📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Neemias Queta assina com os Boston Celtics | NBA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Neemias Queta, o primeiro português de sempre a jogar na NBA, assinou um contrato two-way com os Boston Celtics. Depois de alguns dias agitados, o futuro do poste está finalmente fechado. Relembro que o internacional português foi recentemente dispensado pelos Sacramento Kings, equipa que o draftou em 2021 com a 39.ª escolha.

Depois de dois anos ao serviço da equipa da Califórnia, Neemias vai vestir as cores de uma das equipas mais históricas e tituladas da NBA. Os Celtics foram à final na NBA em 2022, perdendo para os Golden State Warriors. No último ano, foram eliminados nas finais de conferência pelos Miami Heat. Apesar de o último título vencido por esta organização ter sido apenas em 2008, estamos a falar de uma das melhores equipas da atualidade.

Antes de tocar em pontos como possíveis minutos ou encaixe na equipa, tenho de confessar que fico entusiasmado em pensar que Neemias jogará ao lado de nomes como Jayson Tatum e Jaylen Brown. Para além disto, acrescenta o facto de estar a representar um forte candidato ao título.

Com o contrato two-way, Neemias tanto pode jogar pelos Boston Celtics na NBA, como pode também representar os Maine Celtics, clube afiliado da G League.

Porém, existem alguns impedimentos – o poste português só poderá, no máximo, participar em 50 jogos, ficando ainda impedido de jogar nos playoffs. Este é o último ano em que Queta é legível para este tipo de contrato. Isto apenas é possível  uma vez que o novo CBA alargou para três anos a possibilidade de os jogadores usufruírem do two-way.

Entre os portugueses existe uma divergência de opiniões sobre o futuro de Neemias na cidade de Boston. Eu sempre fui defensor de ele continuar na NBA. Por isso, na minha opinião, estou, até à data, satisfeito com esta decisão. A realidade é que existiam outras equipas onde, provavelmente, Quetta acabaria por ter mais minutos. No entanto, é preciso analisar que Neemias foi dispensado em setembro, não em julho. Só por aí o seu leque de opções e a capacidade de negociar baixaram bastante.

Ainda assim vejo com bons olhos a sua situação. Em jogadores interiores, os Celtics contam com: Kristaps Porzingis, Al Horford, Robert Wiliiams lll, Luke Kornet e Neemias Queta.

 Porzingis foi a grande contratação de verão da equipa de Boston. Neste momento encontra-se lesionado. Quando regressar será certamente uma peça fundamental. Porém, vejo-o mais a jogar na posição de extremo-poste. Neemias, por sua vez, é um poste declarado.

Al Horford deverá ser o poste titular da equipa. No entanto, o veterano já conta com 37 anos. Apesar de o seu papel na equipa continuar a ser muito importante, acredito que começará a ter cada vez menos minutos. Ainda assim, Horford pode também jogar a extremo-poste, podendo fazer dupla com Neemias em campo.

Robert Wiliiams lll, com 25 anos, é o mais novo dos competidores diretos de Queta para os  minutos. Robert teve a sua melhor época no ano em que Boston foi à final da NBA, colecionando os seus melhores números em minutos, pontos, assistências e ressaltos. Foi uma figura fundamental nesse ano para a equipa, mas o seu registo de lesões colocam-no numa posição delicada.

Sobre Luke Kornet, confesso que conheço pouco sobre este jogador. Nunca teve grandes números, mas já conta com muitos anos de experiência na NBA. Não acredito que Neemias se encontre muito atrás na corrida por minutos, mas tudo dependerá de como o internacional português se apresentar no training camp. 

Posto isto, acredito que Neemias poderá ser uma boa surpresa para os adeptos de Boston. Tudo dependerá de aproveitar as oportunidades quando surgirem. Mas, para isso, as oportunidades terão de surgir. Neemias é bom demais para a G League. Já provou isso e está à vista de todos. Nunca é demais relembrar que a equipa de Boston é conhecida pela sua elevada qualidade defensiva, característica que Neemias tem bem assegurada no seu jogo. Claro que tem aspetos a melhorar, como tem vindo a melhorar, mas não deixa de ser um encaixe interessante.

Estou ansioso para ver Neemias com o equipamento dos Celtics. Não posso criar grandes expectativas porque a NBA já nos provou que é imprevisível. Deste modo, resta-me desejar os maiores sucessos para o nosso craque português. Aconteça o que acontecer, certamente continuará a erguer a bandeira do nosso país pelo mundo fora.

Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Figueiredo Rosário
Tiago Rosário é licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Atualmente é, ainda, aluno na Pós-graduação em Jornalismo Desportivo, também na ESCS. Foi no Jornalismo que encontrou o espaço para se manter ligado a algo que o apaixona tanto: o desporto. No Bola na Rede, Tiago tem a liberdade e o à vontade para escrever/falar sobre qualquer tema de qualquer desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Benfica recusa Sérvia: «Apesar de ter apresentado boas razões, lamento a sua decisão»

Mile Svilar rejeitou representar a seleção da Sérvia. Veljko Paunovic, selecionador do país dos Balcãs, confirmou a decisão.

Andreia Faria explica saída do Benfica para o Al Nassr e confessa: «Vir para o clube de Cristiano Ronaldo influenciou a minha decisão»

Andreia Faria explicou a sua decisão de deixar o Benfica e rumar ao Al Nassr. Nome de Cristiano Ronaldo na conversa.

Neymar Júnior arrasado por jornalista brasileiro: «Não tem condições e nem merece disputar o próximo Mundial»

Neymar Júnior regressou ao Santos no começo do ano para recuperar a melhor forma, mas a sua passagem está longe de impressionar.

Irlanda não poderá contar com destaque frente a Portugal

Evan Ferguson é baixa de peso da República da Irlanda contra Portugal. Avançado está a recuperar de lesão no tornozelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Didier Deschamps aborda futuro pós-França e confirma interesse vindo da Arábia Saudita

Didier Deschamps confirma ter sido abordado por um clube da Arábia Saudita. Selecionador da França deixa cargo após Mundial.

André Clóvis ativa modo goleador e aproxima Académico de Viseu dos lugares de promoção à Primeira Liga

André Clóvis está a ser um dos destaques do Académico de Viseu. O avançado é um melhor marcador da Segunda Liga.

Kiwior e Bednarek enaltecem FC Porto: «É obrigatório vencer, não há alternativa»

Jakub Kiwior e Jan Bednarek deram uma entrevista aos meios do FC Porto. Dupla polaca deixa vários elogios ao clube.