Shai Gilgeous-Alexander caminha a passos largos para o MVP

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Sob a batuta de Shai Gilgeous-Alexander, os Oklahoma City Thunder lideram a conferência Oeste e têm o segundo melhor registo da NBA. O base canadiano vai reunindo argumentos fortes para alcançar o primeiro MVP da carreira, mesmo com a competição de Nikola Jokic.

Na sua sétima temporada na liga, o jogador de 26 anos liderou os Thunder a um registo de 30 vitórias em 36 jogos, com aquela que é a equipa com média de idades mais jovem na liga. O base tem médias de 31.3 pontos, 6,1 assistências e 5.6 ressaltos por partida.

O jogo ofensivo é principal arma de Gilgeous-Alexander, tirando partido da sua aptidão no duelo individual para penetrar nas defesas adversárias e alcançar o cesto com facilidade, detendo também uma excelente habilidade de finalização junto ao aro. A agilidade e capacidade de drible do jogador, alinhadas ao estilo de jogo dos Thunder, providenciam todas as condições para o canadiano ser uma das maiores forças ofensivas da NBA. Mesmo perante um bom defensor no um para um ou quando os companheiros de equipa não conseguem oferecer o espaço necessário para o ataque ao cesto, Shai consegue encontrar as soluções para a equipa continuar a marcar, através de uma excelente distribuição de jogo.

Um dos aspetos que saltam à vista na temporada 2024-25 de Shai é o seu jogo defensivo, que parece ter evoluído em comparação com a temporada passada. O jogador tem um dos melhores ratings defensivos da liga e média de dois roubos de bola por jogo e sendo o segundo base com mais desarmes de lançamento esta temporada (menos dois que Derrick White, dos Celtics). A evolução defensiva de Alexander, e consequentemente a sua solidificação como um jogador consistente nos dois lados da quadra, têm sido determinantes para o sucesso dos Thunder, que se têm visto sem um dos seus melhores defensores, Chet Holmgren.

A turma de Mark Daigneualt é, de longe, o conjunto mais promissor da liga e tem tudo o que é necessário para lutar por títulos durante esta década, estando em posse de 32 (!) escolhas de draft até 2031. Nos últimos playoffs a equipa caiu perante os Dallas Mavericks na segunda ronda, mas é expectável que, em condições normais, consigam chegar mais longe esta temporada. Os próximos anos serão risonhos para os Thunder, sendo que Shai Gilgeous- Alexander poderá tirar proveito disso para competir cada vez mais por prémios individuais, embora o troféu Larry O’Brien seja sempre a maior prioridade.

O maior adversário para Shai Gilgeous-Alexander na luta pelo “Most Valuable Player” é Nikola Jokic. O sérvio venceu na temporada passada o seu terceiro galardão, deixando o base dos Thunder na segunda posição, e tem feito mais uma época incrível até à data. No entanto, a discrepância entre as duas equipas, com os Thunder a somarem mais nove vitórias que os Nuggets, é um argumento que joga muito a favor de Shai, dado que na temporada transata as equipas terminaram com o mesmo registo. A classificação das equipas é um critério com bastante peso na decisão pelo prémio.


A época ainda não vai a meio, havendo até margem para outros nomes surgirem na luta, mas uma coisa é certa: a corrida pelo MVP vai ser uma das mais aguerridas dos últimos anos.

Artigo redigido por Vasco Oliveira

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho, Andreas Schjelderup e Richard Ríos: para onde vai o futuro do Benfica?

José Mourinho, José Mourinho e José Mourinho. Não foi o treinador do Benfica que marcou qualquer um dos três golos com que os encarnados bateram o Estoril Praia na última jornada da Primeira Liga, mas é sobre o Special One que mais se centra a discussão do universo encarnado

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

PUB

Mais Artigos Populares

Casemiro despede-se do Manchester United com emoção: «Muito obrigado a todos»

Casemiro fez o último jogo pelo Manchester United em Old Trafford. Médio brasileiro vai deixar o clube inglês no final da temporada.

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.