Leva tu a bola! | Os bases na NBA

- Advertisement -

O jogo do basquetebol tem sofrido enormes mutações com o desenrolar dos anos. Os triplos-duplos fazem parte do quotidiano moderno da NBA, os postes tradicionais parecem dissipar-se, os triplos são a nova primazia do basquetebol atual…Contudo, se pensarmos em específico na posição do base, é uma das que mais se modificou com o passar dos anos.

Fomos de uma ideia que um base deve ser o jogador mais preocupado com o sucesso dos seus companheiros, com a formação de bases «pass first» tais como Chris Paul ou Steve Nash, para a ideia que um base deve ser a principal arma ofensiva da equipa, através da conquista de pontos, com a formação de bases como Stephen Curry ou Kyrie Irving. Isto, claro, na esfera da NBA. Não quero globalizar esta ideia, mas sabemos bem como um jogador ou uma equipa podem metamorfosear as filosofias e ideologias precedentes, por todo o mundo.

Esta mistura de ideias, com o point guard a ser o jogador chave em todo o percurso ofensivo da equipa, formou uma ideosincrasia muito específica de bases para a nova geração da NBA: Doncic, Trae Young, LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Ben Simmons são meros exemplos disso mesmo. Reparem, todos são bases e três destes mencionados têm cerca de 2 metros de estatura (!), algo que há 20/30 anos não acontecia. Ninguém, outrora, pensava num jogador com 2 metros (ou mais) para transportar a bola e ser o cérebro ofensivo da equipa.

Obviamente há exceções, como era então Magic Johnson, mas não passava disso, de uma excepção e de um jogador geracional. Hoje já temos mais jogadores desta estatura a fazer esse papel e mais importante ainda, temos jogadores que não são bases de raíz cada vez mais a desempenhar a função de um base no jogo. E este é o ponto principal do artigo.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Galatasaray recorda história e pede aplausos em Alvalade: «Também dei uma ajuda ao Sporting para ser campeão»

Okan Buruk fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Técnico recordou história curiosa de 2020.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Manchester City

O Manchester City venceu o FC Porto por 2-0, na 1.ª jornada da Champions League. Eis os destaques do encontro.

Manchester City vence FC Porto na primeira jornada da Champions League

O Manchester City derrotou o FC Porto por 2-0 em jogo a contar para a primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Real Madrid de José Mourinho vence Inter Milão e entra com o pé direito na Champions League: eis todos os resultados

O Real Madrid venceu em casa o Inter Milão por 2-1 na primeira jornada da Champions League. Fica com os resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth de António Silva goleia com hat-trick de Ryan Christie e avança na Taça da Liga Inglesa: eis os resultados

Realizou-se esta terça-feira mais jogos da Taça da Liga Inglesa. Vê os resultados, quem avançou e quem foi eliminado.

Okan Buruk elogia Sporting e admite: «Perderam alguns jogadores, mas penso que têm um plantel muito bom»

Okan Buruk fez a antevisão do Sporting x Galatasaray da Champions League. Jogo corresponde à primeira jornada da fase de liga.

Manchester City inaugura o ativo no Estádio do Dragão com golo de Erling Haaland

O FC Porto defronta o Manchester City na Champions League. Erling Haaland inaugura o ativo aos 47'.