Basquetebolistas de uma só equipa: Uma espécie rara | NBA

- Advertisement -

Cada vez mais, sinto que a NBA é um negócio. Apesar de ainda existir alguns jogadores que se mantêm na franquia na qual foram escolhidos, não são muitos os que se conseguem manter durante muitos anos.

Antigamente, víamos muitos basquetebolistas jogarem na mesma equipa ao longo da carreira: Kobe Bryant, Jerry West e Magic Johnson nos Los Angeles Lakers, Bill Russell e Larry Bird nos Boston Celtics, Tim Duncan e Manu Ginóbili nos San Antonio Spurs, Dirk Nowitzki nos Dallas Mavericks e Reggie Miller nos Indiana Pacers.

Neste momento, existem seis jogadores que se mantém na mesma equipa há pelo menos dez épocas consecutivas: Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green nos Golden State Warriors, Damian Lillard nos Portland Trail Blazers, Bradley Beal nos Washington Wizards e Udonis Haslem nos Miami Heat.

A longevidade do trio dos Warriors é um dos grandes motivos para as várias conquistas do clube de São Francisco. A par de Udonis Haslem, que já está nos Heat há 19 épocas, são os únicos jogadores que nós “temos” a garantia de que vão terminar a carreira no clube que iniciaram na NBA, sem nunca terem sido trocados.

Em relação aos outros dois basquetebolistas, Damian Lillard e Bradley Beal, a permanência não é assim tão garantida como parece. Ambos estão em franquias que estão longe de um dos  lugares que dá acesso aos play-in. As decisões dos líderes dos clubes não têm sido as melhores: os Blazers trocaram CJ McCollum e Gary Trent Jr. nas últimas duas épocas e os Wizards fizeram negócios que não elevaram a franquia para um patamar superior.

Se ambos continuarem nas equipas que representam até ao final da carreira, será por amor à franquia, algo que não se vê muito na NBA, especialmente quando não se ganha títulos e também poderá ser pelos contratos com um grande valor monetário.

Outros jogadores que eu acredito que nunca vão sair do único clube que jogaram, até ao momento, na NBA: Giannis Antetokounmpo dos Milwaukee Bucks, Joel Embiid dos Philadelphia 76ers, Luka Doncic dos Dallas Mavericks, Trae Young dos Atlanta Hawks, Jayson Tatum e Jaylen Brown dos Boston Celtics, Devin Booker dos Phoenix Suns, Nikola Jokic dos Denver Nuggets e Karl-Anthony Towns dos Minnesota Timberwolves. Apesar de ser uma lista com alguns nomes, é pouca quando se nota que há centenas de jogadores na NBA.

É muito complicado na NBA ver um jogador que não é uma superstar a ficar na mesma equipa durante muitos anos. Em muitos casos, o jogador até poderá querer ficar e continuar ou criar um legado na equipa, mas, por motivos financeiros ou por decisão dos líderes das franquias, acabam por não ficar. Mas, nem sempre é assim. LeBron James e Kevin Durant são basquetebolistas de topo mundial que decidiram não ficar na mesma equipa ao longo das suas carreiras.

Hoje em dia, é muito raro encontrar um jogador que fique na mesma franquia durante vários anos e que goste de verdade. Existe o caso de Kyrie Irving que disse aos fãs dos Boston Celtics que “está a planear assinar um contrato com os Celtics, se os fãs ainda o quiserem”, mas acabaria por assinar pelos Brooklyn Nets.

Temos de agradecer aos jogadores que se mantêm no mesmo clube que começaram profissionalmente. A esses, espero que continuem a fazer aquilo que mais gostam, no clube que representam. A NBA precisa de mais jogadores assim.

Foto de Capa: NBA

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho faz antevisão do Estoril Praia x Benfica AO MINUTO

José Mourinho realizou a antevisão do Estoril Praia x Benfica. Embate diante dos canarinhos é o último jogo das águias na época.

RB Leipzig tenta desviar Sergi Altimira do Sporting: Clube alemão já reuniu com o médio

Numa altura em que o Sporting negocia a contratação de Sergi Altimira, o RB Leipzig entrou na corrida pelo médio do Real Bétis.

Mjallby vence Taça da Suécia e conquista dobradinha inédita

O Mjallby venceu a Taça da Suécia pela primeira vez na carreira. Conjunto sueco junta a Taça ao campeonato e conquista Dobradinha.

Sérgio Conceição analisa vitória do Al Ittihad: «Fizemos um jogo muito positivo»

Sérgio Conceição analisou o triunfo do Al Ittihad diante do Al Ettifaq. Vitória permite ao conjunto orientado pelo português subir ao quinto lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis vai jogar Champions League e tem internacional português como contratação de sonho

O Real Bétis quer fechar a contratação de Fábio Silva. Avançado português cogita a saída do Borussia Dortmund.

Gabri Veiga aborda os comentários de Frederico Varandas: «Foi algo que se transformou numa grande gasolina»

Gabri Veiga explicou o impacto dos comentários de Frederico Varandas na motivação do plantel do FC Porto, abordando também outros temas.

Renato Paiva tem novo clube na carreira e vai regressar ao México

Renato Paiva vai voltar ao México. O treinador português assumirá o comando técnico do Santos Laguna por duas épocas.