Novamente o SL Benfica

- Advertisement -

Como equilibrar a competição ?

O registo histórico da Liga Portuguesa Basquetebol e dos respectivos Campeões Nacionais não deixa dúvidas à superioridade do SL Benfica.

Época

Campeão

Resultado

Finalista Vencido

2016-17

S.L. Benfica

3-0

F.C. Porto

2015-16

F.C. Porto   

3-1

S.L. Benfica

2014-15

S.L. Benfica

3-0

Vitória S. C.

2013-14

S.L. Benfica

3-0

Vitória S. C.

2012-13

S.L. Benfica

3-1

A.A.C.

2011- 12

S.L. Benfica

3-2

F.C. Porto

2010-11

F.C. Porto

4-3

S.L. Benfica

2009-10

S.L. Benfica

4-1

F.C. Porto

2008-09

S.L. Benfica

4-0

D. A  A.D. Ovarense

Neste recente registo apenas  o SL Benfica  (7 títulos em 9 possíveis) e o F.C. Porto (2 conquistas) conseguiram ganhar. As finais mais emocionantes foram disputadas em 2011 e 2010. Nas  restantes  houve pouco equilíbrio final.

Se recuarmos no tempo até à LIGA PROFISSIONAL teremos um registo bem diferente:

Época

Campeão

Resultado

Finalista Vencido

2007-08

A.D.Ovarense

4-3

F.C.Porto

2006-07

A.D.Ovarense

3-2

F.C.Porto

2005-06

A.D.Ovarense

3-0

Ginásio C.F.

2004-05

C.A.Queluz

3-0

A.D.Ovarense

2003-04

 F.C.Porto

3-1

C.A. Queluz

2002-03

P.Telecom

3-2

U.D.Oliveirense

2001-02

P.Telecom

3-0

U.D.Oliveirense

2000-01

P.Telecom

3-1

U.D.Oliveirense

1999-00

A.D.Ovarense

3-0

F.C.Porto

1998-99

F.C.Porto

3-1

Illiabum

1997-98

Estrelas da Avenida

3-2

A.D.Ovarense

1996-97

F.C.Porto

3-1

U.D.Oliveirense

1995-96

F.C.Porto

3-1

S.L. Benfica

Nas treze  épocas de Liga Profissional houve  mais equilíbrio e emoção nas Finais e tivemos cinco campeões diferentes. Curiosamente o SL Benfica nada ganhou neste período.

Entre 1932 e 1995 os Campeonatos Nacionais estiveram novamente sobre o controle da FPB e os grandes dominadores foram o SL Benfica, Carnide, Sporting CP e FC Porto.

O fosso entre equipas grandes e pequenas continua a ser grande. Com a formula actual a Liga vai morrer? Como equilibrar esta competição? Esta é a pergunta pela qual quem quer uma modalidade de referencia procura resposta.

Dizia recentemente Adam Silver (Comissário da NBA) a propósito do domínio dos Warriors e Cavaliers.

“Mais do que estarmos  preocupados com as equipas que lideram a liga, devemos estar mais focados nas restantes. O importante não é tentar saber como derrotar os campeões, o foco tem de estar em como desenvolver as restantes equipas e como trazer melhores jogadores para a Liga“.

Basquetebol nacional
O jogo que deu o título ao Estrelas da Avenida frente à Ovarense

Com as necessárias cautelas e diferenças, temos um problema semelhante: domínio claro do SL Benfica e FC Porto.

O sucesso do Benfica advém de uma melhor organização, boas condições de trabalho, melhor recrutamento a nível nacional e estrangeiro, e um orçamento superior.

O FC Porto não tem jogadores MVP, nem dominadores de estatística. É uma equipa bem treinada, com responsabilidades  distribuídas e que vale pelo colectivo.

Claramente temos de criar condições para termos melhores equipas na Liga. Também concordo que não adianta estarmos a focar a atenção no Benfica e Porto. A única forma de combater esta hegemonia é mesmo ter nas outras equipas também jogadores de boa qualidade.

Falta faz mesmo o Sporting CP. A presença dos grandes dá notoriedade competitiva , chama publico e apoios. Com o novo Pavilhão o sonho não morre e com entradas directa ou pelo trabalho da formação, um dia vão regressar.

O que não deixa dúvidas mesmo é que sem equilíbrio competitivo nunca poderemos ter audiências nem rentabilidade nas organizações.

Foto de Capa: SL Benfica

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.