O Passado Também Chuta: Mario Elie

    Na temporada seguinte, Mario Elie vê o seu papel a aumentar de importância tendo ainda tido direito a começar 13 partidas de início! Apesar da equipa de Houston ter terminado a fase regular no sexto posto da conferência, este foi o que bastou para mais uma vez esta marcar presença na final. Apesar do trajeto caricato sem nenhuma vantagem do fator casa, a verdade é que a capacidade de jogar sobre pressão de Elie viria ao de cima no jogo sete da semi-final de conferência frente ao Phoenix Suns de Charles Barkley em que este, após uma saida de zona presse a pouco menos de dez segundos do fim, se encontra sozinho de 0.º da linha de triplo e encestou a bola sem espinhas! Desta vez na final a defrontar a equipa de Orlando liderada por Shaquille O’neal, que devido a falta de experiência nenhum jogo consegiu ganhar, sendo que os Houston caminharam mais uma vez até ao titulo.

    Elie ficaria assim em Houston as três temporadas seguintes, até 1998, nas quais, não viria a ser campeão nem chegaria às finais (visto que sua majestade Michael Jordan estava de volta e decidiu voltar a ser Tri-campeão). E é antes da temporada de 1998/1999 que Elie, que já estava enquadrado no 5 inicial, vê o seu papel a ficar diminuído com a chegada de Scottie Pippen a Houston e decide então assim rumar a San Antonio, jogar com Tim Duncan e David Robinson.

    É na temporada do lockout de 1998/1999 que Mario Elie, desta vez como titular, volta a ser campeão da NBA. Já com um papel mais importante dentro da equipa e a começar todos os jogos de início da equipa de Popovich, Mario Elie volta assim a levantar o troféu da melhor liga do mundo e, mais uma vez, numa final jogada nada mais nada menos que na sua cidade natal frente ao New York Knicks.

    Elie ficaria ainda a época seguinte em San Antonio, antes de rumar a Phoenix para jogar pelos Suns, naquela que viria a ser a sua ultima época profissional (2000/2001).

    Mario Elie fica assim para sempre na memória de muitos por este mundo fora, desde a magia de trazer o primeiro campeonato a cidade de Ovar, a trazer o primeiro campeonato à equipa de San Antonio. Elie fica assim eternizado com um dos melhores atirados e defensores que a NBA já viu, um verdadeiro “role player”, que conseguia ser frio quando mais era necessário.

    Mario Elie recebeu a distinção de estar no “top 10” dos melhores jogadores de sempre dos Rockets
    Fonte: Houston Rockets

    De praticamente «última pick», a três vezes campeão da NBA e ainda considerado um dos dez melhores jogadores de sempre dos Houston Rockets, Mario Elie é o jogador que vale a pena recordar, um que sempre soube o seu lugar e papel e que nunca desistiu de chegar a onde mais quis.

    Foto de Capa: Ovarense Basquetebol

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rafael Quintas renova com o Benfica

    Rafael Quintas renovou contrato com o Benfica. O jovem...
    Vicente Tigre Avelar
    Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
    Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.