Nova hegemonia no basquetebol feminino | SL Benfica

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

Existe um velho ditado que diz que é difícil chegar ao topo, mas é muito mais difícil manter-se lá em cima. A equipa de basquetebol do SL Benfica, depois de ter conquistado os seus primeiros troféus da sua história na época passada, nesta temporada, conseguiu tornar-se na primeira equipa da história do basquetebol a conquistar os quatro troféus nacionais numa só época.

Mais do que o projeto implementado, que permitiu juntar a esta equipa algumas das melhores jogadoras nacionais e jogadoras estrangeiras de qualidade, implementou-se também uma cultura e uma mentalidade de vitória muito forte nesta equipa, que permitiu superar-se nos momentos decisivos da época. No entanto, nem sempre foi assim ao longo da curta história desta secção após a sua recriação.

Depois de terem subido de divisão duas épocas consecutivas, alcançando a primeira divisão em 2014, a equipa de basquetebol feminino do Benfica esteve teve várias épocas em que o objetivo se resumia a uma chegada aos play-offs. Apesar da equipa ter tido algumas jogadoras de qualidade nesse período, o projeto não mostrava a estabilidade necessária para fazer do Benfica uma equipa capaz de lutar por troféus.

Os primeiros ventos de mudança surgiram na temporada 2019/2020, época na qual seria contratada a base internacional portuguesa Joana Soeiro, que se tornaria num dos pilares da equipa que viria a formar uma hegemonia no basquetebol nacional.

Nessa temporada, o Benfica conquistou o Torneio Vítor Hugo, sendo que aquando do cancelamento da época causado pela pandemia estavam em quinto lugar no campeonato. Mas o melhor ainda estaria por vir.

No Verão de 2020, no meio da incerteza causada pela pandemia, o basquetebol feminino do Benfica começaria realmente a apostar forte com o objetivo de conquistar troféus. Eugénio Rodrigues sucedeu a Isabel Ribeiro dos Santos no comando técnico da equipa. Com o devido respeito por todas as outras pessoas que trabalham nesta secção, a contratação de Eugénio rodrigues foi o principal game changer na gestão desta equipa.

Junto com ele, chegariam algumas jogadores que se tornariam peças importantes que ajudaram esta equipa a começar a fazer história, como as internacionais portuguesas Carolina Gonçalves e Laura Ferreira, e as norte-americanas Japonica James e Altia Anderson, que juntamente com jogadoras como Joana Soeiro, Mariana Carvalho, Marta Martins e Mariana Silva, formariam a espinha dorsal da equipa que conquistaria a Dobradinha e seria autora da sua própria história.

No entanto, esta secção viria a mostrar que a sua ambição não ficava por aqui e que pretendia fazer perdurar o domínio a nível nacional, construindo um plantel ainda mais forte e profundo que o da última temporada e a equipa encarnada conseguiu fazer mais história, conquistando um total de seis troféus consecutivos, não dando hipóteses à concorrência.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Trevor Chalobah alude a Anatoliy Trubin em provocação a Alphonse Aréola: «Hoje quiseste virar guarda-redes do Benfica»

Trevor Chalobah fez uma publicação nas suas redes sociais após a vitória do Chelsea sobre o West Ham, na qual gozou com o lance em que Aréola subiu à área dos blues.

Alan Nuñez aproveita defesa para a frente de Rui Silva e empata Sporting x CD Nacional em Alvalade

Alan Nuñez conseguiu empatar o jogo pouco depois do golo leonino. O Sporting recebe o CD Nacional na Primeira Liga.

Morten Hjulmand falha jogo do Sporting após receber proposta do Atlético Madrid

O Atlético Madrid apresentou uma proposta de 25 milhões de euros mais objetivos pelo capitão do Sporting, Morten Hjulmand.

Pedro Gonçalves desfaz o nulo e Sporting coloca-se a vencer o CD Nacional

O Sporting recebe o CD Nacional na Primeira Liga. Foi preciso esperar pelos 71 minutos para se ver um golo, de Pedro Gonçalves.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund aproveita oportunidade para se aproximar da liderança e Estugarda volta a vencer: Eis os resultados do dia na Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu o Heidenheim por 3-2 em casa e o Estugarda bateu o Friburgo pela margem mínima, este domingo, na 20.ª jornada da Bundesliga.

Benfica vê mais um alvo para o ataque fugir e Everton fecha empréstimo de avançado do Chelsea

O Everton garantiu o empréstimo de Tyrique George. Extremo do Chelsea era alvo do Benfica para este mercado.

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.