Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #1

CAPÍTULO 1: A CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPA VENCEDORA

- Advertisement -

Depois de diversas dificuldades sentidas no período após a famosa era dos “Bad Boys”, os Piston adquiriram um «cinco» inicial competitivo nos primórdios dos anos 2000, através de uma série de negócios. A primeira peça daquela que viria a ser a melhorequipa da Conferência Este foi o pivot Ben Wallace, numa troca que enviou o All-Star Grant Hill para os Orlando Magic, em 2000.

No Draft de 2002, a equipe escolheu o extremo Tayshaun Prince, proveniente da universidade de Kentucky, na 23ª posição. No seu ano de estreia, Prince teria um tempo reduzido de jogo, mas rapidamente assumiria a titularidade na temporada seguinte, onde os Pistons acabariam mesmo por conquistar o título.

A «offseason» de 2002 foi crucial para Detroit, uma vez que assinaram um contrato de seis anos com Chauncey Billups, para além de receberem Richard Hamilton numa troca que enviou Jerry Stackhouse para os Wizards. Inclusive, estes negócios renderem ao GM Joe Dumars, um ex-Piston da era dos “Bad Boys”, o prémio de Executivo do Ano da NBA.

Esta «backcourt» seria o catalisador ofensivo da equipa nos próximos anos. Juntos, Prince, Billups e Hamilton marcariam presença em seis finais consecutivas da Conferência Este.

O trio, complementado por Wallace, conduziu os Pistons ao melhor registo da Conferência Este durante a temporada 2002-2003. Hamilton e Billups tiveram uma média de 19.7 e 16.2 pontos por jogo, respetivamente. Já Clifford Robinson, que foi o «power-forward» titular na maior parte da época, assim como o suplente Corliss Williamson, tiveram uma média de dois dígitos na pontuação.

Como resultado, Detroit acabou a temporada na primeira posição da Conferência Este, confirmando a sua superioridade na primeira ronda dos playoffs frente aos Orlando Magic, liderados pelo jovem Tracy McGrady. Após esta série de sete jogos, os Pistons venceram os 76ers de Allen Iverson, travando assim a ascensão astronómica do MVP da temporada 2000-01.

Contudo, nas finais da Conferência Este, os Pistons seriam «varridos» pelo New Jersey Nets, que avançariam para a sua segunda final consecutiva da NBA graças ao talento de Jason Kidd.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

José Mourinho fala da arbitragem do Benfica x Alverca: «Neste campeonato, tenho a certeza de que estes penáltis com outra equipa seriam penáltis»

José Mourinho falou na conferência de imprensa, após o encontro entre o Benfica e o Alverca. O técnico deixou reparos para a arbitragem do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Anísio Cabral: «É um sentimento inesquecível marcar pelo clube do meu coração»

Anísio Cabral analisou o desfecho do jogo. Benfica venceu o Alverca por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.