A Corrida a MVP está ao rubro | NBA

    modalidades cabeçalho

    A NBA aproxima-se do meio da temporada, contando com muitas surpresas, e especialmente, muita diversidade na qualidade de equipas. No Oeste, os atuais campeões em título, Golden State Warriors encontram-se numa posição desconfortável na tabela, ocupando a nona posição e vendo a estrela Stephen Curry lidar com uma lesão. Já no topo, estão os Denver Nuggets (24-13) liderados pelo atual MVP, Nikola Jokic, porém, a concorrência é feroz e as mudanças na liderança são recorrentes.

    Aos Nuggets seguem-se os Memphis Grizzlies (23-13), New Orleans Pelicans (23-14) e ainda os Dallas Mavericks (22-16).

    Com tantas equipas na corrida, são vários os jogadores que dia sim, dia sim apresentam números surpreendentes nesta época recheada de grandes exibições.

    Um dos destaques é Luka Doncic. O esloveno tem feito médias de 34,3 pontos, 8,9 assistências e 8,8 ressaltos e neste momento lidera os Mavericks até à quarta posição no Oeste, contudo, apesar de ocupar neste momento o terceiro lugar na corrida a MVP da NBA, o point guard tem escalado o ranking de semana em semana.

    Luka é algo de extraordinário, mas enfrenta vários jogadores, e apenas no Oeste.

    Um deles é a estrela de Memphis, Ja Morant, que está a perseguir o primeiro lugar do Oeste e os seus números, por si só também merecem respeito: 27,2 pontos, 8 assistências e 6,2 ressaltos por jogo.

    No topo, tanto pela equipa, como no Ranking da NBA, está Nikola Jokic que venceu por duas vezes consecutivas o prémio de MVP e agora é dos favoritos a vencer novamente. Se o fizer, será o primeiro a conquistar o prémio de MVP por três ocasiões seguidas (2021, 2022, 2023) desde Larry Bird (1984, 1985, 1986).

    Os números do Joker são bastante impressionantes para a sua posição: 25,6 pontos, 10,8 ressaltos e 9,5 assistências. Está muito próximo de apresentar um triplo duplo como média e tudo isto, ao lançar com uma eficácia de 61,5%.

    Estes são os candidatos principais no Oeste, todavia, na conferência oposta há várias opções sólidas.

    Os atuais líderes no Este são os Boston Celtics (26-12) e claro, o melhor jogador Jayson Tatum tem sido o principal candidato a MVP na conferência.

    Esta temporada, Jayson Tatum atingiu um novo máximo de pontos por jogo (30,9), 8,1 ressaltos e 4,1 assistências. Mas o mais valioso é o registo dele frente a outros candidatos, contando com vitórias frente a Luka Doncic, Ja Morant, Kevin Durant e Giannis Antetokounmpo.

    Atrás dele, estão duas equipas esfomeadas pelo topo, tanto os Milwaukee Bucks (24-13) como os Brooklyn Nets (25-12) estão colados aos Celtics.

    Kevin Durant é o líder da equipa de Brooklyn  com 29,6 pontos, 6,8 ressaltos e 5,5 assistências por jogo. Neste momento os Nets levam uma série consecutiva de 12 vitórias e aproximam-se do primeiro lugar, tal como Kevin Durant vai subindo no ranking.

    Em Milwaukee, temos o antigo MVP Giannis Antetokounmpo que continua a registar números assustadores. Esta temporada as suas médias são de 32,8 pontos, 11,8 ressaltos e 5,2 assistências, para acrescentar ainda que está no top 5 da NBA em pontos e ressaltos por jogo.

    Temos vários candidatos que podem ganhar este ano, mas apenas um pode conquistar o novo e tão cobiçado Michael Jordan MVP Award.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Marcos Brea
    Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
    O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.