📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

CAPÍTULO 1: A CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPA VENCEDORA

- Advertisement -

Depois de diversas dificuldades sentidas no período após a famosa era dos “Bad Boys”, os Piston adquiriram um «cinco» inicial competitivo nos primórdios dos anos 2000, através de uma série de negócios. A primeira peça daquela que viria a ser a melhorequipa da Conferência Este foi o pivot Ben Wallace, numa troca que enviou o All-Star Grant Hill para os Orlando Magic, em 2000.

No Draft de 2002, a equipe escolheu o extremo Tayshaun Prince, proveniente da universidade de Kentucky, na 23ª posição. No seu ano de estreia, Prince teria um tempo reduzido de jogo, mas rapidamente assumiria a titularidade na temporada seguinte, onde os Pistons acabariam mesmo por conquistar o título.

A «offseason» de 2002 foi crucial para Detroit, uma vez que assinaram um contrato de seis anos com Chauncey Billups, para além de receberem Richard Hamilton numa troca que enviou Jerry Stackhouse para os Wizards. Inclusive, estes negócios renderem ao GM Joe Dumars, um ex-Piston da era dos “Bad Boys”, o prémio de Executivo do Ano da NBA.

Esta «backcourt» seria o catalisador ofensivo da equipa nos próximos anos. Juntos, Prince, Billups e Hamilton marcariam presença em seis finais consecutivas da Conferência Este.

O trio, complementado por Wallace, conduziu os Pistons ao melhor registo da Conferência Este durante a temporada 2002-2003. Hamilton e Billups tiveram uma média de 19.7 e 16.2 pontos por jogo, respetivamente. Já Clifford Robinson, que foi o «power-forward» titular na maior parte da época, assim como o suplente Corliss Williamson, tiveram uma média de dois dígitos na pontuação.

Como resultado, Detroit acabou a temporada na primeira posição da Conferência Este, confirmando a sua superioridade na primeira ronda dos playoffs frente aos Orlando Magic, liderados pelo jovem Tracy McGrady. Após esta série de sete jogos, os Pistons venceram os 76ers de Allen Iverson, travando assim a ascensão astronómica do MVP da temporada 2000-01.

Contudo, nas finais da Conferência Este, os Pistons seriam «varridos» pelo New Jersey Nets, que avançariam para a sua segunda final consecutiva da NBA graças ao talento de Jason Kidd.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Celtic vence e cola-se ao Hearts na liderança: Eis os resultados do dia na Liga da Escócia

O Celtic bateu o Dundee FC por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da Liga Escocesa. O clube de Jota e Paulo Bernardo está a dois pontos da liderança.

Antonio Silva no topo europeu: defesa do Benfica no top 3 de uma estatística sobre passes que também conta com Debast

António Silva e Zeno Debast figuram entre o top 10 dos defesas sub-23 com maior acerto no que diz respeito a passes progressivos.

Atenção, Viktor Gyokeres: Mikel Merino ajuda na vitória do Arsenal frente ao Brentford

O Arsenal recebeu e venceu o Brentford durante esta quarta-feira por duas bolas a zero, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

José Mourinho está atento: futuro das laterais do Benfica pode estar no Seixal

O Benfica conta com várias promessas em todos os seus escalões. Daniel Banjaqui e José Neto são duas delas.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo quer contratar internacional português da Premier League para o West Ham

José Sá está no radar do West Ham. O conjunto orientado por Nuno Espírito Santo pode avançar pelo internacional português já em janeiro.

Antigo jogador do FC Porto denuncia Anadia: «Senti-me totalmente desrespeitado»

Diogo Viana lamentou nas suas redes sociais a sua passagem pelo Anadia. O ex-FC Porto afirmou ter sido desrespeitado pelo presidente e diretor-desportivo.

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.