Uma ode à mentalidade defensiva: Os Detroit Pistons de 2004 #2

- Advertisement -

CAPÍTULO 7: UM LUGAR ÚNICO NA HISTÓRIA

Até 2003-04, Spurs e Lakers vinham acumulando campeonatos desde 1999, resultante do talento ofensivo das suas respetivas duplas (Robinson e Duncan ou Shaq e Kobe). Os Pistons, por sua vez,  não tinham as opções ofensivas que outras equipas tinham, mas compensaram essa lacuna com o compromisso defensivo de toda a equipa, tornando-se consequentemente  na melhor defesa da história dos playoffs.

A lista de recordes defensivos que estabeleceram nos playoffs de 2004 é extensa, incluindo a melhor classificação defensiva (92.0) de qualquer campeão na era dos três pontos (1980 até agora). Os Pistons de 2004 foram o conjunto que menos pontos sofreu em todos os playoffs disputados, com a marca de 80.696 pontos por jogo a ser ligeiramente inferior aos 80.700 pontos sofridos pelos Miami Heat do ano 2000.

Excluindo prolongamentos, o plantel campeão por Detroit permitiu 78.6 pontos por jogo nos Playoffs, em comparação com os 79.9 pontos permitidos pelos Heat em 2000.

Todavia, a conquista dos Pistons é especial por outro motivo. De todas as 75 organizações que foram campeãs, os Pistons de 2004 são a única equipa dos tempos modernos a não ter um único jogador na lista dos 75 melhores de sempre.

O facto de ser o único conjunto da NBA sem um jogador no Top 75 só mostra o quão improvável foi o caminho da para a vitória. Embora tivessem alguns jogadores de renome como Chauncey Billups, Ben Wallace, Rasheed Wallace e Richard Hamilton, nenhum deles é considerado como um dos 75 melhores jogadores, e, de alguma forma, encontraram uma maneira de vencer dois dos dez melhores jogadores que a NBA já assistiu.

Até hoje, os Pistons de 2004 são considerados uma das maiores “exceções às regras” do basquetebol, e fica claro o porquê. O que estes jogadores fizeram não acontece com frequência e, nesta tendência atual das super equipas, é gratificante ver a apreciação que finalmente recebem.

Foto de Capa: NBA

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

West Ham acredita poder vender Mateus Fernandes por 80 milhões de euros

O West Ham acredita na possibilidade de vender Mateus Fernandes por 80 milhões de euros no mercado de verão.

Afonso Eulálio mantém camisola rosa no Giro d’Italia após etapa dura: «Estes rapazes voam, só tentei sobreviver»

Afonso Eulálio perdeu tempo para os principais favoritos, mas consegue manter camisola rosa na Volta a Itália.

Queixa do Sporting contra Gabri Veiga devido ao lance com Morten Hjulmand foi arquivada

O processo disciplinar relativo ao lance entre Gabri Veiga e Morten Hjulmand, no clássico entre o FC Porto e o Sporting, foi arquivado por unanimidade.

Fechado: Sporting garante mais um reforço e paga cerca de 4 milhões de euros

O Sporting já fechou a contratação de Pedro Lima. O médio brasileiro vai deixar o AVS SAD por um valor a rondar os quatro milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

«O jogador da Jordânia é muito competitivo, muito combativo e têm jogadores muito rápidos na frente» – Entrevista Bola na Rede a João Mota

João Mota cedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador do Al Ittihad SC refletiu sobre a temporada e analisou a seleção da Jordânia, onde foi campeão no comando do Al Hussein, com vários jogadores que farão parte da primeira participação do país num Mundial.

Dorival Júnior regressa ao comando técnico do São Paulo

O São Paulo oficializou o regresso de Dorival Júnior ao comando técnico da equipa. Esta será a terceira passagem do técnico pelo Tricolor.

Manuel Neuer e Sven Ulreich renovam com o Bayern Munique até 2027

Manuel Neuer e Sven Ulreich prolongaram o contrato com o Bayern Munique até 2027. Os guarda-redes serão Bávaros por mais uma época.