📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem ganhará o prémio de MVP da temporada regular 2018/2019?

- Advertisement -

A temporada regular está quase a terminar e começam as perguntas e os debates sobre quem será o MVP deste ano.

Em primeiro lugar, vamos lá dar uma vista de olhos em quem são os candidatos a receber o prémio.

Quanto aos candidatos, podemos falar de vários jogadores e cada pessoa terá a sua própria opinião. No meu ponto de vista, os candidatos são James Harden, Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Paul George, Kevin Durant, Joel Embiid, Kawhi Leonard, Damian Lillard e Nikola Jokic.

Contudo, se quisermos falar de verdadeiros candidatos ou de favoritos a ganhar o prémio, segundo a imprensa norte-americana, podemos reduzir a lista para três jogadores: James Harden, Paul George e Antetokounmpo.

A razão para isso é muito simples: foram os jogadores que mais se destacaram durante toda a época, e são os jogadores que a imprensa coloca como favoritos.

James Harden é o líder, em pontos, por uma margem enorme (36.4 pontos por jogo). Esta temporada marcou 50 pontos ou mais em nove jogos. É ainda top 4 em roubos de bola;

Paul George apresenta 28.2 pontos por jogo, 8.2 ressaltos e 4.1 assistências, para além de apresentar uma percentagem de triplos de 38% e ser top 3 em roubos de bola;

Antetokounmpo, com 27.4 pontos por jogo, 12.5 ressaltos, seis assistências e ainda 1.5 bloqueios.

No entanto, todos eles, para mim, apresentam pontos muito negativos que não fazem deles verdadeiros MVP’s.

James Harden é um jogador que tenta demasiado. Tenta colocar o máximo de pontos possível, mas nem sempre dá relevância à eficácia. Em termos de assistências, pode-se dizer o mesmo. Força passes para colocar o máximo número de assistências possível, mas nem sempre prima pela eficácia. E isto pode ser facilmente provado. Em termos de percentagem de lançamentos de campo, é 43.8%. Posso exemplificar com as estatísticas do último jogo dos Rockets contra os Kings. Harden faz 50 pontos, 17 deles são lançamentos livres e 33 são fruto de 31 lançamentos de campo. Ou seja, para colocar 33 pontos, tentou 31 vezes.

Quanto às assistências, é só olhar para as estatísticas de assistências e de turnovers. Harden apresenta 7.5 assistências por jogo e 5.1 turnovers, o que é terrível;

Antetokounmpo, em termos de assistência, assemelha-se a Harden, visto que faz médias de seis assistências por jogo e 3.8 turnovers. Para além disto, não é um atirador confiável de 3 pontos. Apresenta uma percentagem de triplos de 24.5%;

Paul George também é semelhante aos outros dois em termos de assistências, porque faz 4.1 assistências e 2.8 turnovers. Apresenta, como Harden, uma baixa percentagem de lançamentos de campo, 44%.

Serão Harden ou Giannis melhores que LeBron?
Fonte: NBA

A meu ver, o melhor jogador da liga e o jogador que merece o prémio de MVP há dez anos seguidos e o prémio de FMVP mesmo sem ganhar as finais é LeBron James. LeBron James só não pode e não merece ganhar o prémio este ano porque esteve lesionado durante um quarto da temporada e a equipa não se apurou para os playoffs. E temos de ter em conta que regressa de lesão, mas não está a 100%, nem lá perto. Jogou lesionado praticamente para tentar ajudar a equipa. Em termos estatísticos, apresenta 27.4 pontos por jogo, 8.5 ressaltos e 8.3 assistências e apenas 3.5 turnovers, 51% de lançamentos de campo, quase 34% de lançamentos de 3 pontos, 1.3 roubos de bola e mais de meio bloqueio por jogo. O único ponto fraco dele esta época é o lançamento livre.

Em suma, na minha modesta opinião, se não é LeBron, pode ser qualquer um dos candidatos, mas nenhum deles é melhor do que um LeBron James a 100%.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: NBA

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa aponta novidades sobre o futuro de Bruno Fernandes: Arábia Saudita, Manchester United e a Champions League

Bruno Fernandes não quer rumar à Arábia Saudita. Médio pretende ajudar Manchester United a voltar à Champions League.

José Mourinho e os jogos contra as equipas pequenas

Estas exibições foram rotuladas como “mais um autocarro de José Mourinho”, mas eu vi algo diferente,

Sergio Aguero destaca adaptação de Rashford ao Barcelona: «Merece reconhecimento»

Sergio Aguero deixou elogios a Marcus Rashford. Avançado inglês foi emprestado pelo Manchester United ao Barcelona.

Lista dos melhores finalizadores do mundo segundo a estatística: Kylian Mbappé no topo e Vangelis Pavlidis em 8º

O instituto CIES publicou, esta quarta-feira, o relatório estatístico desta temporada e Kylian Mbappé lidera na finalização.

PUB

Mais Artigos Populares

Diomande poderá jogar pelo menos 45 minutos na Taça de Portugal: eis a situação

Ousmane Diomande tem aval clínico para poder jogar, pelo menos, 45 minutos. Defesa do Sporting está a recuperar de lesão.

Rui Vitória deverá ser substituído por treinador de renome no Panathinaikos

Rafa Benítez deverá ser o novo treinador do Panathinaikos. Rui Vitória foi despedido pelo clube grego há cerca de um mês.

Ricardo Sá Pinto: «Cristiano Ronaldo terminar no Sporting seria fantástico para todos»

Ricardo Sá Pinto gostava de ver Cristiano Ronaldo no Sporting. Técnico português deixou ainda elogios ao avançado de 40 anos.