Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #2

- Advertisement -

Prince continuou a mostrar melhorias na temporada 2004-05, estabelecendo os melhores registos da carreira em pontuação (14.7 pontos por jogo), ressaltos (5.3 por jogo), assistências (3.0) e desarmes de lançamento (0.9). Viria também a ser selecionado para a NBA All-Defensive Second Team da NBA e foi candidato ao NBA Most Improved Player Award, onde ficou em terceiro atrás do vencedor Bobby Simmons, dos Los Angeles Clippers, e do segundo classificado Primož Brezec, dos Charlotte Bobcats (atualmente conhecidos como Charlotte Hornets).

De referir que entre 2005 e 2008, Tayshaun Prince foi presença assídua na All-Defensive Second Team, estabelecendo-se como um dos melhores defesas dos anos 2000.

Em seguida, é claro, temos Rasheed Wallace, a cola que manteve este grupo unido e que os impulsionou para a elite da NBA. Uma personalidade peculiar e carismática, “Sheed”, como era conhecido, ajudou a injetar um nível de intensidade e personalidade na equipa de uma maneira que só ele poderia.

Juntamente com a sua coragem e confiança, o imponente «power-forward» forneceu as habilidades necessárias de um “stretch four” para formar uma dupla de sucesso ao lado de Ben Wallace. Com uma média de 1.0 roubos de bola e 2.0 desarmes de lançamento, Rasheed Wallace foi o complemento ideal para uma equipa com uma forte identidade defensiva.

Ao serviço dos Pistons, “Sheed” voltaria a ser nomeado para o All-Star game em 2006 e 2008, depois de presenças em 2000 e 2001.

Por fim, o grande favorito dos adeptos de Detroit, “Big Ben” Wallace.  Com «apenas» 2.06 m, uma altura inferior os padrões da NBA relativamente à posição de pivot, Wallace era um dos defesas mais temidos da liga quando estava no seu melhor.

Um dos jogadores mais esforçados e físicos da história da NBA, “Big Ben” simbolizava a filosofia dos Pistons no seu estado mais puro. Após não ser selecionado no Draft de 1996, que veio dar ao mundo talentos como Allen Iverson, Steve Nash, Kobe Bryant e Ray Allen, o pivot acabaria por ser dos poucos jogadores da sua geração a conseguir aproximar-se do estatuto destas estrelas.

Para além de campeão da NBA em 2003-04, Wallace teve 4 aparições no All-Star Game (2002-03, 2003-04, 2004-05 e 2005-06), foi em 4 ocasiões o Melhor Defesa do Ano (2001-02, 2002-03, 2004-05 e 2005-06) e esteve por 5 vezes na NBA All-Defensive First Team ( 2001-02, 2002-03, 2003-04, 2004-05 e 2005-06), com uma aparição na All-Defensive Second Team em 2006-07.

Juntamente com todos estes feitos, foi membro regular, tanto da All-NBA Second Team (2002-03, 2003-04 e 2005-06), como da All-NBA Third Team (2001-02 e 2004-05), tendo sido também o líder da NBA em ressaltos nas temporadas 2001-02 (13.0) e 2002-03 (15.4).

“Big Ben” era uma força absoluta nos ressaltos e na proteção do cesto, com um afro icónico que deu origem ao ditado “Fear the ‘Fro”. Foi o único representante All-Star dos Pistons naquele ano, e o único a fazer uma equipe All-NBA (2º). Isto destacou a sua mentalidade defensiva de elite, especialmente quando nos apercebemos que o poderoso pivot foi o pior artilheiro dos Pistons na época 2003-04, terminando a temporada regular com uma média de 9.5 pontos por jogo.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.