Nova hegemonia no basquetebol feminino | SL Benfica

Em relação às jogadoras que transitam da época anterior, a capitã Joana Soeiro voltou a ser a playmaker da equipa. Mesmo tendo tido um pouco menos de protagonismo que na época passada, Joana Soeiro teve a terceira melhor média de assistências do campeonato (5,1) e mais importante que isso, mostrou o que é ser uma capitã e uma líder dentro e fora da quadra.

A jovem Marta Martins foi novamente uma jogadora importante na equipa. Mesmo tendo perdido algum espaço na rotação na recta final da época, a jovem formada no Benfica mostrou ser uma jogadora de grande utilidade e sempre pronta a dar o seu contributo à equipa, fazendo uso da sua qualidade de passe e demonstrando uma evolução notável no lançamento de três pontos, tendo sido a jogadora do campeonato com maior eficácia nos triplos (45%).

Laura Ferreira é a “craque silenciosa” da equipa. Numa equipa com várias jogadoras capazes de assumir o jogo, a extremo internacional portuguesa é daquelas jogadoras que não precisa de ter muita bola para brilhar. Sendo uma defensora de excelência, era ela quem costumava marcar as jogadoras mais perigosas da equipa adversária, demonstrando ser incansável nessa tarefa, sendo também capaz de cumprir com o seu papel no ataque. Como disse aqui há um ano, Laura Ferreira é aquela jogadora cuja influência na equipa não se espelha nas suas estatísticas.

Depois de ter brilhado na final do play-off da época passada, Mariana Silva fixou-se como opção na posição 5, onde demonstraria uma evolução assinalável. Para além de tirar partido da sua exímia capacidade de lançamento de curta e média distância, a internacional portuguesa também mostrou evolução no trabalho no “garrafão”, mostrando ser uma jogadora mais útil e mais capaz na luta nas tabelas.

Para além destas, também havia as jogadoras menos utilizadas, mas que a espaços, tiveram os seus momentos para darem o seu contributo à equipa e que mais importante que isso, tiveram um papel essencial no balneário e na agregação do grupo de trabalho. São os casos de Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Ana Barreto, Maria Lopes e Carolina Aguiar.

Ao todo, foram 36 vitórias em 38 jogos e todo este sucesso é fruto de uma equipa que concilia qualidade de jogo com atitude competitiva e vontade de vencer e de uma estrutura e equipa técnica competente, dedicada e ambiciosa.

Por detrás desta hegemonia, está a entrega e a qualidade das jogadoras que mostraram o seu valor dentro da quadra; e da competência do treinador Eugénio Rodrigues, da Team Manager Maria Pardelhas e de todos os elementos de uma secção, que tiveram uma quota-parte de responsabilidade no sucesso desta equipa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa analisa Clássico com o FC Porto e diz: «No Benfica não se festejam empates»

Rui Costa diz que, no Benfica, «não se festejam empates». Presidente das águias analisou jogo com o FC Porto na Primeira Liga.

Rui Costa já reagiu ao tema Germán Conti: «Os adeptos do Benfica não têm de estar preocupados, assim como eu não estou»

Rui Costa viu o seu nome envolvido numa investigação sobre a transferência de Germán Conti. Presidente das águias já reagiu às notícias.

Pepe admite que não esperava regresso de José Mourinho a Portugal: «É uma mais valia para o futebol português»

Pepe, ex-FC Porto, falou sobre a adaptação de Francesco Farioli ao Dragão e a chegada de José Mourinho ao Benfica.

André Villas-Boas atira-se a Frederico Varandas e Pedro Proença: «São declarações graves. Não devem passam impunes»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, mostrou-se crítico com Frederico Varandas e Pedro Proença. Segue em baixo o motivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Por que o Sporting x Rosengard atrasou na Taça Europa Feminina?

O Sporting x Rosengard joga-se esta terça-feira para a Taça Europa Feminina. Jogo começou com atraso de 10 minutos.

Nuno Gomes na lista de Noronha Lopes: «Estamos mais que preparados»

Nuno Gomes, candidato a vice-presidente para o futebol pela lista de Noronha Lopes, falou sobre as eleições do Benfica.

Benfica perde com Juventus em reviravolta dramática na Champions League Feminina

O Benfica perdeu com a Juventus por 2-1 na primeira jornada da Champions League Feminina. Águias sofreram reviravolta.