📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A G-League vai começar a ser curta para Neemias Queta | NBA

- Advertisement -

Com a 39.ª escolha no Draft da NBA de 2021, os Sacramento Kings escolheram Neemias Queta. Com isso, o jogador, natural do Vale da Amoreira, tornou-se o primeiro português a figurar num plantel da liga de basquetebol mais seguida em todo o mundo.

A história, essa, estava feita. Contudo, o sonho de se estrear pelos Kings ainda estava longe de estar realizado. Antes do Draft, o franchise de Sacramento parecia uma boa opção. Várias figuras da posição de poste poderiam sair/não pareciam opções válidas para a organização, pelo que Neemias poderia aproveitar e angariar minutos.

De um momento para o outro, os responsáveis da equipa do estado da Califórnia começaram a encher o plantel de atletas capazes de jogar na posição cinco. Richaun Holmes aceitou renovar contrato, Damian Jones e Chimezie Metu continuaram na rotação e chegaram Alex Len e Tristan Thompson.

Neemias Queta a dar cartas

De antemão, era muito provável que Neemias não fosse escolha regular na “equipa principal”, mas sim na G-League. O próprio assumiu que era uma ótima oportunidade para crescer e demonstrar que merece uma oportunidade no futuro. O contrato de duas vias já garantia o estatuto, mas, cada vez mais, jogar na competição é visto com bons olhos.

A liga de desenvolvimento já deu provas de que é um excelente trampolim para jovens atletas, mas não só. Os protocolos com os franchises garantem que podem ser chamados para jogar ao mais alto nível a qualquer momento. Não existe restrição às mudanças de realidade.

No elevador constante entre ambas as competições, o português ainda não teve a oportunidade de segurar com a mão o andar NBA. Ainda assim, continua a lutar pelo lugar garantido no plantel dos Sacramento Kings e por um contrato mais apetecível. 41% dos jogadores da liga já passaram pela G-League, um número que continua a aumentar.

Em sete partidas realizadas pelos Stockton Kings, até ao momento, Neemias Queta tem médias de 13.7 pontos, 7.7 ressaltos, 0.9 assistências e 2.6 desarmes de lançamento.

A partida frente à filial dos Utah Jazz, os Salt Lake City Stars, foi a mais bem conseguida de todas, com um impressionante registo de sete desarmes de lançamento num jogo.

Além de intimidar na defesa, Neemias também se mostrou destemido no ataque. Aos poucos, com mais confiança e conhecimento dos adversários, é cada vez mais provável que possa dominar em mais encontros.

A trabalhar como tem feito e com os frutos a serem visíveis na quadra, a oportunidade de jogar na NBA fica mais perto de chegar.

Contudo, é preciso perceber que o contexto G-League aparenta ser o melhor caminho, neste momento. Na liga de desenvolvimento, Neemias tem minutos, pode evoluir e aprender com os erros contra defesas bastante mais maduros do que na NCAA.

Como elemento da rotação baixa dos Sacramento Kings e a jogar pouco tempo era difícil ter estas experiências. Neemias Queta tem talento e muita qualidade, motivo pelo qual chegou onde se encontra. O facto de ser escolhido no Draft da NBA foi um feito notável e que orgulhou Portugal.

Agora, é preciso acompanhar o crescimento do português, que é notório a cada jogo que faz, um dia a oportunidade vai chegar.

Foto de capa: Stockton Kings

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hat-trick no Gil Vicente: Pablo eleva-se como o Jogador do Mês

Pablo venceu os prémios de Avançado do Mês, Jovem do Mês e agora Jogador do Mês. Destacou-se pelo Gil Vicente.

Futebol Feminino: Quando Mónica Jorge inicia funções no Benfica?

Mónica Jorge vai ser a nova coordenadora do futebol feminino do Benfica e começará na próxima semana.

Chermiti não esconde sonho: «O meu objetivo é chegar à Seleção Nacional A»

Youssef Chermiti fez a antevisão ao Chéquia x Portugal (Sub-21), jogo da fase de qualificação para o Euro 2027. Eis o que disse.

Reforço do FC Porto assume: «Fiquei surpreendido pela cláusula de 60 milhões de euros»

Dominik Prpic mostrou-se surpreendido em relação à cláusula de rescisão que o FC Porto colocou no seu contrato: 60 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Chermiti antevê jogo dos Sub-21 de Portugal: «Estamos prontos para dar uma boa resposta»

Youssef Chermiti fez a antevisão ao Chéquia x Portugal (Sub-21), jogo da fase de qualificação para o Euro 2027. Eis o que disse.

Recordar é Viver | 1994/95 – Ajax Limpa Tudo

Vou começar por admitir: o título deste artigo não...

Roberto Mancini ruma ao Catar e é o novo treinador do Al Sadd

Roberto Mancini é oficialmente o novo treinador do Al Sadd. Técnico italiano assina contrato de duas temporadas e meia.