Olheiro BnR | Roko Prkačin, «croatian freek»

    Como joga Roko?

    Prós:

    O título é desde logo elucidativo de uma das suas principais características: a sua complexão física. Digo já que não é um monstro como Giannis ou Zion Williamson, até porque são poucos na NBA que chegam a esse auge físico. O croata opera com uma estatura muito interessante (2.08 metros) e acarreta uma mobilidade incomum para a sua altura.

    O seu primeiro passo e explosão ao atacar o cesto fazem dele uma ameaça, ainda para mais sendo ele capaz de finalizar das mais diversas formas possíveis. A ajudar a isto, tem um trabalho interessante de costas para o cesto, utilizando os pés para enganar o movimento do adversário. Apesar disto, não é um criativo. Ainda assim, não deixa de apresentar uma visão de jogo acima da média e grande variabilidade ofensiva através do pick and roll, seja com a bola ou sem ela.

    Em termos de características, o jovem croata lembra o «greek freek», tendo na sua capacidade motora, facilidade em fazer um «coast to coast» e tenecidade no ataque ao cesto as suas principais habilidades. Mas reitero, características. Com isto, não estou a dizer que Prkačin será duas vezes MVP ou um dos melhores da liga no seu primeiro ano de competição.

    Contras:

    Roko Prkačin, como referido anteriormente, não é um criativo e o seu drible é demasiado rígido e previsível, culminando inclusive em turnovers provocados pelo seu desconforto com bola. Esta temporada tem em média 2.5 perdas de bola, não sendo um dado especialmente positivo para um extremo-poste.

    Defensivamente, apesar de radiar com os seus desarmes de lançamento, sai da sua posição com facilidade e procura até à exaustão o desarme. Em relação ao lançamento, por fim, será um dos aspetos primordiais a evoluir. A mecânica é razoavél, porém a eficácia da linha dos três pontos tem muito espaço para melhorias (32% até ao momento na época atual).

    Em suma, Prkačin é daquelas estrelas que não tem postura de estrela e isso é dos maiores elogios que poderá traduzir o jogo do jovem croata. Joga simples, é decisivo e tem as mãos “frias” quando o jogo “aquece”. Promete muito o novo «freek» europeu.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.