Publicidade

Antevisão da época 2019/20: Northwest Division

António Pedro Dias · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Do lado Oeste, na Northwest Division, as mudanças não foram tão profundas mas há várias equipas com fortes aspirações ao título. Os Nuggets, Blazers e Jazz assumem-se como candidatas e todas se reforçaram no verão. Os Timberwolves procuram encontrar o seu caminho e os Thunder iniciam uma reconstrução forçada, após as saídas de Paul George e Westbrook.

DENVER NUGGETS

Fonte logos: NBA
Design: Bola na Rede

Classificação provável: 4.º lugar

Classificação 2018/19: 2.º lugar (eliminação na 2.ª ronda dos Playoffs)

Objetivo da temporada: Chegar à Final da Conferência

Aquisição sonante: Jerami Grant

Estrela: Nikola Jokic

A fantástica temporada regular dos Nuggets há um ano atrás acabou por passar para segundo plano devido à estranha derrota na 2.ª ronda dos playoffs. Os Nuggets desligaram completamente no jogo sete, em casa, e acabaram eliminados pelos Blazers. Um jogo que demonstrou algumas deficiências defensivas da equipa.

No novo ano, o objetivo é chegar à final da Oeste, mas a tarefa é ainda mais complicada. Para o conseguir, os Nuggets contam com a aquisição de Jerami Grant (ex-OKC) e a aparente recuperação de Michael Porter Jr., que ao seu melhor nível era um dos melhores jogadores escolhidos no draft há vários anos e oferece pontos na posição de extremo, algo que tem falhado à turma de Denver.

MINNESOTA TIMBERWOLVES

Fonte logos: NBA
Design: Bola na Rede

Classificação provável: 13.º lugar

Classificação 2018/19: 11.º lugar

Objetivo da temporada: Criar uma identidade e desenvolver os jovens

Aquisição sonante: Jarrett Culver

Estrela: Karl-Anthony Towns

Os Wolves continuam à deriva na NBA, sem real caminho ou ideia do que pretendem. Towns está a entrar no seu auge, Wiggins continua a não justificar o seu salário ou a confiança dos responsáveis da equipa de Minnesota. Há, no entanto, algum talento jovem a surgir e algumas das mudanças deste verão são interessantes. Mas os Wolves precisam de continuar a “aparar” o seu plantel e a dar tempo de jogo a quem realmente pode levar a equipa para outros patamares. Com a equipa como está, este será mais um ano penoso para a equipa de Ryan Saunders.

OKLAHOMA CITY THUNDER

Fonte logos: NBA
Design: Bola na Rede

Classificação provável: 12.º lugar

Classificação 2018/19: 6.º lugar (eliminação na 1ª ronda dos playoffs)

Objetivo da temporada: Remodelar o plantel

Aquisição sonante: Chris Paul

Estrela: Chris Paul

No fim da década, cai também a última peça daquele que um dia foi o Big 3 dos Thunder. Westbrook acabou trocado para os Rockets logo depois de confirmada a saída de Paul George e os Thunder lá terão de reconstruir a sua equipa (quase) do zero. Chris Paul deverá estar a prazo em OKC e mesmo Steven Adams não é certo que termine a temporada onde a começou. Gilgeous-Alexander é uma boa peça para começar a remodelação do plantel, mas será preciso mais do que isso. Entretanto, é de esperar algum tempo em que as dores de crescimento vão pesar em Oklahoma.

PORTLAND TRAIL BLAZERS

Fonte logos: NBA
Design: Bola na Rede

Classificação provável: 5.º lugar

Classificação 2018/19: 3.º lugar (eliminação nas finais de conferência)

Objetivo da temporada: Chegar às finais da NBA

Aquisição sonante: Hassan Whiteside

Estrela: Damian Lillard

Foi finalmente afastado o fantasma de épocas anteriores em Portland. Os Blazers chegaram às finais de conferência e foram uma das equipas em maior destaque na NBA, mesmo sem Jusuf Nurkic. Mas o que vem a seguir? Numa NBA que fugiu das super-equipas e passou às duplas, os Blazers podem tirar bom partido com o par Lillard-McCollum a comandar. A equipa do Oregon não é a favorita no Oeste, mas talvez viver na obscuridade não seja mau de todo. As aquisições de Whiteside e Bazemore provam a vontade de vencer já e com a Oeste em aberto, Dame e companhia têm de ser tidos em conta.

UTAH JAZZ

Fonte logos: NBA
Design: Bola na Rede

Classificação provável: 7.º lugar

Classificação 2018/19: 5.º lugar (eliminação na 1ª ronda dos playoffs)

Objetivo da temporada: Chegar às finais de conferência

Aquisição sonante: Mike Conley

Estrela: Donovan Mitchell

A eliminação dos Jazz na primeira ronda não surpreendeu, mas a temporada soube a pouco à equipa de Quin Snyder. Vai daí, os Jazz arriscaram muito e foram buscar jogadores “feitos” e com vontade de ganhar já. Conley e Bogdanovic oferecem qualidade extra que faltou à equipa no ataque, enquanto Jeff Green e Ed Davis complementam perfeitamente os jogadores que já se encontravam em Salt Lake City.

Mesmo com uma projeção mais baixa em relação à época passada, os Utah Jazz têm de ser consideradas uma das equipas a temer na próxima temporada, principalmente se Donovan Mitchell atingir um novo nível. O cinco inicial é um dos mais fortes e consistentes na Oeste e, sem lesões, esta poderá ser uma equipa muito perigosa.

Foto de Capa: NBA

Design: Bola na Rede

Artigo revisto por Diogo Teixeira

António Pedro Dias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Brasileirão: 19 treinadores já caíram e só quatro portugueses resistem

Leonardo Jardim lidera o Brasileirão ao comando do Flamengo, Abel Ferreira mantém-se no Palmeiras, Artur Jorge continua no Cruzeiro e Pedro Emanuel procura afirmar-se no Vasco da Gama. Luís Castro e Franclim Carvalho já ficaram pelo caminho. Dezanove treinadores já caíram no Brasileirão 2026. Entre a instabilidade que varre os bancos brasileiros, os portugueses resistem: seis passaram pelo campeonato e quatro continuam de pé. Fernando Diniz, atualmente no Corinthians, foi a mais recente vítima e já tinha sido afastado do Vasco da Gama no início da temporada. A dança das cadeiras começou ainda em fevereiro, com a saída do argentino Jorge Sampaoli do Atlético-MG, e transformou a mudança de treinador numa das imagens de marca da competição.Num campeonato onde a paciência parece cada vez mais curta e os resultados pesam imediatamente sobre os treinadores, a presença portuguesa ganha particular relevância. Dos seis técnicos que passaram pelo Brasileirão em 2026, quatro continuam no ativo e dois já ficaram pelo caminho. E entre os que resistem há perfis bem diferentes: da longevidade quase excecional de Abel Ferreira à estreia de Pedro Emanuel, passando pela liderança de Leonardo Jardim e pela reconstrução de Artur Jorge no Cruzeiro.

João Esteves · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.