📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Novamente o SL Benfica

- Advertisement -

Como equilibrar a competição ?

O registo histórico da Liga Portuguesa Basquetebol e dos respectivos Campeões Nacionais não deixa dúvidas à superioridade do SL Benfica.

Época

Campeão

Resultado

Finalista Vencido

2016-17

S.L. Benfica

3-0

F.C. Porto

2015-16

F.C. Porto   

3-1

S.L. Benfica

2014-15

S.L. Benfica

3-0

Vitória S. C.

2013-14

S.L. Benfica

3-0

Vitória S. C.

2012-13

S.L. Benfica

3-1

A.A.C.

2011- 12

S.L. Benfica

3-2

F.C. Porto

2010-11

F.C. Porto

4-3

S.L. Benfica

2009-10

S.L. Benfica

4-1

F.C. Porto

2008-09

S.L. Benfica

4-0

D. A  A.D. Ovarense

Neste recente registo apenas  o SL Benfica  (7 títulos em 9 possíveis) e o F.C. Porto (2 conquistas) conseguiram ganhar. As finais mais emocionantes foram disputadas em 2011 e 2010. Nas  restantes  houve pouco equilíbrio final.

Se recuarmos no tempo até à LIGA PROFISSIONAL teremos um registo bem diferente:

Época

Campeão

Resultado

Finalista Vencido

2007-08

A.D.Ovarense

4-3

F.C.Porto

2006-07

A.D.Ovarense

3-2

F.C.Porto

2005-06

A.D.Ovarense

3-0

Ginásio C.F.

2004-05

C.A.Queluz

3-0

A.D.Ovarense

2003-04

 F.C.Porto

3-1

C.A. Queluz

2002-03

P.Telecom

3-2

U.D.Oliveirense

2001-02

P.Telecom

3-0

U.D.Oliveirense

2000-01

P.Telecom

3-1

U.D.Oliveirense

1999-00

A.D.Ovarense

3-0

F.C.Porto

1998-99

F.C.Porto

3-1

Illiabum

1997-98

Estrelas da Avenida

3-2

A.D.Ovarense

1996-97

F.C.Porto

3-1

U.D.Oliveirense

1995-96

F.C.Porto

3-1

S.L. Benfica

Nas treze  épocas de Liga Profissional houve  mais equilíbrio e emoção nas Finais e tivemos cinco campeões diferentes. Curiosamente o SL Benfica nada ganhou neste período.

Entre 1932 e 1995 os Campeonatos Nacionais estiveram novamente sobre o controle da FPB e os grandes dominadores foram o SL Benfica, Carnide, Sporting CP e FC Porto.

O fosso entre equipas grandes e pequenas continua a ser grande. Com a formula actual a Liga vai morrer? Como equilibrar esta competição? Esta é a pergunta pela qual quem quer uma modalidade de referencia procura resposta.

Dizia recentemente Adam Silver (Comissário da NBA) a propósito do domínio dos Warriors e Cavaliers.

“Mais do que estarmos  preocupados com as equipas que lideram a liga, devemos estar mais focados nas restantes. O importante não é tentar saber como derrotar os campeões, o foco tem de estar em como desenvolver as restantes equipas e como trazer melhores jogadores para a Liga“.

Basquetebol nacional
O jogo que deu o título ao Estrelas da Avenida frente à Ovarense

Com as necessárias cautelas e diferenças, temos um problema semelhante: domínio claro do SL Benfica e FC Porto.

O sucesso do Benfica advém de uma melhor organização, boas condições de trabalho, melhor recrutamento a nível nacional e estrangeiro, e um orçamento superior.

O FC Porto não tem jogadores MVP, nem dominadores de estatística. É uma equipa bem treinada, com responsabilidades  distribuídas e que vale pelo colectivo.

Claramente temos de criar condições para termos melhores equipas na Liga. Também concordo que não adianta estarmos a focar a atenção no Benfica e Porto. A única forma de combater esta hegemonia é mesmo ter nas outras equipas também jogadores de boa qualidade.

Falta faz mesmo o Sporting CP. A presença dos grandes dá notoriedade competitiva , chama publico e apoios. Com o novo Pavilhão o sonho não morre e com entradas directa ou pelo trabalho da formação, um dia vão regressar.

O que não deixa dúvidas mesmo é que sem equilíbrio competitivo nunca poderemos ter audiências nem rentabilidade nas organizações.

Foto de Capa: SL Benfica

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo médio do Atlético Madrid critica atitude de Vinícius Júnior no Real Madrid x Barcelona: «Inaceitável e egocêntrica»

Gabi analisou a reação de Vinícius Júnior à substituição feita por Xabi Alonso durante a segunda parte do clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Uma noite cheia de emoção na NHL

Nesta passada terça-feira, a NHL regressou ao seu anual...

Emerson Palmieri recorda expulsão frente ao Sporting: «Interpretei mal a situação»

Emerson Palmieri lamentou a expulsão no Sporting x Marselha. O encontro da Champions League terminou com a vitória dos leões por 2-1.

Boavista desiste da I Divisão da AF Porto após falta de comparência a 5 jogos

O Boavista decidiu desistir da Primeira Divisão da AF Porto, depois de somar cinco faltas de comparência ao longo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.