logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Bill Russell | A definição de basquetebolista

modalidades cabeçalho

Bill Russell é um nome que ficará marcado para sempre nos livros da NBA. Um dos mais influentes de sempre da liga norte-americana partiu no último dia de julho de 2022 e, apesar de ter falecido com 88 anos, a morte do antigo número 6 dos Boston Celtics mexeu com os fãs da NBA.

Não, não estamos a falar de um jogador que ganhou alguns títulos na liga mais competitiva de basquetebol do mundo. Bill Russell é o basquetebolista que mais anéis conquistou ao longo da sua carreira, em (apenas) 13 anos de carreira, o antigo número 6 dos Celtics venceu 11 vezes! Ele necessitava de uma terceira mão (ou de um dedo extra) para ter um anel em cada dedo da mão!

Não, não estamos a falar de apenas um jogador que se tornou treinador. Estamos a falar do primeiro treinador afro-americano da história da NBA, e o primeiro a conquistar um anel. Bill Russell só sabia fazer história, especialmente nos Boston Celtics.

Não, não estamos a falar de um basquetebolista que era apenas um dos vários que pertencia ao plantel dos Boston Celtics. Bill Russell conquistou cinco prémios de MVP da liga enquanto jogava, e é o segundo, a par de Michael Jordan com mais troféus de MVP, apenas atrás de Kareem Abdul-Jabbar.

Não, não estamos perante um jogador que não se diferenciava perante os restantes. A par do seu antigo rival Wilt Chamberlain, o antigo número 6 dos Celtics conseguiu mais de 50 ressaltos num só jogo! E ainda venceu quatro prémios de campeão de ressaltos da NBA.

Não, não estamos a falar de um basquetebolista que apenas marcou a NBA, marcou o mundo. Em 2011, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, entregou-lhe a medalha da liberdade (Presidential Medal of Freedom), devido aos seus desempenhos dentro e fora do campo. Bill Russell foi uma voz forte na luta pelos direitos civis.

Não, não estamos a falar de um jogador dos Celtics que não rivalizou com nenhuma equipa. A história entre os Los Angeles Lakers e os Bostons Celtics deve-se muito aos jogos entre Bill Russell e companhia frente a Jerry West (a imagem do logo da NBA) e companhia. Dois nomes que ficarão na história do desporto.

Não, não estamos a falar de um jogador que ninguém vai se lembrar daqui a 50 anos. Bill Russell detém vários recordes, troféus e prémios. A camisola número 6 dos Boston Celtics jamais será usada por outra pessoa, devido ao contributo extraordinário do antigo poste. O vencedor de 11 anéis está entre os 75 melhores de sempre.

Não, não estamos a falar de um jogador que eu vi a jogar. Não tive, infelizmente, a experiência de ver um jogo completo de Bill Russell entre 1956 e 1969. É um facto. Apenas tive a oportunidade de visualizar vídeos e ouvir histórias sobre o antigo número 6 dos Celtics. E isso, foi suficiente para perceber que Bill Russell é único na história da NBA.

Bill Russell despediu-se do mundo a 31 de julho, aos 88 anos, e ninguém ficou indiferente. Adam Silver afirmou que o vencedor de 13 campeonatos (11 como jogador e dois como treinador) é o “maior campeão da história da NBA”. Daqui a 50 anos, eu sei que Bill Russell irá ser visto como um dos melhores de sempre da maior liga de basquetebol do mundo e um grande ser humano.

Foto de Capa: NBA

O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA