Publicidade

NBA | O melhor 5 da semana: “We the North” e o “Greek Freak”

Diogo Valente Vieira · 3 min

NBA
Foto: NBA

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O 5 da semana é uma rubrica semanal do Bola na Rede que tem o objetivo de destacar os melhores cinco jogadores da NBA de cada semana. Desta forma, aqui estão cinco dos jogadores que mais se destacaram na semana de 4 a 11 de janeiro.

Esta seleção será realizada todas as terças-feiras.

Artigo redigido por Diogo Vieira

Foto de capa: NBA

POINT GUARD 

Fred Vanvleet – Depois de um começo de temporada bastante condicionado por lesões e pela pandemia de Covid-19, os Raptors finalmente começam a mostrar o seu verdadeiro potencial, ameaçando lutar pelos lugares de acesso direto aos playoffs.

A equipa canadiense já vai numa sequência de 5 vitórias seguidas e grande parte desse sucesso deve-se a Fred Vanvleet, o pequeno base de 27 anos que já justifica a nomeação para o all-star game (média incrível de 31,2 pontos nas últimas 5 partidas). Para quem receava que os campeões de 2019 caíssem no abismo com a saída de Kyle Lowry, Fred mostra ser merecedor do protagonismo.

Esta época, o atleta regista uma média de 22.0 pontos, 5.0 ressaltos e 6.7 assistências. 

SHOOTING GUARD 

Zach Lavine – A conferência este tem assistido a um nível de competitividade que hà muito não se via, algo que só foi possível l com a ascensão dos Chicago Bulls de Zach Lavine e companhia.

O ala-armador tem formado uma parceria de sonho com Demar Derozan e os seus números nesta temporada até mereciam um maior reconhecimento por parte dos analistas. Líder da atual melhor equipa da conferência este, Lavine é o 8º melhor marcador da liga, apresentando estatísticas de elite às quais nos habituamos ao longo dos anos.

Neste momento, o ídolo de Chicago regista uma média de 26.2 pontos, 4.9 ressaltos e 4.1 assistências.

SMALL FORWARD

LeBron James – Esta é uma escolha polémica, não tanto pelos números do jagador, mas mais pelo facto dos Lakers terem utilizado um sistema de «small ball», com Lebron a exercer a espaços a posição de poste (uma opção peculiar, tendo em conta que a estrela da equipa é um ala de origem).

Não obstante, é simplesmente incrível como, aos 37 anos, “King James” continua a manter-se no topo da NBA, mesmo que a época em Los Angeles não tenha correspondido às expectativas, em termos coletivos.

Para além dos 7.4 ressaltos e das 6.6 assistências, Lebron James já é o segundo melhor marcador da liga, com uma média estonteante de 28.9 pontos.

POWER FORWARD 

Giannis Antetokounmpo – Os campeões em título voltam a estar nos lugares cimeiros da Conferência Este e, consequentemente, Giannis é mais uma vez apontado ao título de MVP da temporada regular.

O melhor jogador das finais da época transata permanece imparável, com vários analistas a considerarem o antigo DPOY (defensive player of the year) como o favorito à conquista do estatuto de jogador mais valioso da NBA, à frente de rivais como Kevin Durant, Nikola Jokic e Steph Curry.

Caso isto se concretize, seria o 3º título de MVP para o “Greek Freak”, um feito inacreditável se nos lembarmos que o ala-pivot só tem 27 anos, praticamente a entrar no auge da sua carreira. Com uma média de 28.5 pontos, 11.4 ressaltos e 5.9 assistências, os Milwaukee Bucks podem ter ainda mais motivos para festejar esta época.

CENTER 

Joel Embiid – Num elenco dos Philadelphia 76ers caracterizado pela inconsistência, Joel Embid destaca-se como a grande referência de um franchise que ainda sofre com a situação de Ben Simmons.

Se não fosse o poste de 27 anos, os 76ers provavelmente estariam a lutar pelos lugares de acesso ao play-in. Ao invés de uma desilusão total, em comparação com as exibições da última época regular, Embid tem sido capaz de manter as esperanças da sua equipa em chegar aos playoffs, um feito que lhe catapultou novamente para a lista dos melhores jogadores da NBA.

Até ao momento, o carismático poste contabiliza uma média de 26.8 pontos, 10.7 ressaltos e 4.3 assistências.

Diogo Valente Vieira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.