Tanking: Uma tática «suja» | NBA

    modalidades cabeçalho

    A competição de equipas de basquetebol com maior visibilidade no mundo começou na madrugada de 19 de setembro. Supostamente, em todos os anos, há 30 equipas em busca do título, mas não é sempre assim.

    Há muitas equipas da NBA que percebem que têm poucos recursos para chegar ao topo da competição e preferem perder muitos jogos para ter uma percentagem maior para chegar ao primeiro lugar do Draft.

    Os Houston Rockets (20-62), os Orlando Magic (22-60), os Detroit Pistons (23-59), os Oklahoma City Thunder (24-58) e os Indiana Pacers (25-57) foram as cinco piores equipas da última época, e apenas os Pacers não esteve no top 5 do último Draft realizado, cuja primeira escolha foi para os Magic. Por isso, afinal, nem sempre é mau quando a época não corre às mil maravilhas.

    O draft é uma boa opção para as equipas mais fracas reforçarem a equipa. Apesar de o tanking não ser um tática limpa, já foi utilizada por todas as equipas da NBA em períodos de tempo diferentes.

    Os Golden State Warriors é um bom exemplo de uma equipa que não teve alguns anos fáceis e conseguiram excelentes jogadores no Draft: Stephen Curry (7.º em 2009), Klay Thompson (11.º em 2011), Draymond Green (35.º em 2012) e James Wiseman (2.º em 2020).

    Mas nem sempre as escolhas correm bem. A primeira escolha do Draft, por norma, é o melhor jogador da classe, mas nem sempre acontece na transição para a NBA. Andrew Bogut (2005), Andrea Bargnani (2006), Greg Oden (2007), Anthony Bennett (2013), Markelle Fultz (2017) e DeAndre Ayrton (2018) são alguns jogadores que foram a primeira pick do Draft e que acabaram por não corresponder às expectativas e ser o melhor jogador da classe, apesar de alguns terem tido, ou estão a ter, uma boa carreira.

    No Draft de 2019, Zion Williamson tinha um grande hype, sendo que muitos viam como o próximo LeBron James. Logo, as expectativas estavam no topo. Quando os New Orleans Pelicans descobriram que ficaram com a primeira escolha do Draft, a direção da franquia festejou efusivamente.

    No próximo Draft, está previsto que Victor Wembanyama, da França, seja a primeira escolha da classe. O basquetebolista, de 2,20m, é visto como o próximo grande jogador e já foi elogiado por alguns dos melhores jogadores dos últimos anos, como Kevin Durant e LeBron James. O francês é visto como o jogador que pode ser a cara de uma franquia durante largos anos e, por isso, é a cabeça de cartaz para as equipas que vão fazer tanking na nova época.

    Apesar de ser uma tática “suja” para obter bons jogadores, pode ser o “turning around” de uma franquia caso escolham bem os jogadores.

    Foto de Capa: NBA

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.