Tom Thibodeau: O elevar de ambições em Nova Iorque

- Advertisement -

As últimas épocas têm sido sucessivamente desastrosas e totalmente aquém das ambições dos New York Knicks. Sem sentirem a pressão dos play-offs desde a temporada de 2012/13, a franchise nova-iorquina entrou numa fase de mudança e reconstrução da equipa.

Uma das últimas alterações, e aquele que tem criado maior zumbido nos ouvidos dos adeptos da franchise, é o retorno de Tom Thibodeau. O antigo treinador e presidente das operações dos Minnesota Timberwolves está garantido como novo treinador dos Knicks. Thibodeau já havia estado no banco da equipa, como treinador adjunto, nos anos recorrentes entre 1996 e 2004, e volta com um contrato de cinco anos.

Tom Thibodeau venceu o prémio de Treinador do Ano da NBA no ano de 2011 e é conhecido por ser um treinador que aplica e valoriza a importância de defesa coesa nas equipas que treina. É meticuloso, bastante organizado e planeia cada fase do jogo pormenorizadamente – não fosse por isso que é considerado como um dos melhores treinadores atuais na liga.

Experiência não falta ao treinador de 62 anos. Foi treinador adjunto da seleção americana, entre 2013 e 2016, que venceu a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 2016. Ajudou os Houston Rockets a ficar nos tops da liga em termos defensivos, e fez com que a equipa ficasse no Top 10 por 15 vezes.

Venceu as finais da NBA como técnico dos Boston Celtics e foi nomeado treinador do ano, em 2011, após fazer com que os Chicago Bulls terminassem a temporada com 62 vitórias. Como última experiência da carreira antes desta mudança, o treinador leva os Minnesota Timberwolves no currículo – equipa que conseguiu levar aos playoffs passados 15 anos e de onde só abandonou o cargo após a confusão gerada com Jimmy Butler.

Thibodeau é a nova luz de esperança dos New York Knicks. Depois das últimas épocas, onde a defesa foi claramente um dos fatores que levou a equipa a entrar num descalabro, este é o homem que pode fazer com que a franchise volte às luzes da ribalta.

Foto de capa: NBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica em apuros na Suíça: Aliou Balde marca golaço e mete St. Gallen a vencer águias na luta pela Europa League

Aliou Balde marcou um grande golo e adiantou os suíços. St. Gallen e Benfica defrontam-se na qualificação para a Europa League.

Anis Hadj Moussa é alvo do Sporting depois de ter interessado ao Benfica: eis os números do extremo

Anis Hadj Moussa foi associado ao Sporting para render Francisco Trincão. Conhece melhor os números do extremo do Feyenoord.

Tondela perto de fechar defesa central que se destacou em Espanha

O Tondela está perto de fechar a contratação de Farru, defesa central que na última temporada atuava no Unionistas de Salamanca.

Rafael Leão com futuro em aberto: há 2 equipas dispostas a pagar mais de 10 milhões de euros em salário ao português

Rafael Leão não se deve manter no AC Milan para a próxima época. Fenerbahçe e Galatasaray estão interessados no luso.

PUB

Mais Artigos Populares

Problema a ser revolvido no FC Porto: há 2 interessados em Iván Jaime

Iván Jaime não entra nos planos do FC Porto para a próxima época. Getafe e Minnesota United estão interessados no espanhol.

Elliot Anderson apresentado como reforço do Manchester City depois do destaque no Mundial 2026

Elliot Anderson foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Transferência foi oficializada ainda durante o Mundial 2026.

Sporting não cede na venda de Ousmane Diomande: eis a imposição dos leões ao Nottingham Forest

O Sporting não vai vender Ousmane Diomande por menos de 40 milhões de euros fixos. O defesa é pretendido pelo Nottingham Forest.