📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Joel Embiid, o próximo MVP? | NBA

- Advertisement -

Os Philadelphia 76ers têm estado a ter um uma excelente época, até agora, e os desempenhos de Joel Embiid têm sido o fator principal. Os Sixers têm talento sólido à volta de Embiid, mas não há dúvidas de quem é o melhor jogador da equipa.

Ninguém no 76ers está perto de ter a mesma produção que Embiid está a ter e esta equipa inclui jogadores bastantes talentosos como Ben Simmons, Tobias Harris, Dwight Howard e Seth Curry. Joel Embiid colocou os Sixers nas suas costas esta temporada e isso colocou-o no topo da corrida para MVP.

Pode-se argumentar que Joel Embiid é o melhor poste da NBA neste momento, e ele pode mudar completamente a cultura da NBA, daqui para frente. Ele é um pesadelo para os adversários e levou o 76ers ao melhor recorde da Conferência Este.

O último poste a levar para casa o prestigioso prêmio de jogador mais valioso da NBA foi Shaquille O’Neal, em 2000. Há muitas coisas que influenciam um jogador para ser um MVP da NBA, e Joel Embiid corresponde a todas, até agora.

Neste artigo, vou explicar o porquê de achar que Joel Embiid merece ser nomeado o MVP da época regular de 2020/2021.

Produção Ofensiva e Papel Mental

A razão mais óbvia que explica o reconhecimento que Embiid tem tido esta época, são as médias monstruosas que o poste anda a ter. Ele tem jogado como o melhor poste da liga e o seu impacto tem sido sentido na NBA.

Embiid, nos *24 jogos em que participou, esta época, está com médias de 31 pontos, três assistências e 11 ressaltos com médias de 54% de FG e 40% de triplo, com 3 tentativas por jogo e 85% de lances livres, com onze tentativas por jogo. Para além disso, se olharmos para as medidas avançadas, em especial atenção para a medida estatística PER ou player efficency rating, que basicamente resume a contribuição estatística de um jogador em um único número, Embiid está com 32, que caso consiga manter, é um recorde de NBA.

*Médias registadas até ao dia 21/02/2021

Para além disso, Embiid tem assumido a mantra de líder desta equipa, um salto que esperávamos que jogador conseguisse dar nos últimos anos. Ele é o líder da organização de Philadelphia e traz energia e paixão cada vez que entra no campo, que é evidente na forma como joga. Doc Rivers conseguiu libertar o monstro que existe dentro de Embiid e os Sixers tornaram-se na melhor equipa da conferência Este por isto.

Para ser honesto, nenhum jogador está perto de igualar a produção de Embiid a exceção de Jokic, que está a ter uma época impressionante também. O impacto que Embiid tem tido na sua equipa tem sido notado pela Liga, dado que ele foi nomeado para um dos cincos iniciais do All Star Game e tem provado que é o MVP da sua equipa e muito provavelmente, no final da época, o MVP da NBA.

Produção defensiva

Para além dos seus números ofensivos ridículos, Embiid, como já referi, *está com médias de 11 ressaltos, 1.3 roubos de bola e 1.2 desarmes de lançamento, com apenas duas faltas por jogo. Ele também consegue baixar a percentagem de FG dos seus adversários por 8%, que neste momento é um dos melhores da NBA.

*Médias registadas até ao dia 21/02/2021

Não é preciso ser um grande observador para notar que o tamanho e a envergadura de braços de Embiid torna-o num jogador muito difícil de conseguir marcar pontos contra. Ele consegue absorver o contacto e tem o comprimento para conseguir alterar lançamentos e, a sua baixa média de faltas, torna-o num jogador bastante frustrante para equipa adversária e um pesadelo nos esquemas atacantes de treinadores.

Para concluir, Embiid merece o MVP por várias razões, mas a sua versatilidade defensiva para além da sua capacidade ofensiva torna-o num jogador único na sua geração.

Foto de Capa: NBA

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.