Os Denver Nuggets chegaram ao topo! | NBA Finals 2023

    modalidades cabeçalho

    Os Denver Nuggets são os campeões da Liga Americana de Basquetebol (NBA) de 2022-23. A equipa liderada por Michael Malone derrotou os Miami Heat em cinco jogos para conquistar o 1.º campeonato na história da franquia.

    Com este campeonato, os Denver Nuggets juntaram-se às equipas que venceram o campeonato da Liga Americana de Basquetebol em pelo menos uma ocasião na história da competição. Neste momento, apenas 10 equipas da Liga Americana de Basquetebol nunca venceram um campeonato: Brooklyn Nets, Charlotte Hornets, Indiana Pacers, L.A. Clippers, Memphis Griezzlies, Minnesota Timberwolves, New Orleans Pelicans, Orlando Magic, Phoenix Suns e Utah Jazz.

    O TRAJETO DOS DENVER NUGGETS ATÉ ÀS FINAIS DOS PLAYOFFS

    Os Denver Nuggets foram a equipa com o melhor recorde da Conferência Oeste com 53 vitórias em 82 jogos. Por isso, a equipa liderada por Michael Malone eram os principais cabeças-de-série da Conferência Oeste nos playoffs da época 2022-23.

    Na primeira ronda, os Denver Nuggets eliminaram os Minnesota Timbervolves em cinco jogos. Os atuais campeões estiveram muito próximos de fazer uma “vassourada”, ou seja, vencer a série sem ceder qualquer jogo, mas os Minnesota Timbervolves venceram o jogo 4 no prolongamento. A equipa liderada por Michael Malone acabou por vencer a série no jogo seguinte em Denver e seguiram em frente.

    Na segunda ronda, os Denver Nuggets eliminaram os Phoenix Suns em seis jogos. Depois de nenhuma equipa ter perdido qualquer um dos primeiros cinco jogos da série em casa, a equipa liderada por Michael Malone derrotou a equipa liderada por Monty Williams no 6.º jogo da série em Phoenix para seguir em frente. No último jogo da série, os Phoenix Suns não tinham Chris Paul nem Deandre Ayton.

    Nas finais da Conferência Oeste, os Denver Nuggets deram uma “vassourada” nos Los Angeles Lakers e se tornaram campeões da Conferência Oeste pela primeira vez na história da franquia. Nikola Jokic foi o melhor jogador das finais da Conferência Oeste com uma média de 27.8 pontos por jogo, 14.5 ressaltos de bola por jogo, 11.8 assistências por jogo, 1.3 bloqueios de bola por jogo e 1.3 roubos de bola por jogo.

    O TRAJETO DOS MIAMI HEAT ATÉ ÀS FINAIS DOS PLAYOFFS

    Os Miami Heat viveram um conto de fadas ao longo dos playoffs da época 2022-23. A equipa liderada por Erik Spoelstra terminou a fase regular como a 7.ª melhor equipa com 44 vitórias em 82 jogos, mas entraram nos playoffs como o 8.º classificado, devido ao conjunto de resultados entre as equipas que disputaram os play-ins.

    Na primeira ronda, os Miami Heat surpreenderam os Milwaukee Bucks e eliminaram os principais cabeças-de-série da Conferência Este em cinco jogos. Esta série acabou por prejudicar o físico de alguns atletas. Giannis Antetokounmpo, estrela dos Milwaukee Bucks, esteve ausente em dois jogos da série devido a uma lesão, enquanto Tyler Herro, um dos melhores jogadores dos Miami Heat, lesionou-se no 1.º jogo da série e não voltou a jogar nos playoffs.

    Na segunda ronda, os Miami Heat eliminaram os New York Knicks em seis jogos. Após a equipa liderada por Erik Spoelstra ter “roubado” o 1.º jogo da série, os Miami Heat não perderam nenhum dos três jogos disputados em casa e eliminaram os New York Knicks.

    Nas finais da Conferência Este, os Miami Heat eliminaram os Boston Celtics em sete jogos. Esta série de jogos entrou na história da Liga Americana de Basquetebol, pois após os Miami Heat terem vencido os primeiros três jogos da série, os Boston Celtics empataram a série. A recuperação dos Boston Celtics foi apenas o 4.º empate de toda a história dos playoffs da Liga Americana de Basquetebol depois de uma das equipas ter feito o 3-0 na série. Todavia, a história não ficou por aqui. Os Miami Heat venceram em Boston e se tornaram na primeira equipa a vencer o 7.º jogo fora de casa depois de estar a vencer por 3-0 no início da série e no segundo 8.º classificado a chegar às finais da competiçao, depois dos New York Knicks terem conseguido na época 1998-99.

    AS FINAIS DA LIGA AMERICANA DE BASQUETEBOL

    Numa final inédita em toda história da Liga Americana de Basquetebol, os Denver Nuggets e os Miami Heat chegam às finais, com a equipa da Conferência Oeste a ter vantagem caseira. Após os Denver Nuggets terem vencido o 1.º jogo da série, os Miami Heat surpreenderam em Denver e “roubaram” o 2.º jogo. Quando parecia que os Miami Heat podiam ser os primeiros 8.º classificados a vencer o campeonato, a equipa treinada por Michael Malone venceu os dois jogos fora de casa para fazer o 3-1. No 5.º jogo da série, Tyler Herro foi dado como apto para o jogo, mas acabou por não entrar e os Denver Nuggets venceram a última partida da época.

    Nikola Jokic foi considerado o melhor jogador das finais da Liga Americana de Basquetebol. O poste da Sérvia terminou a série com uma média de 30.2 pontos por jogo, 14 ressaltos de bola por jogo, 7.2 assistências por jogo e 1.4 bloqueios de bola por jogo. Jamal Murray tornou-se no 4.º jogador de sempre a conseguir uma média de pelo menos 20 pontos por jogo e 10 assistências por jogo nas finais da Liga Americana de Basquetebol – Magic Johnson, Michael Jordan e LeBron James são os outros três jogadores.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.