Regresso ao passado

- Advertisement -

cab eurobasket

Quem não conhece “Regresso ao Futuro”? A grande trilogia dos anos 1980, espetacularmente realizada por Zemeckis e produzida por Steven Spielberg, e excelentemente interpretada por Michael J. Fox e Cristopher Lloyd? Uma aventura maravilhosa. Uma das grandes obras de sempre. Puro entretenimento.

Peguemos no nosso DeLorean – carro através do qual o doutor maluco fazia as suas viagens espácio-temporais – e embarquemos numa visita ao passado para ver quais os grandes clubes que fizeram a história da Euroliga, a competição mais importante de clubes do velho continente.

Tal como no futebol, também o Real Madrid domina. Contam-se oito títulos para os madrilenos. A maioria deles foi cimentada na década de 1960, mas também de 1970. O último título foi em 1995. Os seus rivais catalães têm muitas finais perdidas, mas possuem dois títulos. O Juventude de Badalona foi campeão europeu uma vez.

Se contarmos com a antiga União Soviética, o grande colosso vermelho possuía sete títulos, personificados no Dínamo de Tbilisi, no ASK Riga e ainda no CSKA de Moscovo. Este último ainda venceu mais duas vezes pela Rússia, já como Estado pós- Perestroika. Os Moscovitas são os segundos em número de títulos: meia-dúzia. De facto, quando a competição foi criada, em 1957, as equipas de leste dominavam. Ainda do outro lado da cortina (esta não era de ferro, mas fictícia), no país do General Tito, adepto de uma terceira via política, a ex-Jugoslávia também conta com vários títulos. Sete, tal como os russos. O seu maior vencedor foi o KK Split, da República da Croácia, que, posteriormente, também venceu, já depois de a zona mais rica da Jugoslávia se ter desmembrado.

De França – atual campeã europeia de seleções – só há um vencedor. No ano de 1993, o Limoges bateu o clube italiano Treviso por 59 – 55, numa final jogada em Atenas. Por falar em Itália, os transalpinos são os que possuem mais títulos nesta competição, divididos por: Varese (cinco), Olimpia Milano (três), Bologna e Cantú (dois cada), e ainda Banco di Roma, com um monotítulo.

É engraçado verificar que a tendência vem agora também de Israel. Num único representante: o Maccabi Tel Aviv possui cinco troféus. Mas ultimamente quem domina são os gregos. Desde 2007 jogaram-se precisamente sete Euroligas, e, em cinco delas, os helénicos tiveram um final feliz. Panathinaikos e Olympiacos abriram as hostes. Num confronto de V e V, os verdes venceram os vermelhos, com três títulos contra dois. Porém, o Olympiacos é o atual campeão da Europa. E mais: bicampeão, pois também arrebatou a taça há duas temporadas.

Olympiacos: o campeão europeu em título indoor.pt
Olympiacos: o campeão europeu em título
Fonte: indoor.pt

Só com o Benfica, com uma grande equipa onde despontavam nomes como Carlos Lisboa, Pedro Miguel ou Jean-Jacques Conceição, é que um clube lusitano chegou à fase final desta competição. Na sua era de ouro, entre a década de 1980 e 1990, o Benfica venceu dez campeonatos em onze. Consumada a hegemonia interna, era hora de se aventurar no futuro. E nessa fase final o Benfica teve vitórias históricas contra campeões europeus da modalidade, como o Panathinaikos, o Badalona, o Bologna e até o Real Madrid. Depois disso, nunca mais outro lhe seguiu as pisadas. Esperemos que isso aconteça num vindouro próximo para os clubes portugueses. Para que o amanhã seja risonho. Tal como foi o de Marty McFly e do doutor Emmett Brown, quando viajaram pelo tempo.

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Rui Borges antevê o 1º jogo do Sporting na Primeira Liga 2026/27

O Sporting vai enfrentar fora de casa o Estrela da Amadora na primeira jornada da Primeira Liga. Acompanha a antevisão de Rui Borges.

Eis todas as transferências de todos os clubes da Primeira Liga 2026/27

O mercado de verão continua aberto e há várias novas mexidas. Eis todas as transferências (entradas e saídas) na Primeira Liga.

FC Porto: Eis a data e hora da 1ª antevisão de Francesco Faroli relativa à Primeira Liga

Francesco Farioli faz a antevisão ao FC Porto x Alverca neste sábado pelas 12h45 no Olival. Jogo é no domingo pelas 18h00.

Já se sabe quanto dinheiro o Manchester City quer receber por Rodri

O Barcelona avança para a contratação de Rodri. Manchester City quer receber, segundo Nicolò Schira, 60 a 70 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Primeiro reforço para Nuno Espírito Santo atacar a subida

Joel Veltman foi anunciado no West Ham. O defesa chega por custo zero e assina um contrato válido por uma temporada, mais uma de opção.

Jack Moylan troca o Licoln City pelo Cardiff City

O Cardiff City contratou Jack Moylan ao Licoln City. Os galeses assinam com o avançado irlandês na sua volta ao Championship.

Ruben Amorim: «Somos o Milan. Quando se está num clube do nível do Milan, tem de se apontar ao título»

O AC Milan vai enfrentar este sábado o Chelsea num jogo de preparação. Fica com declarações de Ruben Amorim.