleção sul-americana e tudo estava resolvido quando ainda faltavam dez minutos para jogar.

O quarto período ainda trouxe uma Argentina à procura de um milagre, mas nunca a vitória da Espanha esteve em dúvida, com a vantagem a nunca descer dos doze pontos. No fim, a força da seleção espanhola simplesmente acabou com a energia dos argentinos e a diferença pontual reflete bem aquilo que se passou na partida.

Ricky Rubio, Sergio Llull e Marc Gasol acabaram por ser demasiado para a equipa argentina, com os dois bases em destaque na organização do ataque e Gasol, que garante títulos na NBA e Mundial na mesma época, a comandar uma defesa que não deu hipóteses. Na Argentina, Gabriel Deck, Laprovittola e Campazzo ainda tentaram, mas a seleção espanhola foi demasiado forte.

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense bate Vizela e continua a vencer na Segunda Liga 2026/27

O Portimonense venceu em casa o Vizela por 2-0 na segunda jornada da Segunda Liga. Golos de Edney Henrique e de Yanis da Rocha.

Aston Villa fecha guarda-redes que estava a caminho do PSG mas negócio colapsou: eis os detalhes

O Aston Villa chegou a acordo com o Parma para contratar Zion Suzuki. Transferência de 30 milhões de euros + 5 milhões de euros em bónus.

Equipa técnica de Jorge Jesus esteve a observar jogos da jornada inaugural da Liga da Arábia Saudita

Alguns membros da equipa técnica de Jorge Jesus estiveram na Arábia Saudita. Os adjuntos do selecionador nacional foram observar os portugueses do Al Nassr, do Al Ahli e do Al Hilal.

Antigo alvo do Benfica perto de ser reforço do AZ Alkmaar por 4 milhões de euros

O AZ Alkmaar está muito perto de fechar a contratação de Stije Resink. O negócio deverá rondar os quatro milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG: Internacional português fora dos convocados para a Supertaça de França

O PSG apresentou este domingo a lista de convocados para a Supertaça de França. Vitinha e Nuno Mendes presentes, João Neves não.

Sunderland fecha lateral esquerdo francês por pacote de 30 milhões de euros

O Sunderland fechou a contratação de Dayann Méthalie. Lateral esquerdo deixa o Toulouse e reforça o clube da Premier League.

Deslocação a Rio Maior: Onde ver o Casa Pia x Benfica para a Primeira Liga?

O Benfica e o Casa Pia enfrentam-se esta segunda-feira para a segunda jornada da Primeira Liga. Duelo vai passar na Sport TV 1.