- Advertisement -

Há quem diga que começam a faltar palavras para classificar esta época dos Boston Celtics – se concordasse, acharia impossível escrever este texto.

É verdade. Mais uma vez, os Celtics provam que têm a sua própria matemática e esmifram as probabilidades. Os Philadelphia 76ers – esses que, quando muito, perdiam um ou dois jogos nesta série – foram eliminados em cinco. Ganharam um jogo, perderam quatro, desiludiram e foram para casa.

Depois de uma expetativa desmedida após a vitória na primeira ronda frente aos Miami Heat, depressa se percebeu que ainda faltam uns quantos danoninhos para esta equipa poder competir por algo mais do que uma presença nas finais de conferência.

No entanto, mais preocupante do que a bolha de favoritismo criada à volta dos Sixers, foi a desvalorização constante daquilo que é a equipa dos Celtics.

Os jovens jogadores dos Celtics acalentam como poucos veteranos. Defensivamente todos cumprem. O jogo ofensivo tem, de facto, as suas deficiências, mas os meses finais da época – já sem Kyrie Irving, a maior ameaça no ataque – desvendaram a essência desta equipa: Next man up. Fosse quem fosse, todos os jogadores dos Celtics contribuíram com boas prestações ao longo da época.

O rookie Jayson Tatum impressionou contra os Sixers, marcando sempre mais de 20 pontos em cada um dos cinco jogos
Fonte: NBA

Nestes playoffs tem sido mais do mesmo, portanto qual é a surpresa? Acredito mesmo que os Celtics podem vencer aos Cleveland Cavaliers nas finais do Este. Se apostaria dinheiro contra LeBron? Não, mas acredito que, de alguma forma, Brad Stevens (o técnico dos Celtics) consegue expor as debilidades dos Cavs ao ponto de LeBron James não ser suficiente. Acredito mesmo, só não acho que vá acontecer.

Sou o maior defensor desta equipa dos Celtics, só que é impossível apostar contra LeBron. Está a fazer a sua melhor época no décimo quinto ano de NBA. Acabou de varrer os Raptors – que ficaram em primeiro na época regular. É simplesmente impossível negar que sozinho pode levar a sua equipa à vitória.

Não estou a ser coerente com os meus sentimentos, é verdade. Resumo isto desta forma: os Celtics são melhor equipa, os Cavs têm o melhor jogador do mundo. Do lado de Boston só Brad Stevens pode descodificar este enigma e ganhar no tabuleiro de xadrez, ou seja, mais do que Celtics vs Cavaliers, esta final será Brad Stevens vs LeBron James.

O que é que falta, então, aos Celtics? O mesmo que falta aos Sixers: uns danoninhos, a sorte (ou será azar?) é que os dos Celtics estão na enfermaria.

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Gustavo Carvalho
Gustavo Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
Gustavo é um sujeito moderadamente eloquente, só que no que toca ao desporto é inevitável mandar um bom bitaite. Jogou futsal federado e uma vez foi expulso porque cortou a bola com a mão em cima da linha de golo. O guarda-redes defendeu o penálti: um motivo para celebrar, não fosse o facto da equipa estar a perder 6-1. Para ele a mística de uma equipa é essencial, daí ser um fervoroso adepto do FC Porto e dos Boston Celtics. Consegue, orgulhosamente, ter conversas bem nerds sobre basquetebol. Tenta dar uns toques no humor, mas sem comprometimentos.                                                                                                                                                 O Gustavo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo oficializa Leonardo Jardim como novo treinador do clube e sucessor de Filipe Luís

Leonardo Jardim foi oficializado como novo treinador do Flamengo. Técnico esteve no clube esta quarta-feira e já assinou contrato.

De Arruabarrena: «Não duvidei nem por um segundo e fiz todos os possíveis para regressar ao Arouca»

O guardião De Arruabarrena está de regresso ao Arouca. Em entrevista, o jogador afirmou que nunca hesitou quanto ao seu objetivo de voltar.

Onde ver o PSG x AS Mónaco da 25.ª jornada da Ligue 1

O PSG vai receber o AS Mónaco num encontro da 25.ª jornada da Ligue 1. Este será o terceiro embate entre as duas equipas em 2026.

Fernando Santos destaca ligação ao Estoril Praia em dia de celebração no clube: «É a minha casa»

O treinador campeão europeu Fernando Santos marcou presença na inauguração da nova Academia Estoril Sol, numa cerimónia que reuniu antigas e atuais figuras ligadas ao clube.

PUB

Mais Artigos Populares

John Obi Mikel questiona treinador no Chelsea: «Por que é que coloca o Cole Palmer a jogar fora de posição?»

O ex-jogador nigeriano John Obi Mikel, figura respeitada em Inglaterra, não hesitou em comentar a decisão do treinador do Chelsea, Liam Rosenior, de não colocar Cole Palmer como número 10.

Ibrahima Ba cresce no Famalicão: «Não se pode ter medo deste ou daquele avançado»

Ibrahima Ba promovido esta época ao plantel principal depois de uma fase nos sub‑23, conquistou um lugar na defesa com trabalho e determina­ção, algo considera essencial para evoluir num clube competitivo como o Famalicão.

Samuel Umtiti recorda épocas no Barcelona e momentos com Messi: «Ele convidava-me porque eu era péssimo a jogar»

Samuel Umtiti, ex-jogador, esteve no Camp Nou para comentar a vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid na Taça do Rei, e aproveitou para recordar a sua passagem pelo clube e a convivência com Lionel Messi.