Jamal Crawford: A «velha» cara conhecida que retorna à NBA

Jamal Crawford, extremo-base de 40 anos com 20 anos de experiência na liga milionária, retorna à NBA depois de mais de metade da época sem ofertas! O extremo-base irá atuar pelos Brooklyn Nets até ao final da época, equipa que se encontra sem a sua principal estrela em Kyrie Irving, e que conta com baixas como DeAndre Jordan, Spencer Dinwiddie, Wilson Chandler e ainda Taurean Prince.

Crawford será uma boa ajuda ofensiva para a equipa que se encontra em sétimo lugar na sua conferência, que ainda não tem o passaporte carimbado para os Playoffs, uma vez que ainda serão jogados oito jogos.

Crawford é conhecido pela sua garra no meio campo ofensivo e por ser uma “arma secreta” a partir do banco que gera pontos facilmente. Depois de nas suas duas últimas épocas profissionais ter sido um jogador um pouco aquém daquilo que nos habituou, Crawford viu a sua carreira estar em risco de terminar, não tendo nenhuma oferta de uma equipa da NBA durante a pré-temporada e toda a época de 2019/2020.

Apesar de, na época 2017/18, ainda ter sido uma peça fundamental na segunda unidade dos Minnesota Timberwolves, tendo médias de 20.7 minutos por jogos, produzindo 10.3 pontos por jogo juntamente com 2.3 assistências, a sua última época, 2018/2019, com os Phoenix Suns foi algo apagada, ofensivamente. Apesar de as memórias para os fãs do três vezes “Sixth Man of The Year” serem boas, contando com game-winners e ainda um jogo de 50 pontos para a despedida com a camisola dos Suns, a época foi algo desapontante. Com médias de 7.8 pontos por jogo em apenas 39.7% de eficácia, contando ainda com uns sólidos 19 minutos por jogo, Crawford já parecia algo “veterano”.

Crawford marcou 51 pontos, no último jogo da época ao serviço dos Phoenix Suns
Fonte: Phoenix Suns

Apesar de os números não serem de todo preocupantes quando se trata de um jogador de 39 anos (na altura), o problema não é de todo o ataque, mas sim a defesa. Grande parte dos “General Managers” afirmam que, apesar da sua facilidade ofensiva para gerar pontos ou até jogadas para os colegas de equipa, na defesa, Crawford é um risco. Não contando com o facto de, na sua última época, ter tido ainda 1.6 turnovers por jogos, Crawford teve um dos piores “plus/minus” da NBA, com -2.9 (significa que, em 100 posses de bola, Crawford contribui 3.9 pontos defensivos abaixo da média de um jogador da NBA). A defesa é a principal debilidade do extremo-base de 40 anos e, geralmente, o lado do campo onde a idade mais pesa.

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Fonte anuncia fim da carreira como futebolista profissional

Rui Fonte anunciou o fim da carreira como futebolista profissional. O avançado fechou o ciclo aos 35 anos.

Avançado do Bayern Munique confirma: «Quero ficar»

Kingsley Coman confirmou que tem a intenção de ficar no Bayern Munique. O avançado francês tem contrato até 2027.

Zé Pedro após derrota do FC Porto: «Quero pedir desculpa aos adeptos pela desilusão»

O FC Porto perdeu com o Inter Miami por 2-1 na segunda jornada do Mundial de Clubes 2025. Zé Pedro analisou derrota.

Eis os critérios de desempate na fase de grupos do Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 encontra-se na fase de grupos e apenas 16 equipas terão lugar na próxima fase da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Como o FC Porto pode avançar no Mundial de Clubes 2025 após derrota com o Inter Miami?

O FC Porto perdeu com o Inter Miami por 2-1 na segunda jornada do Mundial de Clubes 2025. Eis as contas dos dragões.

Martín Anselmi: «Faltou atitude para ganhar os duelos e a nível tático coloco-me responsável porque devíamos ter encaixado antes»

Martín Anselmi abordou o encontro entre o FC Porto e o Inter Miami, relativo à segunda jornada do Mundial de Clubes 2025.

Lionel Messi comenta golo de livre: «Vi que o guarda-redes estava um pouco mais no meio»

Lionel Messi abordou o encontro entre o FC Porto e o Inter Miami, relativo à segunda jornada do Mundial de Clubes 2025.