Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Durante os anos 2000, a NBA foi dominada pelas superestrelas dos Los Angeles Lakers e dos San Antonio Spurs. Entre 1999-2010, estas duas organizações combinaram para um total de nove títulos da NBA.

Entre estas duas dinastias, uma equipa conseguiu emergir do resto da liga como campeã da NBA. Aliás, só um grupo especial de jogadores podia ter levado à separação da dupla Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

Os Detroit Pistons de 2004 são, provavelmente, a equipa mais única e surpreendente dos 75 anos de existência da NBA. Uma equipa caracterizada, não por um plantel que orbitava em torno de uma supernova incandescente, mas por um espírito de sacrifício e domínio defensivo nunca antes vistos até então.

Estes Pistons eram sufocantes no processo defensivo, mas sem a agressividade exagerada dos “Bad Boys” que conduziram Detroit ao sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Não obstante, é impossível negar que o conjunto treinado por Larry Brown foi revolucionário na sua forma de causar estragos aos adversários.

A era “Goin’ to Work” foi o sucesso mais sustentado que os Pistons tiveram. A equipa não somente conquistou um título em 2004, como também chegou às finais da Conferência Este por seis anos consecutivos, de 2003 a 2008.

Como tal, está na hora de oferecer um olhar mais atento sobre a anomalia que marcou toda uma geração.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Espanhola avisa o Benfica: Regresso de José Mourinho ao Real Madrid «não é brincadeira»

Os rumores que apontam José Mourinho como um dos favoritos a suceder Álvaro Arbeloa foram confirmados pelo jornal Marca.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Sporting tem 4,5,6 jogadores que atacam a profundidade e eu queria que os nossos médios controlassem...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Sporting. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli e o peso do triunfo do FC Porto: «São apenas três pontos a mais e um jogo a menos, nada mais»

Francesco Farioli analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Gonçalo Feio analisa derrota frente ao FC Porto e revela conversa com Pietuszewski: «Disse-lhe que está num contexto para crescer e continuar assim»

Gonçalo Feio analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Manso após a derrota no Dragão: «Se ganhássemos hoje também não nos salvávamos»

Tiago Manso analisou o duelo entre FC Porto e Tondela, no Estádio do Dragão, a contar para a 30.ª jornada da Primeira Liga.

Braga marca aos 90+9′ e evita derrota com o Famalicão na Primeira Liga

O Braga empatou em casa com o Famalicão (2-2) na jornada 30 da Primeira Liga. Ricardo Horta marcou golo aos 90+9' minutos.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Tondela

O FC Porto venceu o Tondela por 2-0 no Estádio do Dragão. Confere os destaques do encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga.