Bahcesehir College 66-54 Sporting CP: Leões eliminados da FIBA Europe Cup

- Advertisement -

A CRÓNICA: RAÇA DE LEÃO NÃO FOI SUFICIENTE PARA VENCER A EXPERIENTE EQUIPA TURCA

Mais uma vez Bahcesehir e Sporting CP mediam forças para passar os quartos de final da FIBA Europe Cup. Em terreno turco, os leões encontravam um desafio mais difícil, longe dos fãs que foram fundamentais para deixar a diferença em três pontos. Num grande duelo, ambas as equipas mostravam que eram dignas de estar neste patamar.

Conscientes do que era preciso em terreno difícil, os leões entraram melhor na partida, com grande vontade e eficácia. O Sporting CP chegou mesmo a estar a ganhar com um parcial de 2-12. Depois de um preciso time out, os turcos mostravam aos leões que não iriam ter vida fácil e voltaram a entrar na partida.

Mesmo assim, os leões eram superiores e aguentavam a vantagem. A qualidade ofensiva do Bahcesehir era notável, criando muitos desenhos ofensivos, mas a eficácia não era a melhor: 21% de lançamento de dois pontos eram inadmissíveis para quem quer passar às meias finais.

Do lado leonino, destacava-se Diogo Ventura, a assumir, com qualidade, os desenhos ofensivos e a fazer passes decisivos, e Tanner Omlid, sempre a mostrar-se muito ativo e a contribuir com dez pontos. Na equipa turca, Jamal Smith estava a fazer um grande jogo. O tempo de intervalo chegava com o Sporting CP na frente e mais que seguro para passar à próxima fase. O quadro eletrónico apontava 28-39.

Na segunda parte, os turcos entravam melhor e mais objetivos, e encurtavam a vantagem leonina. O Sporting CP sentia a pressão, cada vez maior, e não conseguia marcar frente a uma defesa monstruosa do Bahcesehir, também muito forte nos ressaltos. A experiência turca era notável ao longo do encontro, até porque o clube conta com alguns jogadores que atuaram na NBA.

Com o relógio a ficar cada vez mais próximo de sinalizaro final da partida, os corações turcos e leoninos batiam mais depressa, mas eram os leões que tremiam. Mesmo com uma vantagem verde e branca confortável, a força turca mostrava-se através de um enorme último quarto, e o Sporting CP era vítima; não aguentava a pressão e não conseguia responder.

O ambiente estava frenético e os adeptos foram, sem dúvida, uma peça chave. O Bahcesehir conseguia dar a volta ao marcador e confirmava, assim, a passagem às meias finais da competição, depois de vencer por 66-54.

A FIGURA

Jamar Smith – O experiente base norte-americano foi o MVP da noite no jogo que ditou a passagem da sua equipa às meias-finais da FIBA Europe Cup. Com 16 pontos, seis assistências e quatro ressaltos, e com uma enorme exibição, foi fundamental para a vitória turca. Muito inteligente em campo, confiante e com bom jogo exterior (66.7%).

O FORA DE JOGO

João Fernandes – O poste leonino,  durante os 18 minutos que esteve em campo, mais uma vez não se mostrou muito ativo e não contribuiu positivamente para o conjunto leonino. Acabou o encontro com zero pontos, zero assistências e três ressaltos. Sofreu também com o mérito defensivo da equipa turca.

 

ANÁLISE TÁTICA – BAHCESEHIR COLLEGE

O técnico dos turcos fez duas alterações face ao jogo no Pavilhão João Rocha. Os bases Jamar Smith e Kartal Ozmizrak mantiveram-se na titularidade, assim como o MVP do jogo anterior, Sam Dekker. Jamal Jones e Oguz Savas saltaram para o cinco inicial, mas contribuíram pouco e jogaram pouco tempo. Assim, foram os suplentes a ajudar a equipa a passar à próxima fase.

Jamar Smith e Kartal Ozmizrak tiveram um papel determinante na vitória, assumindo muito bem os ataques e desequilibrando a defensiva leonina. Na parte defensiva, a partir do segundo quarto, o Bahcesehir demonstrou a experiência dos seus jogadores e dificultava a vida aos leões, com destaque para Tarik Black.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Jamar Smith (9)

Kartal Ozmizrak (8)

Jamal Jones (5)

Sam Dekker (7)

Oguz Savas (5)

SUBS UTILIZADOS

Erkan Yilmaz (6)

Muhammed Baygul (7)

Tarik Black (7)

Berkay Candan (6)

Richard Solomon (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O treinador leonino, Luís Magalhães, apostou em Shakir Smith em vez se Diogo Ventura, que esteve em grande forma hoje. Travante Williams, que esteve em grande na primeira mão, esteve pouco tempo em jogo e apenas jogou oito minutos: vítima de lesão, não conseguir ajudar os leões na procura por um resultado melhor. Tanner Omlid esteve muito bem em campo, assim como Micah Downs. Na posição de poste, o titular Joshua Patton esteve bem, mas longe das suas melhores exibições.

Diogo Ventura esteve muito bem a assumir os desenhos ofensivos, surgindo muitas vezes alguém da linha de três pontos, mas houve preferência pela penetração da linha turca. Defensivamente, o Sporting CP mostrou-se muito focado, mas deixou-se cair nos momentos finais do encontro, não conseguindo responder nem aguentar a pressão turca.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Shakir Smith (6)

Travante Williams (5)

Tanner Omlid (8)

Micah Downs (7)

Joshua Patton (6)

SUBS UTILIZADOS

Diogo Ventura (8)

Miguel Cardoso (5)

Diogo Araújo (6)

João Fernandes (5)

Mike Fofana (-)

António Monteiro

Justin Tuoyo (6)

 

Rescaldo de opinião de Leonardo Pereira

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Leonardo Pereira
Leonardo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Leonardo é um jovem vimaranense que estuda Comunicação e Jornalismo, e que ambiciona ser jornalista, preferencialmente de desporto. Ele não consegue negar, gosta disto e é isto que quer fazer.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles volta a perder e Inter Milão está mais perto de conquistar a Serie A: eis a situação

O Nápoles perdeu em casa com a Lazio na jornada 33 da Serie A e volta assim a escorregar. Inter Milão fica mais perto de ser campeão.

Gonçalo Feio antevê FC Porto x Tondela: «Obviamente que o FC Porto é o favorito, mas é um jogo de futebol e um dos...

Gonçalo Feio fez a antevisão do FC Porto x Tondela, referente à jornada 30 da Primeira Liga. O encontro está marcado para as 20h30 deste domingo.

Swansea City de Vítor Matos perde em casa com o Southampton e Leicester City à beira da queda para o terceiro escalão do futebol...

O Swansea City de Vítor Matos perdeu em casa frente ao Southampton, na jornada 43 do Championship. A equipa do técnico português está no 15.º lugar do campeonato.

Francisco Neto após nova vitória de Portugal: «O balanço da dupla jornada é muito positivo»

Francisco Neto analisou o desfecho do Eslováquia x Portugal. Seleção Nacional Feminina ganhou por 2-1 em mais um jogo da qualificação para o Mundial 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer contratar João Cancelo mas não está fácil: eis o que diz a imprensa espanhola

Imprensa espanhola avança que o Benfica está interessado em contratar João Cancelo, porém que as hipóteses não favorecem as águias.

Campeonato de Portugal: Todas as equipas que se qualificaram e todas as despromovidas neste sábado de decisões

Foi um dia de decisões no Campeonato de Portugal. Há várias equipas que se qualificaram para a fase de subida e outras eliminadas.

Confirma-se a 1ª despromoção da Primeira Liga após vitória do CD Nacional

O CD Nacional venceu em casa o Alverca por 1-0 na jornada 30 da Primeira Liga. AVS SAD foi assim despromovido à segunda divisão.