NBA Finals – Jogo 6, Miami Heat 93-106 LA Lakers: A 17.ª dos Lakers!

- Advertisement -

A CRÓNICA: LOS ANGELES LAKERS VENCEM JOGO 6 E CONQUISTAM O CAMPEONATO PELA 17.ª VEZ.

Dez anos depois, “The Los Angeles Lakers are the NBA Champions”. Após muitas épocas de ausência nos playoffs (seis) e o recém falecimento de uma das maiores lendas da equipa e da NBA, Kobe Bryant, os LA Lakers conquistaram o campeonato da NBA no sexto jogo da NBA Finals, contra os Miami Heat. A maior estrela dos novos campeões foi LeBron James.

“King James” conquistou pela quarta vez na carreira e pela primeira vez nos Lakers, o NBA Finals MVP – ganhou duas vezes nos Miami Heat e uma vez nos Cleveland Cavaliers.

Antes do jogo, o favoritismo estava no lado dos Lakers, que só estavam a apenas um jogo de conquistar o título. Frank Vogel surpreendeu ao incluir Alex Caruso no 5 inicial da equipa de Los Angeles – ninguém diria que o Caruso foi undrafted no NBA Draft 2016 e jogou três épocas na G-League.

No primeiro período, a equipa de Los Angeles entrou muito forte e acabou a ganhar por 7 pontos. Tudo se deveu à forte entrada de Anthony Davis (8 pontos, 3 assistências e 1 ressaltos) e de LeBron James (9 pontos, 3 assistências e 5 ressaltos). No lado dos Heat, destaque para Duncan Robinson que acertou dois triplos.

No entanto, o maior destaque do período foi o regresso de Goran Dragic. O experiente jogador eslovaco estava de fora desde o jogo 1, onde se lesionou com alguma gravidade. É sempre bom ver os jogadores de volta ao campo.

Se pensavam que o primeiro período dos Lakers já tinha sido forte, o segundo foi ainda melhor. A equipa de Los Angeles voltou para o balneário a ganhar por 28 (!) pontos. O grande destaque do segundo período foi Ronjo Rondo que conseguiu 9 pontos, 2 assistências, 3 ressaltos e 6 cestos acertados em 6 tentativas. Há dez anos, Rondo jogou contra os Lakers, nas finais de 2010, pelos Boston Celtics – o maior rival dos LA Lakers… Como os tempos mudam!

O antigo jogador dos Celtics foi fundamental no pick and roll da equipa de Frank Vogel. No lado dos Heat, apesar de ter tido uma primeira parte mais apagada, Jimmy Butler foi o melhor jogador: 5 pontos, 3 assistências, 5 ressaltos e 1 bloqueio de bola. Após o desgaste no último jogo, era complicado manter o ritmo para o jogo de hoje (36-64).

No regresso ao jogo, no terceiro período, esperava-se que os LA Lakers jogassem com um ritmo mais baixo, porém não foi o que aconteceu. Acabaram o período com uma vantagem de 29 pontos (mais um do que no segundo período) e chegaram a ter uma vantagem de 36 pontos. Impressionante! O maior destaque foi LeBron James. “King James” foi fundamental ao marcar 8 pontos, ganhou 3 ressaltos e fez 3 assistências. Com um jogador destes, é muito mais fácil ganhar jogos. Miami Heat muito aquém das expetativas…

No quatro e último período do jogo e da temporada, Heat entraram muito bem e reduziram a desvantagem de 29 pontos para 21. Porém, a vantagem dos Lakers nunca teve colocada em causa. O destaque dos Lakers no último período foi LeBron James. Foi um excelente período para completar mais um belo jogo da maior estrela de Los Angeles: 9 pontos, 3 ressaltos e 1 assistência.

Nos Miami Heat, Bam Adebayo foi quem teve melhor no último período: 10 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências e 1 bloqueio de bola. Ele tem um grande futuro na NBA. Com a vitória dos Lakers (93-106), e a consequente conquista do campeonato, a temporada da NBA termina após um época atípica. Foi a 17.ª vez que os LA Lakers conquistaram o campeonato da NBA.

Após vários meses de basquetebol jogado numa “bolha”, o maior campeonato de basquetebol do mundo terá as suas férias. Até à próxima época!

Resultado: Miami Heat 93-106 LA Lakers (20-28 / 16-36 / 22-23 / 35-19)

 

A FIGURA

LeBron James – É o quatro anel e a terceira vez que conquista o prémio de NBA Finals MVP. Totalmente merecido. Foi mais um excelente jogo de King James: 28 pontos, 14 ressaltos, 10 assistências, 1 roubo de bola e apenas 1 turnover. Ah, e é o jogador mais triplo-duplos nas NBA Finals: 11. Ninguém diz que está quase a fazer 36 anos.

 

O FORA DE JOGO

Miami Heat – A equipa começou e acabou a série da mesma forma: com uma derrota humilhante. Para todos os intervenientes da equipa de Miami, foi um jogo que ficará na memória e não é pelos melhores motivos. Mas, apesar do jogo abaixo do esperado, foi uma ótima campanha dos Heat na temporada. Não previa a presença da equipa de Erik Spoelstra na final. Surpresas serão sempre bem-vindas! Espero que mantenham o ótimo desempenho na próxima época.

 

ANÁLISE TÁTICA – MIAMI HEAT

Foi um jogo para esquecer. Apesar do regresso de Dragic (ainda estava condicionado), a equipa de Miami fez um jogo que não pretendem ver tão cedo. Com muitos problemas no ataque devido ao excelente trabalho defensivo de Davis e da condição física limitada de Butler, devido ao desempenho do jogo 5, os Heat não tiveram qualquer hipótese no jogo 6. O pick and roll não foi nada eficaz contra Davis e, surpreendentemente, não conseguiam lançar muitas vezes atrás da linha de três pontos.

5 INICIAL – MIAMI HEAT

Jimmy Butler (7)

Jae Crowder (6)

Bam Adebayo (8)

Duncan Robinson (5)

Tyler Herro (6)

SUBS UTILIZADOS

Andre Iguodala (3)

Goran Dragic (6)

Kendrick Nunn (5)

Solomon Hill (5)

Kelly Olynyk (6)

Derrick Jones Jr. (-)

ANÁLISE TÁTICA – LA LAKERS

A saída de Dwight Howard do 5 inicial para a inclusão de Alex Caruso foi fundamental para a vitória dos Lakers. Anthony Davis passou para o lugar de poste onde esteve muito bem tanto ofensivamente como defensivamente. Foi o melhor jogo defensivo da equipa de Frank Vogel. No ataque, Ranjo Rondo e LeBron James foram fundamentais devido às diversas jogadas de pick and roll provocadas pelos dois jogadores e as várias transições rápidas do novo NBA Finals MVP.

5 INICIAL – LA LAKERS

LeBron James (10)

Anthony Davis (9)

Kentavious Caldwell-Pope (8)

Danny Green (6)

Alex Caruso (7)

SUBS UTILIZADOS

Ranjo Rondo (9)

Kyle Kuzma (5)

Markieff Morris (5)

Jared Dudley (-)

Quinn Cook (-)

Dwight Howard (-)

Foto de capa: NBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Chuva trouxe Tempestade Mbappé e França vence Iraque no jogo mais longo do Mundial 2026 para seguir para os 16 avos de final

Mais um jogo, mais uma vitória da França. Triunfo sobre o Iraque em jogo marcado por uma tempestade que interrompeu o encontro.

EM DIRETO: Roberto Martínez faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O selecionador nacional lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

EM DIRETO: João Cancelo faz a antevisão do Portugal x Uzbequistão do Mundial 2026

João Cancelo fez a antevisão do Portugal x Uzbequistão. O jogador lançou o segundo jogo luso no Mundial 2026.

Autorização final: jogadores de França e Iraque já voltaram ao relvado para aquecer e há nova hora para o início da 2ª parte do...

O França x Iraque vai ser reatado às 00h50. Jogadores já estão no relvado a aquecer para o início da segunda parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Julián Álvarez pressiona saída do Atlético Madrid: «Quero cumprir o meu sonho»

Julián Álvarez assumiu a intenção de deixar o Atlético Madrid e garante que uma transferência é a melhor solução para todas as partes.

França x Iraque do Mundial 2026 interrompido: eis o motivo e as novas informações

O França x Iraque foi interrompido. FIFA já havia alertado adeptos no estádio para esta possibilidade, devido a uma tempestade.

António Silva recorda erro no Euro 2024 e atira: «Não gosto de me vitimizar, mas acho que há uma perseguição»

António Silva sente que é alvo de uma perseguição. O internacional português recordou um erro no Euro 2024 por Portugal.