Mr. Gregg Popovich

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades
Um dos melhores treinadores da história. Cinco títulos de campeão. Três vezes Coach of the Year. Uma das maiores figuras da liga. Uma filosofia diferente.

Na sua vigésima primeira época ao comando dos San Antonio Spurs, Gregg Popovich é bem conhecido por todos. Antes de tudo o resto, reconhecemos-lhe o seu sucesso desportivo: desde que chegou apenas falharam os PlayOffs na sua primeira temporada e, desde aí foram sempre terceiros ou melhor na sua conferência.

Os Spurs de Popovich são, de facto, uma das equipas mais bem-sucedidas da NBA desde 2000. E mais do que os títulos, será preciso relembrar o estilo, a forma ímpar de jogar bom basquetebol.

Baseando-se numa defesa sólida, capaz de controlar o mais temível e avassalador dos adversários, onde todos têm um papel decisivo e onde as ajudas são preponderantes. Os cinco comandados por Pop que sobem a palco funcionam como um só, sempre bem coordenados e sempre com uma imensurável vontade de proteger o seu cesto.

É o ataque que diferencia os motivadores dos grandes treinadores, e este senhor é ambos. Se defensivamente impera a organização a garra de ganhar, o ataque é espetacular, exuberante e letal. Um principio básico, que se ensina aos miúdos, e completamente apaixonante: partilha da bola. Passes e mais passes, acompanhados por uma quase frenética movimentação de todos os jogadores, sempre na busca da melhor solução, do chamado “homem sozinho”. O mínimo de isolation moves, não existe dependência de nenhum jogador e todos são capazes de meter a bola lá dentro. Dinâmico e organizado, acaba por ser espetacular sem afundanços monstruosos e sem alley-oops no contra-ataque.

Não raras vezes Tim refere-se a Pop como um segundo pai Fonte: ESPN
Não raras vezes Tim refere-se a Pop como um segundo pai
Fonte: ESPN

Nas equipas deste treinador não existem estrelas, todos são importantes, mais, todos são fundamentais. Tim Duncan, um dos melhores de sempre, é alguém que encaixa na perfeição neste perfil, nunca lhe vimos as exuberâncias que seriam de esperar a alguém da sua enormíssima qualidade. Foi o grande parceiro de Pop, construíram juntos um verdadeiro legado na equipa texana. Reza a lenda que o treinador fez questão de conhecer pessoalmente Timy, o seu contexto emocional e as suas origens socias, pois acreditava que se tratava do futuro líder da sua equipa. E assim foi.

João Dinis
João Dinishttp://www.bolanarede.pt
As olheiras diárias provam a paixão que tem pela NBA. A emoção de cada jogo e toda a envolvente da liga estão sempre debaixo de olho. Sonha ver os laivos dourados do Larry O’Brien de regresso a Nova Iorque.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estreia de sonho: Héctor Hernández dá a vitória ao Gil Vicente nos minutos finais diante do Moreirense

O Moreirense recebeu o Gil Vicente num encontro relativo à 21.ª jornada da Primeira Liga. Os gilistas venceram por 3-1 com dois golos nos instantes finais.

Os 5 destaques do Estrela da Amadora 1-0 Santa Clara

O Estrela da Amadora recebeu e venceu o Santa Clara por uma bola a zero, num encontro a contar para a 21.ª jornada da Primeira Liga.

Estrela da Amadora vence o Santa Clara por 1-0

O Estrela da Amadora recebeu e venceu o Santa Clara por uma bola a zero, num encontro a contar para a 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto leva a melhor no Clássico e iguala o Sporting na classificação da Primeira Liga de Basquetebol

O Sporting recebeu o FC Porto, este sábado, num encontro relativo à 14.ª jornada da Primeira Liga de Basquetebol. Dragões venceram por 82-78.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal vence Sunderland com bis de Viktor Gyokeres, hat-trick de Cole Palmer e sortes distintas para os treinadores portugueses na Premier League

O Arsenal derrotou o Sunderland no Emirates e o West Ham de Nuno Espírito Santo venceu o Burnley na 25.ª jornada da Premier League.

Foi alvo do Benfica em janeiro e assume: «Poderia esperar um pouco mais de cooperação»

Stije Resink foi apontado ao Benfica no mercado de inverno, mas acabou por manter-se ao serviço do Groningen.

Benfica x Alverca: ribatejanos contam com antigo jogador dos encarnados, mas têm baixa importante confirmada

O Benfica e o Alverca enfrentam-se a partir das 20h30 de domingo, num encontro a contar para a 21.ª jornada da Primeira Liga.