Tom Thibodeau: O elevar de ambições em Nova Iorque

- Advertisement -

As últimas épocas têm sido sucessivamente desastrosas e totalmente aquém das ambições dos New York Knicks. Sem sentirem a pressão dos play-offs desde a temporada de 2012/13, a franchise nova-iorquina entrou numa fase de mudança e reconstrução da equipa.

Uma das últimas alterações, e aquele que tem criado maior zumbido nos ouvidos dos adeptos da franchise, é o retorno de Tom Thibodeau. O antigo treinador e presidente das operações dos Minnesota Timberwolves está garantido como novo treinador dos Knicks. Thibodeau já havia estado no banco da equipa, como treinador adjunto, nos anos recorrentes entre 1996 e 2004, e volta com um contrato de cinco anos.

Tom Thibodeau venceu o prémio de Treinador do Ano da NBA no ano de 2011 e é conhecido por ser um treinador que aplica e valoriza a importância de defesa coesa nas equipas que treina. É meticuloso, bastante organizado e planeia cada fase do jogo pormenorizadamente – não fosse por isso que é considerado como um dos melhores treinadores atuais na liga.

Experiência não falta ao treinador de 62 anos. Foi treinador adjunto da seleção americana, entre 2013 e 2016, que venceu a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 2016. Ajudou os Houston Rockets a ficar nos tops da liga em termos defensivos, e fez com que a equipa ficasse no Top 10 por 15 vezes.

Venceu as finais da NBA como técnico dos Boston Celtics e foi nomeado treinador do ano, em 2011, após fazer com que os Chicago Bulls terminassem a temporada com 62 vitórias. Como última experiência da carreira antes desta mudança, o treinador leva os Minnesota Timberwolves no currículo – equipa que conseguiu levar aos playoffs passados 15 anos e de onde só abandonou o cargo após a confusão gerada com Jimmy Butler.

Thibodeau é a nova luz de esperança dos New York Knicks. Depois das últimas épocas, onde a defesa foi claramente um dos fatores que levou a equipa a entrar num descalabro, este é o homem que pode fazer com que a franchise volte às luzes da ribalta.

Foto de capa: NBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o 1.º onze de Jorge Jesus como selecionador: as equipas de Portugal e País de Gales

Portugal e o País de Gales defrontam-se na estreia de Jorge Jesus e na abertura da Liga das Nações. Eis os onzes oficiais das duas equipas.

Adrien Silva em exclusivo ao Bola na Rede: «Sporting? Vejo qualidade neles e espero que mentalmente consigam dar a volta»

Adrien Silva falou sobre o início de temporada do Sporting. Declarações em entrevista exclusiva ao Bola na Rede.

Karim Cassim assina pelo Manchester United

Karim Cassim assinou pelo Manchester United. O jovem médio inglês trocou o Manchester City pelo rival inglês.

Christian Eriksen rescinde contrato com o Wolfsburgo

Christian Eriksen rescindiu contrato com o Wolfsburgo por mútuo acordo. O médio chegou a custo zero, no verão de 2025, e deixou o clube um ano depois.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Namora de regresso ao Felgueiras

Nuno Namora assinou com o FC Felgueiras. O defesa estava sem clube e regressou a uma casa que conhece bem.

Adrien Silva em exclusivo ao Bola na Rede: «Portugal? Temos mais uma vez uma geração fantástica, à qual só podemos exigir e esperar coisas...

Adrien Silva falou com o Bola na Rede sobre a Seleção Nacional. Elogiou uma «geração fantástica» e o selecionador Jorge Jesus.

Mercado já mexe: Chelsea avalia antigo avançado do Sporting

O Chelsea está a acompanhar a evolução de Conrad Harder, ponta de lança que pertence ao Estrasburgo e que já passou pelo Sporting.